O amor vem em formas, situações e relações tão variadas, que pode ser uma experiência incrível ou trágica para os envolvidos. Sendo o amor o sentimento mais profundo de todos, também é o que mais provoca alvoroço quando passa. Por isso, alguns preferem nunca o encarar de frente. Então, endurecem o coração e lidam com frieza quando se trata de romance. Mas uma coisa é certa, a pessoa que se fecha demais se machuca mais do que aquela que tem coragem de se abrir. Para te ajudar a descongelar esse coraçãozinho, a Revista Bula selecionou alguns filmes que vão te inspirar a receber amor. Entre os títulos, “A Última Carta de Amor”, de 2021, de Augustine Frizzell; “Palavras que Borbulham como Refrigerante”, de 2020, de Kyohei Ishiguro; e “Perfeita Pra Você”, de 2018, de Stephanie Laing. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Em 1960, Jennifer sofre um grave acidente de carro e tem amnésia. Ela tenta lentamente reconstruir sua vida com seu rigoroso marido, até que encontra uma série de cartas de amor endereçadas a ela e assinadas apenas pela letra B, indicando que ela mantinha um relacionamento extraconjugal. Décadas mais tarde, uma das cartas é encontrada pela jornalista Ellie, que fica obcecada em unir novamente os protagonistas deste amor proibido.

Cherry, um estudante japonês do ensino médio, tem como hobby a escrita, mas é péssimo em se comunicar com os outros. Enquanto isso, uma garota chamada Smile também tem vergonha de conversar com as pessoas por conta de um aparelho que tem em seus dentes. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando se encontram pela primeira vez em um shopping. O romance floresce por meio da música, vídeos e poemas.

Abby e Sam se conhecem desde crianças e estão juntos há muitos anos. Após ser diagnosticada com um câncer terminal, Abby inicia a missão de encontrar uma companheira para substituí-la à altura. Com ajuda de seus amigos do grupo de apoio aos pacientes com câncer, Abby ainda irá traçar o caminho de aceitação para o que o destino lhe reserva.

Liu acaba de perder o marido e descobre que o beneficiário do seguro de vida do falecido é um amante de longa data, Jay. Em um ato de rebeldia, o filho adolescente de Liu, Song, decide sair de casa e se hospedar na casa de Jay para tentar compreender melhor seu pai. O filme acompanha esses três personagens enquanto eles se reconciliam com a perda do homem que amavam e a bagunça que ele deixou para trás.

Tim Lake descobre que tem o poder de viajar no tempo, uma habilidade passada de pai para filho. Embora não consiga mudar o curso de acontecimentos históricos no mundo, ele consegue transformar coisas que ocorreram em sua própria vida. Um dia, ele conhece a bela Mary, por quem se apaixona. Tim usa suas viagens no tempo para conquistar a moça e, posteriormente, se casar com ela. Anos depois, Tim descobre que seus poderes não são capazes de impedir que seu casamento e sua família passem por altos e baixos, como qualquer família normal.

Dexter e Emma se conhecem em 1988, passam a noite de formatura da faculdade juntos e depois seguem caminhos separados. Mantendo-se amigos à distância, a vida periodicamente promove reencontros entre eles até 2001, alguns intencionais e outros acidentais. Embora sejam pessoas muito diferentes, Dexter e Emma são perfeitos um para o outro, mas demoram demais para perceber isso.

O solitário Joel finalmente encontra o amor ao conhecer Clementine, uma jovem problemática com medo de se apegar emocionalmente. Quando o relacionamento entre eles começa a ficar turbulento, Clementine decide contratar um serviço chamado “Lacuna”, que irá apagar as memórias que possuem Joel. Ao saber que Clementine realizou o procedimento, ele também contrata a empresa para apagá-la de sua mente.

Baseado no romance de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennet e suas irmãs, que vivem na Inglaterra rural, do século 19. A família das garotas passa por problemas financeiros e a mãe está decidida a casar suas filhas com homens da alta sociedade. Quando o senhor Bingley se muda para a cidade, a senhora Bennet tenta casar sua filha mais bela, Jane, com o ricaço. Enquanto isso, Elizabeth se apaixona pelo melhor amigo de Bingley, o senhor Darcy, um arrogante e pouco sociável aristocrata.

Dan é um romancista frustrado que se apaixona pela stripper Alice após um encontro inusitado em uma rua de Londres. Larry é um dermatologista grosseiro que se apaixona pela fotógrafa Anna, depois de se conhecerem em um aquário. Por forças do acaso, essas quatro pessoas conseguem intercalar romances complicados umas com as outras e sem a certeza se estão realmente sendo felizes nesses relacionamentos.

Em um verão na Carolina do Norte, nos anos 1940, Noah conhece Allie, por quem se apaixona perdidamente. Após viverem um romance tórrido, a família da jovem descobre e a afasta de Noah. Ambos são separados por um abismo social, já que Allie é de família rica e Noah é um pobre operário. Anos depois, o casal se reencontra e tem a oportunidade de reviver seu grande amor.

William Thacker é dono de uma livraria em Notting Hill, Londres, e vive a vida monótona de um cidadão mediano. Tudo vira de cabeça para baixo quando a atriz mais famosa do momento, Anna Scott, entra em sua loja se passando por uma cliente. Uma série de encontros entre eles faz com que desenvolvam um estranho relacionamento romântico. O casal vivencia todos os altos e baixos de um namoro entre uma celebridade constantemente perseguida por paparazzi e um homem normal e pobre.

Um homem é visitado pela morte, que usa o nome Joe Black e pode assumir qualquer forma corporal. Black pede a ele que lhe mostre o mundo para poder ter um pouco da experiência humana. Quando Black se apaixona pela filha do homem, terá que tomar uma decisão: deixá-la e ter seu coração partido ou levá-la com seu pai e selar o fim da vida de ambos.