As comédias dramáticas agradam, porque elas não seriam tão impossíveis assim de acontecer. Nelas, encontramos personagens distraídos, atrapalhados e azarados, como nos sentimos por diversas vezes. No entanto, elas nos fazem enxergar o lado positivo e engraçado de encarar problemas muito semelhantes aos da vida real. Essa mistura de sorriso e lágrimas, as energias opostas deste yin e yang em um só filme, possibilita que encontremos um ponto de equilíbrio dentro de nós mesmos, de não enxergar nossos problemas apenas pelo lado negativo. Nessa lista, a Revista Bula selecionou títulos no catálogo da Netflix que vão te ajudar a deixar seu 2021 mais suave. Entre eles, “Garota Estranha”, de 2021, de Umesh Bist; “O Homem que Matou Dom Quixote”, de 2018, de Terry Gilliam; e “O Autor”, de 2017, de Manuel Martín Cuenca. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Sandhya é uma jovem viúva que perdeu o marido apenas cinco meses após o casamento. Incapaz de sentir a dor do luto por um homem praticamente estranho, já que o casamento fora arranjado e os dois haviam se conhecido apenas no dia da cerimônia, Sandhya passa a ser malvista pelos parentes do marido. Quando a família do falecido descobre uma herança inesperada destinada à Sandhya, eles irão disputar o dinheiro.
Toby Grisoni é um diretor de cinema que viaja para a Espanha e se depara com o DVD de um filme que gravou há uma década, quando ainda era estudante. Ele vai atrás de seus personagens e descobre que Javier, um aldeão que interpretou Dom Quixote em sua antiga produção, se convenceu de que é o personagem e que Toby é seu Sancho Pança. Enquanto Toby tenta mostrar a verdade para Javier, os dois partem em uma jornada que mistura fantasia e realidade.
Alvaro trabalha em um escritório de advocacia e sonha em publicar um grande romance. Tachado por seu professor de redação criativa como “um péssimo escritor”, Alvaro tem ciúme da esposa, Amanda, uma romancista de sucesso. Quando descobre que ela está tendo um caso, Alvaro tira férias do trabalho e se muda para um apartamento, onde começa a escrever sobre seus vizinhos.
Após se casar com um homem de outra aldeia, uma jovem vai morar com a família do marido e descobre que eles não possuem banheiro em casa. Na comunidade, as mulheres se levantam de madrugada para usarem os campos para aliviarem suas necessidades fisiológicas. As famílias da aldeia acreditam firmemente que não é nada higiênico ter uma toalete dentro de casa. Então, ela decide deixar o homem no primeiro dia de seu casamento, mas ele se propõe a reconquistá-la, mesmo que isso signifique renunciar ao posicionamento sobre banheiros.
Seyolo Zantoko tem ascendência congolesa e acaba de se formar médico na França. Contratado em uma clínica de uma isolada aldeia rural, é visto com estranheza pelos moradores, que nunca haviam testemunhado um médico negro. Apesar dos desafios de serem a única família negra de todo o povoado, Zantoko se torna um dos médicos mais respeitados e queridos da região.
Carlos vai até uma cafeteria, onde vê Irene lendo um livro. A moça se aproxima dele e eles começam a conversar. Então, decidem iniciar uma amizade de maneira diferente. Eles estabelecem algumas regras: sem passado, sem se apresentarem com os nomes verdadeiros, sem redes sociais e sem se apaixonar. Os dois passam os dias caminhando pela cidade, enquanto conversam sobre a vida, o amor e si mesmos. Ao mesmo tempo, Carlos também termina de escrever um roteiro com seu amigo Cristóbal, um excêntrico escritor obcecado pelo Japão.
Will Henry é um romancista gráfico e professor na Universidade de Nova York. No aniversário de suas filhas gêmeas, flagra a esposa o traindo e sua vida vira de cabeça para baixo. Um ano depois, Will ainda luta para recompor sua vida. Enquanto tenta desenrolar um romance com uma professora de Literatura da Universidade de Columbia, Will enfrenta a paternidade solo e tenta se reconciliar com seu papel de pai e artista.
Um alienígena fica preso na terra sem nenhum pertence, exceto um medalhão que serve para chamar sua nave espacial para resgatá-lo. Quando tem o amuleto roubado, o alienígena se informa de que os bandidos devem tentar vendê-lo em Delhi. Ao pedir informação sobre o item roubado na cidade, alguém diz a ele que “somente Deus poderia ajudá-lo”. Então ele inicia suas buscas por Deus e se envolve em uma série de confusões.
Will mora em Paris com sua esposa grávida, quando recebe uma ligação dizendo que seu pai está gravemente doente. A relação entre Will e o pai, Edward Bloom, se deteriorou ao longo dos anos. Agora, eles só se comunicam por meio da mãe, Sandra. Em viagem para se despedir do pai, ele está decidido a confrontá-lo sobre sua vida. Para ele, Edward nunca soube distinguir ficção da realidade e sempre narrou sua história como se fosse um conto de aventuras envolvendo gigantes, bruxas, lobisomens e outras criaturas fantásticas.