Muitos dos mais icônicos cineastas de todos os tempos são franceses. Jean Renoir, Malle, Bresson, Resnais, Agnès Varda, Godard, Truffaut, dentre tantos outros que criaram obras brilhantes e inovadoras da cinematografia mundial. Mas o cinema francês não estagnou. Não ficou limitado à Nouvelle Vague ou ao realismo poético, outros nomes continuaram a perpetuar a arte no país, realizadores das novas gerações, como Jeunet, Garpar Noé, Claire Denis, Luc Besson e outros. Nesta lista, filmes disponíveis na Netflix para se deleitar. Destaque para “Um Banho de Vida”, de 2019, de Gilles Lellouche; “Mademoiselle Vingança”, de 2018, de Emmanuel Mouret; e “Nada a Esconder”, de 2018, de Fred Cavayé. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.

Madame de la Pommeraye é uma viúva que acaba se envolvendo com o mulherengo Marquês des Arcis. Como de costume, ele logo se cansa do relacionamento e dá o fora na viúva, que finge aceitar bem o término. Madame de la Pommeraye mantém uma amizade falsa com o Marquês para poder manipulá-lo. Como vingança, ela contrata a prostituta Mademoiselle de Joncquieres, que possui uma beleza jovem e pura, para fazer com que o ex se apaixone e tenha seu coração partido.

Quando Marie e Vincent decidem oferecer um jantar para dois casais de amigos, a anfitriã, que é psicoterapeuta, decide propor um jogo: todos devem deixar seus celulares sobre a mesa destravados. Com a possibilidade de lerem as mensagens trocadas e as ligações realizadas, segredos são revelados.

Baseado em uma história real, o filme conta a história do jovem Samy, que vive no subúrbio de Paris. Quando ele conhece Nadia, se apaixona instantaneamente. Em um encontro, ele diz para a amada que seria capaz de escalar o Monte Everest por ela, que o desafia à aventura. Mesmo sem experiência, ele decide cumprir a promessa para provar à Nadia que o sentimento é verdadeiro. Sem dinheiro e equipamento para a expedição, Samy enfrenta diversas dificuldades para alcançar seu objetivo. Enquanto isso, a aventura atrai a atenção da mídia.

No funeral de Victor Adelman, um famoso escritor, a viúva, Sarah, se refugia da multidão na companhia de um jornalista, Antoine Grillot. Ele deseja escrever a biografia da vida do casal e pede à viúva detalhes do relacionamento. Sarah narra sua história com Victor desde a década de 1970, quando ele se torna um conhecido escritor e adota o sobrenome judeu de sua família. Sarah, que é suspeita de ter causado a morte do marido, não hesita em relembrar os pontos desagradáveis do marido e sua complicada relação com o filho.