Constantemente nos sentimos pressionados a dar conta de tudo, completar o ciclo de formar, casar, ter filhos e sucesso profissional. Ser produtivo, competente, comprar um apartamento, viajar, acumular objetos de valor, andar em um carro do ano e esbanjar nas redes sociais como se tudo não viesse com um preço: seu tempo, sua paz, sua saúde mental. Chega um momento em que é hora de parar. Desligar a mente de tudo e relaxar. E é por isso que o cinema é um dos entretenimentos favoritos das pessoas: é uma fuga para outras vidas, outros universos. A Revista Bula selecionou produções que acabaram de ser lançados na Netflix para você abstrair e relaxar. Entre eles, “Kate”, de 2021, de Cedric Nicolas-Troyan; “O Culpado”, de 2021, de Antoine Fuqua; e “O Fio Invisível”, de 2021, de Claudia Llosa. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Ambientado na Polônia, nos anos 1980, o filme narra a história de Robert, um policial comunista que luta para rastrear um assassino em série que tem como alvo homens gays, em Varsóvia. Durante sua investigação, ele conhece Arek e decide usá-lo como informante. Conforme se aprofunda no caso, sua vida pessoal começa a ser afetada por seu trabalho.

Kate é uma assassina que trabalha para Varrick e tem a missão de exterminar alguns membros da Yakuza. Após atirar em uma de suas vítimas na frente da filha, Kate se arrepende e informa Varrick que não dará continuidade ao trabalho. No entanto, logo ela descobre que foi envenenada com radiação e morrerá em 24 horas. Kate usará o tempo que lhe resta para descobrir quem tramou contra sua vida e se vingar.

Joe Baylor é um policial mal-humorado da polícia de Los Angeles, que está afastado das ruas por seu mau comportamento, enquanto aguarda ser julgado. Até lá, ele é rebaixado e colocado para atender chamadas de emergência. Em um dia tedioso, Joe recebe a ligação de Emily, uma mulher que finge conversar com sua filha na linha, enquanto tenta camuflar um pedido de socorro de seus sequestradores.

Amanda se muda de casa com sua pequena filha e logo conhecem a nova vizinha, Carola, por quem desenvolvem uma amizade florescente. Mas logo Amanda sente o perigo se aproximar quando o filho de Carola surge. Temendo pela sua segurança e de sua filha, ela precisa se afastar, mas talvez seja tarde demais.

Durante a Batalha do Escalda, em novembro de 1944, três jovens de lados opostos da guerra veem seus destinos entrelaçados por suas escolhas. Um deles, é um piloto holandês lutando em favor dos nazistas. O outro, um piloto britânico. Ainda, uma jovem da resistência. Eles fazem o que podem para conseguir sua liberdade, mas acabam afetando as vidas uns dos outros.

Baseado em uma história real, em 2012, 18 policiais da unidade Bac Nord, na Marselha, foram presos acusados de extorsão e roubo de drogas, alegando que os alucinógenos apreendidos foram usados para pagar informantes em sua tentativa de derrubar um dos traficantes que opera nos subúrbios. Greg, Yass e Antoine são integrantes do esquadrão que acabam infringindo a lei, enquanto recrutam membros de sua unidade em uma operação pouco ortodoxa que culmina na invasão de um esconderijo de traficantes locais. A operação é bem-sucedida, mas meses após se tornarem heróis em seu departamento, o trio é preso pela Corregedoria.

Marta é uma órfã de 19 anos que sofre de uma doença genética rara. Desde criança, ela está sempre acompanhada de seus melhores amigos, Jacopo e Federica, com quem se muda para a casa de seus falecidos pais. Em meio aos tratamentos para prolongar sua vida, os estudos de psicologia e o trabalho de meio expediente em um supermercado, Marta encontra tempo para stalkear Arustru, por quem está obcecada, mas sabe que é muita areia para o seu caminhãozinho. Quando ela finalmente consegue um encontro com o rapaz, eles se apaixonam, mas Marta não tem coragem de revelar a ele sobre sua doença, até que sua saúde declina gravemente.

Joanna é uma ex-estudante de pós-graduação que se muda para Nova York na década de 1990. Poeta em ascensão, ela consegue um emprego como assistente de uma agente literária antiquada. Designada a lidar com a correspondência de fãs efusivos do cliente mais famoso e recluso da agência, J.D. Salinger, Joanna é instruída a usar uma resposta padrão para todas as cartas. Irritada, ela desrespeita as regras e personaliza suas respostas enquanto se imagina conversando frente a frente com cada um dos fãs do autor.

Inspirado no anti-talk show de Zach Galifianakis, o filme mostra a jornada fictícia do comediante para realizar seu grande sonho de se tornar uma celebridade com um programa de entrevistas. Galifianakis pega a estrada com sua equipe para gravar entrevistas hilárias, os bastidores e toda sua desventura atrapalhada para concluir dez programas em duas semanas, caso queira conseguir ganhar espaço em uma grande emissora.

David Kim é um viúvo que cria sozinho a filha de 16 anos, Margot, no subúrbio de San Jose, na California. Com rotinas muito agitadas, David e Margot se comunicam, principalmente, por meio de mensagens de texto e ligações do Face Time. Quando a adolescente não volta para casa após um encontro com o grupo de estudos e não responde as mensagens de David, ele liga para o professor de piano, que diz que a jovem deixou de frequentar as aulas há seis meses. Então, David aciona a polícia e acessa as redes sociais da filha para investigar seu paradeiro e descobre que ela não é exatamente quem ele pensava.

Quando uma corporação de bioengenharia traz amostras de organismos vivos extraterrestres e começa a testá-los em humanos, o jornalista Eddie Brock junta documentos e publica uma matéria denunciando na imprensa. Mas, ao contrário dos seus objetivos, a reportagem se volta contra ele, que perde a noiva, o emprego e fica à beira da miséria. Um dia, Eddie conhece uma funcionária da corporação que o leva para dentro do laboratório com intuito de coletar provas. Ele acaba se tornando hospedeiro de um desses organismos e desenvolve poderosas mutações genéticas.

Badahur é um canadense politicamente consciente que se formou em jornalismo, mas não consegue um emprego na área. Ao conhecer o famoso jornalista Seymour Tolbin, que o aponta algumas direções para sua carreira, Badahur decide ir para a África cavar sobre o contexto socioeconômico dos navios piratas. Lá, ele consegue entrar em uma dessas embarcações, obtendo imagens de vídeo dos reféns, incluindo o sequestro de Maersk Alabama, contado em “Capitão Phillips”. Sua esperança é conseguir vender o material para a CBS e se tornar um jornalista investigativo de renome.