Vargas Llosa diz que foi abusado sexualmente por um padre

Vargas Llosa diz que foi abusado sexualmente por um padre

Aos 85 anos, o escritor peruano Mario Vargas Llosa decidiu fazer uma revelação: quando tinha entre 12 e 13 anos, e era estudante em Lima, no Peru, um padre católico francês o apalpou, na região da braguilha, como se quisesse masturbá-lo. Percebendo a intenção do religioso, o menino começou a gritar.

A partir de então, Vargas Llosa, que era religioso, comunga e confessa, foi se desinteressando da religião. Vargas Llosa, que chegou a se casar com uma tia, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2010. A notícia ganhou destaque na imprensa do México.

“A escola estava vazia e este irmão levou-me ao quinto andar, onde os alunos não podiam entrar, porque esse era o piso em que os irmãos tinham os seus quartos. Começou então a tirar algumas revistas mexicanas de nudez, com dançarinos. Fiquei completamente desorientado.”

“De repente, reparei que este irmão estava tocando a braguilha das minhas calças, como se quisesse me masturbar. Foi um escândalo para mim, comecei a gritar e a chorar.”

“Eu era muito católico e fui até aos 12 ou 13 anos, quando tive esse incidente na Escola La Salle. Foi um incidente, digamos, de origem sexual.”

Foto: Petr Bonek 

Euler de França Belém

É jornalista e historiador.