É claro que aqui não estão todos os melhores filmes disponíveis na Netflix, mas apenas alguns exemplos de produções que receberam muita audiência, deram o que falar e tiveram boa recepção da crítica especializada. Há inúmeros outros que deveriam ser considerados crimes qualificados sem direito à fiança e sem redução de pena, que são os clássicos dos maiores diretores. Mas, aqui, estão algumas obras mais recentes que merecem a sua atenção e seu apreço. Entre as produções, o revelador “O Dilema das Redes”, de 2020, de Jeff Orlowski; o “Kramer vs. Kramer” da nova geração, “História de um Casamento”, de 2019, de Noah Baumbach; e o suspense espanhol “O Guardião Invisível”, de 2017, de Fernando Gonzáles Molina. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
O filme combina entrevistas com especialistas em tecnologia, incluindo ex-funcionários de gigantes do Vale do Silício, e em paralelo um drama ficcional que ilustra os efeitos negativos das mídias sociais sobre as famílias americanas. Entre as muitas questões abordadas, estão como as empresas de tecnologia influenciaram as eleições, a violência étnica e os índices de depressão e suicídio.
Charlie e Nicole são um casal de artistas que vive no Brooklyn com o filho de 8 anos, Henry. Nicole havia sido atriz de cinema na adolescência e agora estrela nos palcos em peças dirigidas por Charlie. No decorrer do enredo, o casal relata o que amam e odeiam sobre o outro conduzindo a história de amor desde seu início até o iminente fim. Ao decidir que quer retornar para sua carreira em Los Angeles, Nicole decide contratar a voraz advogada Nora Fanshaw, enquanto Charlie busca um advogado à altura para brigar pela custódia de Henry.
Quando um assassino em série parece estar à solta nas proximidades de Elizondo, a detetive Amaia Salazar é enviada para investigar o caso. Nascida no local pantanoso onde pretendia jamais retornar, Amaia tem um passado mal resolvido e segredos de infância que terá de enfrentar enquanto tenta localizar o criminoso. Conforme suas Investigações se aprofundam, ela sente que há uma escuridão ainda mais aterradora envolvida nas mortes.
A nave Avalon transporta mais de 5 mil viajantes para o planeta Homestead II, uma viagem que leva 120 anos. Todos estão acoplados em compartimentos de hibernação. A passagem por um grande campo de asteroides causa um mau funcionamento e acorda dois passageiros 90 anos antes do tempo programado: o engenheiro mecânico Jim Preston e a escritora Aurora Lane. Mesmo preocupados por saberem que irão morrer antes do fim da viagem, eles se apaixonam e se tornam amantes.
Léo é um adolescente cego que está farto de sua mãe superprotetora e dos adolescentes que praticam bullying com ele na escola. Procurando afirmar sua independência, ele decide estudar no exterior para o desgosto de sua melhor amiga, Giovana. Quando Gabriel, o novo garoto na cidade, desperta novos sentimentos em Léo, ele passa a reconsiderar seus planos. Enquanto Gabriel e Léo se aproximam, Giovana fica cada vez mais enciumada.
Charlie é um calouro no ensino médio que luta contra a depressão e a ansiedade. Apesar de sua natureza tímida, ele consegue fazer alguns amigos. Primeiro, seu professor de inglês, e depois dois veteranos excêntricos, os irmãos Sam e Patrick. Sam e Patrick colocam Charlie sob suas asas e mostram a ele as maravilhas da intelectualidade adolescente, incluindo brownies de maconha, o “Rocky Horror Picture Show”, as músicas de David Bowie e a autoaceitação.
Erin Gruwell é uma professora idealista que chega a uma escola frequentada por adolescentes carentes, revoltados com o sistema educacional e provindos de bairros em zona de guerra, onde pessoas são mortas diariamente pela criminalidade. Ao falar sobre o Holocausto aos seus alunos, descobre que eles pouco conhecem sobre essa história tão sombria de um passado não muito distante do mundo. Então, ela decide dar aos adolescentes diários para que escrevam sobre suas rotinas. Conectando as histórias de ódio, violência e intolerância, Erin consegue criar um terreno comum de empatia, criatividade e compartilhamento.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
O Narrador é um homem anônimo e solitário, deprimido e exausto com sua vida e trabalho, que participa de terapias em grupos de apoio (para problemas que ele não tem) em busca de catarse. Em uma das reuniões, ele conhece Marla, uma mulher que frequenta os mesmos grupos apenas para ouvir os relatos de outras pessoas. Os dois se envolvem romanticamente, até que uma terceira pessoa se entra na relação. O Narrador conhece Tyler Durden em um avião, um homem fascinante, que o apresenta uma sociedade secreta de homens que se encontram para liberar suas frustrações e estresses batendo uns nos outros.
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.