Há vários tipos de filmes. Independentemente do gênero, eles podem transmitir mensagens positivas ou negativas, gerar identificação, te fazer enxergar soluções, inspirar, trazer bem-estar ou o completo oposto, provocar ansiedade, medo e incertezas. Nesta lista, a Revista Bula selecionou filmes que irão ajudá-lo a enxergar esperança, luz e forças para seguir seu caminho. São histórias arrebatadoras e baseadas em fatos e pessoas reais, que com certeza irão trazer um ar revigorante para sua vida. Entre eles, “O Menino que Descobriu o Vento”, de 2019, de Chiwetel Ejiofor; “Antonia: Uma Sinfonia”, de 2018, de Maria Peters; “First They Killed My Father”, de 2017, de Angelina Jolie. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

No vilarejo de Wimbe, no Malawi, no início do século, um garoto de 13 anos, William, é extremamente inteligente e tem dom para ciência. Após as plantações da comunidade em que vive serem destruídas por inundações, sucedidas por uma seca devastadora, o adolescente tem a ideia de construir um moinho de vento. Com o mecanismo, uma bomba de água seria alimentada com intuito de irrigar os campos secos de sua aldeia extremamente empobrecida.

Ambientado em Nova York, em 1926, Antonia Brico sonha em ser regente de orquestra, mas encontra inúmeros obstáculos, apesar de seu inegável talento e determinação. A profissão, na época, é praticamente dominada por homens e a entrada de uma mulher é bastante limitada. Fica ainda mais difícil quando ela tem de escolher entre o amor de sua vida e a música.

No Camboja, em 1975, Loung tem apenas cinco anos quando o Khmer Vermelho toma controle da capital, Phnon Penh. Loung e sua família são obrigados a abandonarem seus pertences e seguirem para um acampamento de trabalhos forçados. Durante dois anos, a família é exposta aos horrores da fome e da brutalidade. Loung é treinada para atirar com metralhadora AK-47, plantar fileiras de minas terrestres e cravar lanças de madeira em inimigos vietnamitas.

Inspirado na juventude do ex-presidente norte-americano Barack Obama, o filme é ambientado em 1981, quando ele é um estudante universitário de 20 anos. Recém-transferido para a Universidade de Columbia e morando em um singelo apartamento na cidade, Obama é um negro de pele clara que desliza com facilidade entre os mundos branco e preto, mas nunca se sente inteiramente pertencente a algum lugar. O filme mostra o jovem tentando definir sua identidade, enquanto é visto como universitário arrogante pelos negros e, ao mesmo tempo, vítima de policiais racistas dentro do campus.

Ken recebe uma proposta para treinar o time de basquete em sua antiga escola. Ele topa o compromisso com o objetivo de melhorar o bairro pobre que é atendido pela instituição. Seus atletas só podem jogar se comparecerem às aulas e tirarem notas boas. Quando ele percebe que os atletas não estão cumprindo com o combinado, ele decide fechar a academia e cancelar todas as partidas, causando alvoroço na comunidade.