As pesquisam indicam que vinhos têm se tornado uma paixão verdadeira do brasileiro. E, mesmo que a bebida ainda seja associada ao requinte, o mercado tem se democratizado, provando que é possível provar ótimos rótulos pagando pouco. Para ajudar os leitores enófilos que gostam de economizar, a Bula reuniu em uma lista dez grandes vinhos que custam até R$ 44,90. São opções de diferentes estilos, mas todas podem ser facilmente encontradas na internet, em adegas ou supermercados. Fazem parte da seleção vinhos de Portugal, Argentina e Espanha, produzidos nas melhores regiões vitivinícolas desses países.
Reconhecido pelo mercado por seu ótimo custo-benefício, este é um vinho espanhol produzido pela Bodegas Esteban Martin, um vinhedo ecológico e com alto padrão de produção. Com acidez agradável, apresenta notas florais e de frutas vermelhas maduras. Acompanha embutidos, aperitivos e massas ao molho de queijo.
Este é um vinho espanhol elegante, ideal para momentos solenes. Tendo a uva Tempranillo como estrela, é balanceado e possui boa acidez. É um vinho jovem, que não se beneficia pelo tempo de guarda, e apresenta aroma de frutas vermelhas frescas. Combina com carnes ensopadas, lasanha de legumes, pratos com camarão e risotos.
Encorpado e com acidez destacada, este vinho argentino é uma excelente pedida para o dia a dia. Produzido com uvas Syrah, apresenta uma leve picância, com notas de fruta vermelhas silvestres, especiarias e um toque de tabaco. Harmoniza bem com hambúrguer, pizzas, tapas, massas com queijo e tempurás.
Produzido em Mendonza, principal região de vinícolas da Argentina, este vinho Cabernet Sauvignon possui acidez agradável e intensidade média. Apresenta aromas de frutas vermelhas e combina com momentos descontraídos do cotidiano, como um happy hour com os amigos. Harmoniza com massas ao molho sugo, carnes assadas e petiscos.
Elaborado com uvas Pinotage, da África do Sul, este tinto seco é complexo em sabor e agrada aos paladares mais exigentes. Apresenta aromas de frutas vermelhas, chocolate e madeira. Com um leve toque apimentado, harmoniza bem com carnes assadas, filé à parmegiana, massas ao molho de queijo e pizzas.
Armazenado por seis meses em barris de madeira, este vinho é complexo nos aromas e no sabor. Além do tom amadeirado, apresenta notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e café. Aveludado e com acidez média, acompanha idealmente carnes assadas ou grelhadas, risotos com queijos e massas ao molho sugo.
Elaborado com duas uvas marcantes, Malbec e Cabernet Sauvignon, este é um vinho equilibrado e agradável, que costuma surpreender. Apresenta notas de frutas vermelhas frescas e especiarias, além de notas mentoladas. Tem um sabor persistente e harmoniza com queijos semiduros, legumes gratinados e carnes assadas recheadas.
Este vinho argentino, elaborado com uvas Malbec, é equilibrado e agrada com facilidade. Sutilmente picante, é amadurecido por 12 meses em barris de carvalho francês. Apresenta aromas marcantes de frutas vermelhas, baunilha e madeira. Combina com carnes brancas assadas, massas ao molho sugo e aperitivos com queijo.
Este é um vinho argentino 100% Chardonnay, considerada a rainha das uvas brancas. Agradável, leve e refrescante, possui notas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, além de um toque de mel e baunilha. Pode ser degustado sozinho, mas também harmoniza com pratos vegetarianos, risotos agridoces, peixes e frutos do mar.
Este é um vinho português 100% baga, uma casta difícil de domar, mas muito elegante. Refrescante e com acidez média, é a proposta ideal para uma tarde quente. Apresenta notas florais e de frutas, com predominância de morango e groselha. Harmoniza com peixes grelhados, sobremesas à base de frutas e saladas.