Os streamings foram altamente consumidos no último ano e meio, em que muitas pessoas tiveram de trocar as telonas dos cinemas por suas telinhas de casa. Elegeram muitas sessões caseiras de filmes e séries em detrimento das noites badaladas e passaram muito mais tempo enfurnados. Apesar disso, as produções também se viram impossibilitadas de acontecer em locais públicos, com grandes equipes e esperanças de bilheterias gordas. Para quem trabalha na indústria, cada dia era vivido na incerteza. Embora tenham sido anos atípicos e cheio de limitações, o caminho do impossível foi traçado e muitas obras da mais alta qualidade foram gravadas, produzidas e lançadas. A Netflix é apenas uma das plataformas cheias de produtos de excelência na cinematografia. A Revista Bula selecionou alguns para você não deixar passar em branco. Entre eles, “A Escavação”, de Simon Stone; “Alma de Cowboy”, de Ricky Staub; e “Bac Nord: Sob Pressão”, de Cédric Jimenez. Os títulos estão organizados de acordo com a ordem alfabética e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Em 1939, Edith Pretty, uma proprietária de terras em Suffolk, na Inglaterra, contrata o arqueólogo autodidata Basil Brown para escavar sua propriedade. Quando um navio com rebites de ferro é descoberto por Brown no terreno, indicando que uma pessoa importante, provavelmente um rei, estava enterrado nele, o Museu Britânico assume a escavação. Há pressa no ar para finalizar o serviço enquanto o rádio dá notícias concisas sobre a chegada da guerra.

Cole é um adolescente problemático de 15 anos, que mora em Detroit com a mãe. Após ser expulso do colégio por causa de uma briga, é deixado por ela na porta da casa de seu pai, Harp, que reside na Filadélfia. Harp é um cowboy contemporâneo, solitário e taciturno, que dá poucas explicações sobre o motivo de ser ausente da vida do filho. Apaixonado por cavalos, dedica seus dias nos estábulos da Fletcher Street. Sem escolha a não ser ficar com o pai, Cole concorda em ajudar com os animais. No entanto, ele logo se reconecta com Smush, um amigo de infância que trafica drogas.

Baseado em uma história real, em 2012, 18 policiais da unidade Bac Nord, em Marselha, foram presos acusados de extorsão e roubo de drogas, alegando que os alucinógenos apreendidos foram usados para pagar informantes em sua tentativa de derrubar um dos traficantes que opera nos subúrbios. Greg, Yass e Antoine são integrantes do esquadrão que acabam infringindo a lei, enquanto recrutam membros de sua unidade em uma operação pouco ortodoxa que culmina na invasão de um esconderijo de traficantes locais. A operação é bem-sucedida, mas meses após se tornarem heróis em seu departamento, o trio é preso pela Corregedoria.

Matvey, de 18 anos, é um jovem pobre que trabalha como entregador em uma famosa padaria de São Petersburgo. O que tem de mais precioso na vida são seus patins de prata, herança deixada por seu pai. Os patins são seu ganha-pão, já que são o meio de locomoção do rapaz, conhecido por sua rapidez e agilidade sobre as lâminas. Quando Matvey é demitido, se vê envolvido com uma gangue de batedores de carteira para sobreviver. Um dia, conhece a jovem aristocrata Alisa, por quem se apaixona.

Joanna é uma ex-estudante de pós-graduação que se muda para Nova York na década de 1990. Poeta em ascensão, ela consegue um emprego como assistente de uma agente literária antiquada. Designada a lidar com a correspondência de fãs efusivos do cliente mais famoso e recluso da agência, J.D. Salinger, Joanna é instruída a usar uma resposta padrão para todas as cartas. Irritada, ela desrespeita as regras e personaliza suas respostas enquanto se imagina conversando frente a frente com cada um dos fãs do autor.

Balram é um jovem ambicioso, que teve a má sorte de nascer em uma casta subalterna em Laxmangarh, na Índia. Para escapar da miséria, ele se muda para Nova Délhi e se candidata à vaga de motorista na mansão do mafioso Cegonha. No cargo, ele busca ganhar a confiança do chefe por meio de seu filho, Ashok, para ascender socialmente. No entanto, após um acidente com vítima fatal, Balram é pressionado para assumir a culpa no lugar da noiva de Ashok, Pinky, o que o lembra qual sua real posição na sociedade.

Sean trabalha na construção de uma ponte em Boston e deixa o local para ficar com sua companheira, Martha, que está grávida em casa. O primeiro bebê do casal nascerá a qualquer momento. Quando chega a hora, a obstetra não está disponível, então é enviada uma parteira substituta. Ela acompanha todos os estágios com Martha em um parto domiciliar que aparentemente transcorre dentro do script. Quando o bebê sai e se ouve o primeiro choro, os pais o seguram, em êxtase. A parteira dá um suspiro de alívio. Mas o momento de felicidade é passageiro e logo algo dá errado.

Kenneth Feinberg é um poderoso advogado de Washington encarregado do Fundo de Compensação de Vítimas de 11 de setembro, que, em quase três anos de trabalho pro bono no caso, luta contra o cinismo, a burocracia e a política associados à administração de fundos do governo. Ao fazer isso, ele descobre quanto vale a vida.

Em 1879, após a Restauração Meiji, Kenhsin tenta seguir uma vida pacífica, mas sua reputação de assassino parece segui-lo como uma sombra. Kamiya, sua esposa, dirige um dojo de artes marciais que havia herdado de seu pai. Os planos de Kenshin saem dos trilhos quando Enishi Yukishiro, um gângster de cabelos grisalhos que aprendeu a ser um criminoso em Xangai, volta ao Japão para se vingar. Na adolescência, Enishi testemunhou Kenshin matar sua irmã, Tomoe.

Joe Baylor é um policial mal-humorado da polícia de Los Angeles, que está afastado das ruas por seu mau comportamento, enquanto aguarda ser julgado. Até lá, ele é rebaixado e colocado para atender chamadas de emergência. Em um dia tedioso, Joe recebe a ligação de Emily, uma mulher que finge conversar com sua filha na linha, enquanto tenta camuflar um pedido de socorro de seus sequestradores.