Algumas obras nos marcam por inúmeros motivos. Histórias absurdas, intrigantes e comoventes, atuações brilhantes, trilhas sonoras emocionantes, personagens fortes e resilientes, enfim, um punhado de coisas que tocam fundo a nossa alma. Mas não é fácil encontrar esse tipo de filme e leva um tempo até nos depararmos novamente com uma produção tão boa assim. A Revista Bula selecionou títulos de diferentes gêneros, que incluem suspense, drama e ficção científica, com elementos que irão provocar diversas sensações que ficarão na lembrança do espectador. Entre eles, “O Diabo de Cada Dia”, de 2020, de Antonio Campos; “Fratura”, de 2019, de Brad Anderson; e “Calibre”, de 2018, de Matt Palmer. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
A história traz diversos eixos familiares no sul de Ohio, na década de 1960. Entre eles, o de Arwin, órfão depois que o pai (um veterano de guerra) se matou e a mãe morreu de câncer. Ele e Charlotte, que também é órfã, vivem como irmãos na casa da avó do jovem. Quando um novo pastor chega à cidade e seduz Charlotte, Arwin descobre que tem a mesma personalidade violenta do pai. Em outro arco, Carl e Sandy formam um casal de seriais killers, que dão carona a jovens rapazes somente para matá-los nas florestas.
A caminho de Minneapolis, uma família para em posto de gasolina. No local, a filha de 6 anos sofre um acidente e quebra o braço. O casal corre para o hospital, onde a menina é atendida. A mãe e a criança entram no elevador para subirem até a sala de tomografia, acompanhadas pelo médico. O pai espera na recepção. Após horas sem notícias, ele pede informações. No hospital, não há nenhum registro de que a criança deu entrada. Ninguém sabe o paradeiro de sua família.
Vaughn e Marcus são dois amigos que partem para uma vila isolada na Escócia, onde passarão o final de semana caçando. A dupla se hospeda em um hotel familiar, mas devido ao comportamento rebelde de Marcus, logo eles não passam a ser bem-vistos pelos moradores da região. Em um dos dias de caça, Vaughn mira para atirar em um alce, mas o animal se move e a vítima acaba sendo uma criança. A partir disso, uma cadeia de acontecimentos se desenrola deixando a dupla em uma situação sem alternativas que mudará suas vidas.
Vera é jovem mãe que acaba de se mudar para uma casa. Ela encontra uma antiga televisão na residência, por onde consegue se comunicar, graças a um bug no espaço-tempo, com um garoto do passado. Ela evita com que ele testemunhe um crime que resultou em sua morte trágica e precoce. No entanto, ao acordar no dia seguinte, Vera descobre que, ao interferir no destino, modifica sua própria vida, fazendo com que seu marido e sua filha inexistam.
Steve Harmon é um adolescente de 17 anos que mora no Harlem, em Nova York. Aluno de um colégio sofisticado e aspirante a cineasta, seu futuro tem tudo para ser brilhante. Até que seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele é coagido a participar de um assalto a uma loja de conveniência. O crime acaba em um trágico assassinato e Steve é preso e levado a julgamento por participação na ação.
No Camboja, em 1975, Loung tem apenas 5 anos quando o Khmer Vermelho toma controle da capital, Phnon Penh. Loung e sua família são obrigados a abandonarem seus pertences e seguirem para um acampamento de trabalhos forçados. Durante dois anos, a família é exposta aos horrores da fome e da brutalidade. Loung é treinada para atirar com metralhadora AK-47, plantar fileiras de minas terrestres e cravar lanças de madeira em inimigos vietnamitas.