Pouca gente acredita, mas muita produção cinematográfica boa foi lançada em 2021. Com os cinemas todos fechados por um bom tempo, não tivemos a oportunidade de acompanhar os frenesis de estreias, teasers e tudo mais que os estúdios fazem para promover seus filmes. Muitos títulos foram liberados assim, com timidez e discretamente, a maioria on-line. Mas se você adora ficar por dentro das novidades do cinema, saiba quais as obras imperdíveis de 2021 você tem para assistir. A Revista Bula selecionou uma lista de preciosidades imperdíveis. Entre elas, “Anônimo”, de IlyaNaishuller; “Em um Bairro de Nova York”, de Jon M. Chu; e “Judas e o Messias Negro, Shaka King. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

Com uma rotina que corroeu o casamento de Hutch Mansell, um pai de família tradicional de subúrbio, ele segue seus dias monótonos trabalhando na empresa do sogro e aceitando calado as mazelas da vida. Quando dois criminosos invadem sua casa e o ameaçam, Hutch deixa com que os bandidos levem o que quiserem, embora seu filho Blake tente reagir e fique decepcionado com o comportamento passivo do pai. Se sentindo covarde e fraco, Hutch decide aflorar um instinto há muito tempo escondido. Em uma sequência de explosões de raiva, ele cria confusão com a máfia russa e mostra quem realmente é.

O’Neal é um ladrão de carros que ao ser pego pelo agente do FBI, Roy Mitchell, tem a oportunidade de atuar como um infiltrado em troca de sua liberdade. Então, O’Neal se torna informante dentro dos Panteras Negras, no qual um de seus líderes, Fred Hampton, de 21 anos, constrói pontes com grupos rivais e inspira jovens negros com seus gloriosos discursos e programas comunitários. Edgar J. Hoover, diretor do FBI, identifica Hampton como uma ameaça ao governo americano e coloca O’Neal para acompanhar cada um de seus passos.

Omar é um refugiado da Síria devastada pela guerra. Preso em um campo de refugiados em uma ilha remota escocesa, ele espera para saber se o governo britânico irá conceder asilo. Ele divide sua moradia sombria com um grupo heterogêneo de outros imigrantes. Omar, que foi um habilidoso tocador de oud na vida antes da guerra, agora está deprimido demais para a música e atormentado de culpa por ter deixado a família para trás, especialmente seu irmão mais velho, Nabil, que ficou para combater na guerra civil. Com uma internet ruim e acesso limitado por telefone, a comunicação com seus pais é esporádica e desgastante.

Sam e Tusker estão juntos há 20 anos. Com temperamentos compatíveis, suas diferenças parecem completar o que falta no outro. Sam é um pianista americano, enquanto Tusker é um escritor inglês empacado em um novo romance que está escrevendo. Entretanto, o problema de Tusker não é bloqueio criativo. Diagnosticado com demência, Sam está empenhado em cuidar de seu companheiro, enquanto os dias se passam como uma amarga despedida.

Uma equipe de criminosos é contratada para realizar um serviço fácil. Eles são orientados a usar máscaras e invadir a residência de uma família, mantendo-os reféns sob a mira de uma arma. Após três horas, o trabalho estará finalizado e eles poderão deixar a família ilesa e receber o pagamento. Claro que não é o que acontece. Logo tudo sai do controle e a equipe se divide, transformando a situação em um completo caos.

Uma releitura de “As Mil e Uma Noite”, o enredo narra a história de um jovem que acaba de chegar na MACA, maior prisão da Costa do Marfim, localizada floresta adentro. Os detentos são responsáveis pela segurança, manutenção e higiene do local sob a liderança do perigoso Barba Negra. O jovem é nomeado por esse líder como “Roman”, uma pessoa que precisa narrar uma história para os outros prisioneiros. Caso a narrativa não seja envolvente o bastante, o grupo dos detentos de oposição ganham passe livre para matar Barba Negra.

Rob Feld é um caçador de trufas que vive no deserto do Oregon com seu amado Pig, um porco de estimação que ajuda a aplacar sua solidão e a procurar trufas enterradas na floresta. A iguaria culinária é trocada por dinheiro e outras necessidades com Amir, um comerciante rico. Quando um casal sequestra Pig, Rob e Amir embarcam em uma jornada para encontrar o animal e retomar a normalidade de suas vidas o mais rápido possível. No entanto, as pistas conduzem Rob para sua cidade natal, Portland, local que ele evitou durante toda sua vida.

Aida é uma professora de Srebrenica, cidade Bósnia, que passa a trabalhar como tradutora para as tropas de paz da Holanda, designadas pelas Nações Unidas, em 1995. O trabalho de Aida garante a ela o livre acesso pelo complexo e às informações importantes. Os soldados da ONU estão em desvantagem numérica na “área de segurança” e, por isso, não serão capazes de impedir os avanços das tropas sérvias, que querem tomar Srebrenica. Conforme os civis fogem da cidade para a base da ONU, alguns conseguem se refugiar, enquanto outros são forçados a esperar do lado de fora.

Danielle acaba de sair de um encontro com um homem mais velho para se unir aos pais em um funeral de um antigo amigo da família, de quem ela mal se recorda. No local, antigos conhecidos a sufocam com perguntas sobre suas perspectivas de vida e os planos para o futuro. A situação fica ainda mais constrangedora quando ela encontra uma amiga de infância que pretendia evitar. Tudo piora quando seu amante mais velho, com quem havia se encontrado um pouco antes, também comparece à ocasião e anuncia que a esposa e o filho bebê estão a caminho.

David e Nikki foram namorados no ensino médio e se casaram logo após a formatura. Agora, anos depois, enfrentam o fim de seu casamento com quatro filhos. Nikki ficou na casa com as crianças, enquanto David se mudou para a casa do pai moribundo. Ele finge estar bem e continua a seguir sua rotina de faz-tudo. Nikki, por sua vez, já superou o término e engata um novo relacionamento com outro homem. David, que não encara a situação tão bem, logo não conseguirá esconder sua mágoa.

Após narrar uma thread épica no Twitter, A’Ziah “Zola” King, uma blogueira e ex-dançarina exótica hitou na internet. Zola tinha acabado de sobreviver a uma viagem assustadora com uma mulher a quem ela chama de Jessica, outra dançarina exótica. A thread recapitula um fim de semana narrado em 148 tweets envolvendo um trabalho sexual, armas e violência. O conto do Twitter se tornou viral, foi elogiado por Ava DuVernay, publicado na revista “Rolling Stone” e, seis anos depois, adaptado para o filme de Hollywood.