Antes de morrer, Chico Anysio disse que não tinha medo da morte, mas pena por tudo que deixaria de ver, como o crescimento de seus netos. Chico entendeu tudo, afinal. Muitas vezes queremos que algumas fases da vida passem rápido. Queremos pular etapas, nos ver livres logo das dificuldades. Isso nos faz esquecer que a vida acontece exatamente nestes intervalos, nas batalhas, nos pequenos momentos e ao lado das pessoas mais próximas, que muitas vezes são as que menos valorizamos. A Revista Bula selecionou filmes que irão fazer você refletir sobre o que realmente importa na vida. Entre eles, “A Voz do Silêncio”, de 2016, de Naoko Yamada; “Big Fish and Begonia”, de 2016, de Xuan Liang e Chun Zhang; e “O Quarto de Jack”, de 2015, de Lenny Abrahamson. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Shoko Nishimiya é uma menina surda que acaba de ingressar em uma nova escola. Quando as outras crianças percebem que ela é um pouco diferente, passam a praticar bullying e a isolar, liderados por Shoya Ishida. Quando as crueldades passam dos limites, Shoko se vê forçada a mudar de escola. Ao notarem que a partida foi ocasionada pelas maldades, os colegas passam a culpar Shoya por atormentar a menina e o condenam ao ostracismo. Seis anos depois, ele decide procurar a vítima para se redimir.

Em uma realidade paralela em que os seres mágicos controlam o tempo, as marés e até mesmo as estações, Chun é um espírito adolescente que decide explorar o mundo humano. Ela chega na forma de um golfinho, que se prende em uma rede de pesca e é resgatada por um menino. No incidente, seu salvador cai no mar, se afoga e morre. Comovida com tamanha bondade, ela decide devolver a vida ao garoto que morreu, que retornará ao mundo como um golfinho. No entanto, o feito requer que um só viva enquanto o outro também estiver vivo.

Jack é um menino esperto de cinco anos, cuidado e protegido por sua amorosa mãe. Ela se dedica a fazê-lo feliz, o enchendo de carinho, criando brincadeiras e contando histórias. O incomum é que a mãe é refém de um homem que a mantém há anos em cativeiro, e o filho é fruto de uma relação não consentida com seu captor. Ambos vivem em confinamento em um porão e Jack jamais conheceu o mundo exterior. Conforme o menino cresce e se torna mais curioso, ela percebe que não será possível continuar fingindo que está tudo bem. Então, eles criam um plano arriscado para que fujam de seu sequestrador.

Dan é um romancista frustrado que se apaixona pela stripper Alice após um encontro inusitado em uma rua de Londres. Larry é um dermatologista grosseiro que se apaixona pela fotógrafa Anna, depois de se conhecerem em um aquário. Por forças do acaso, essas quatro pessoas conseguem intercalar romances complicados umas com as outras e sem a certeza se estão realmente sendo felizes nesses relacionamentos.

Lester Burnham é um homem em crise de meia-idade. Ao ver uma das amigas de sua filha Jane, ele tem uma epifania e se vê determinado a promover mudanças em sua vida, como largar o emprego e comprar o carro dos seus sonhos. Sua esposa, Carolyn, é maníaca por controle e fica enlouquecida com a escalada da liberdade de Lester. Jane, a filha, simplesmente o odeia. O caos na vizinhança se torna mais complicado com a chegada de outra família igualmente disfuncional.

Em um ponto de ônibus, Forrest conta sua vida para estranhos que se sentam ao seu lado. Às pessoas, ele narra a infância com sua mãe no Alabama, fala do aparelho que usava nas pernas para corrigir um problema de postura (antes de se descobrir um excelente corredor) e conta sobre sua melhor amiga, Jenny, por quem alimenta um grande amor. Enquanto esmiúça sua vida, Forrest, que tem QI abaixo da média, narra sua participação em acontecimentos cruciais da história dos Estados Unidos.

O empresário Oskar Schindler chega à Cracóvia em 1939, disposto a fazer fortuna com a Segunda Guerra Mundial, que acaba de começar. Após ingressar no partido nazista, principalmente por conveniência política, ele abastece sua fábrica com trabalhadores judeus por razões pragmáticas semelhantes. Quando a SS começa a exterminar judeus no gueto de Cracóvia, Schindler consegue proteger seus trabalhadores para manter sua fábrica em operação, mas logo percebe que, ao fazer isso, ele também está salvando vidas inocentes.