Caro espectador que está em busca de motivos para não “ruar” durante o final de semana, temos dez excelentes motivos para você manter o seu corpinho estacionado no sofá. A Revista Bula selecionou filmes com roteiros intrigantes, emocionantes, inteligentes e interessantes que vão valer cada minuto do seu tempo gasto. Dê uma folguinha para sua carteira, se proteja da pandemia ou invente outra desculpa para os amigos. Separe um tempinho para se inebriar com esses refrescos para o cérebro. Entre as produções, destaque para “Crimes de Família”, de 2020, de Sebastián Schindel; “A Última Nota”, de 2019, de Claude Lalonde; e “Anon”, de 2018, de Andrew Niccol. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Daniel está preso, acusado de tentativa de homicídio e agressão sexual contra sua ex-mulher. As acusações são atenuadas por seu vício em drogas. A mãe, Alicia, está disposta a qualquer coisa para inocentar o filho. Para isso, contrata um advogado caríssimo, capaz de desaparecer com as evidências do crime de Daniel. Em paralelo, a empregada doméstica Gladys também responde na justiça por um crime grave: o assassinato de seu filho recém-nascido. O filme propõe um olhar sobre o rigor da justiça em relação às classes sociais.
Henry Cole é um viúvo pianista muito famoso que ficou afastado dos palcos após a morte da esposa. Quando decide voltar às apresentações, passa a ser acometido por crises de ansiedade, a ter lapsos de memória e se sentir paralisado. Durante uma coletiva de imprensa, conhece a jornalista Helen Morrison, que se aproxima para solicitar uma matéria com exclusividade. À princípio, ele demonstra resistência, mas depois aceita a aproximação. Conforme a admiração mútua entre eles cresce, ela se torna inspiração para que ele prossiga com suas apresentações musicais.
Em um futuro em que não há privacidade ou anonimato, as memórias ficam gravadas e a criminalidade se torna algo raro, já que as memórias das vítimas podem ser facilmente acessadas, solucionando rapidamente os casos. Ao se deparar com uma série de assassinatos não resolvidos, o detetive Sal Frieland descobre uma jovem que parece ter subvertido o sistema e está desaparecida. Ela não tem identidade, história ou registro.
Steve Harmon é um adolescente de 17 anos que mora no Harlem, em Nova York. Aluno de um colégio sofisticado e aspirante a cineasta, seu futuro tem tudo para ser brilhante. Até que seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele é coagido a participar de um assalto a uma loja de conveniência. O crime acaba em um trágico assassinato e Steve é preso e levado a julgamento por participação na ação.
No verão de 1992, Sandi Tan, de 19 anos, e suas amigas, Jasmine Ng e Sophia Siddique, gravam o filme independente “Shirkers”. As jovens guardam as filmagens com seu professor e mentor Georges Cardona, quando partem de Cingapura para fazer faculdade. Tan, Jasmine e Sophia nunca mais se encontram com o professor. Após quatro anos da morte de Cardona, a ex-mulher envia um e-mail para Tan, a informando estar com as gravações. Tan, então, decide usar o material para realizar um documentário sobre o filme que fez com suas amigas e seu professor.
Toby Grisoni é um diretor de cinema que viaja para a Espanha e se depara com o DVD de um filme que gravou há uma década, quando ainda era estudante. Ele vai atrás de seus personagens e descobre que Javier, um aldeão que interpretou Dom Quixote em sua antiga produção, se convenceu de que é o personagem e que Toby é seu Sancho Pança. Enquanto Toby tenta mostrar a verdade para Javier, os dois partem em uma jornada que mistura fantasia e realidade.
Xiaoxiao está indo de Pequim para sua cidade natal no Ano Novo quando conhece Jianqing por acaso em um trem. O filme salta para dez anos mais tarde, quando eles se encontram novamente, em um avião, em que ambos embarcam. Desta vez, há uma certa tensão no ar. Então, somos mostrados como seu relacionamento se desenvolveu ao longo dos anos, após se conhecerem no trem. O filme revela detalhes das ambições, circunstâncias e paixões dos personagens ao longo do caminho, bem como a profundidade de seu amor um pelo outro.
Em uma cafeteria de uma estação de trem, um investigador interroga o principal suspeito de um crime misterioso: um macaco-prego atormentado, chamado Jack Cruz. O inquirido faz divagações sobre Tootatabon, uma galinha com quem viveu o grande romance de sua vida e chega a lhe dedicar uma canção ao estilo Sinatra. Durante o inflamado questionário, Jack é acusado de fazer parte do Partido Comunista, dentre outros tópicos estranhos de uma conversa completamente surreal, desconexa e recheada de frases non-sequiturs que fazem o espectador refletir: o que Jack fez?
Neste documentário de Werner Herzog, ele divide a cena com Clive Oppenheimer, um professor da Universidade de Cambridge e um dos maiores especialistas no mundo em atividade vulcânica. Juntos, eles viajam por todo o mundo para regiões com vulcões ativos e adormecidos. Eles iniciam e concluem sua jornada em um arquipélago no Pacífico Sul, mas no meio-tempo, passam pela Indonésia, Etiópia, Islândia e Coreia do Norte. Herzog leva o público a uma imersão nos extremos surpreendentes do mundo natural com imagens de tirar o fôlego.
Caleb trabalha no maior site de buscas da internet como programador. Um dia, ele é selecionado para fazer uma visita ao bilionário recluso Nathan, que vive em uma mansão nas montanhas. Quando chega na residência, é convidado a realizar um teste de relacionamento com uma inteligência artificial criada pelo bilionário, chamada Ava. Caleb e a robô se afeiçoam um pelo outro com o passar dos dias, até que ela provoca um blecaute e alerta o visitante de que Nathan não é uma pessoa de confiança.