Se a segunda-feira te causa arrepios, saiba que dar um tempo e se entregar aos os pequenos prazeres do cotidiano, como assistir a um filme, pode deixar seu dia mais leve e sereno. Para ajudar na escolha, a Revista Bula reuniu em uma lista cinco ótimos longas disponíveis na Netflix. A seleção priorizou filmes de diferentes gêneros — todos bem avaliados pela crítica e pelo público. Entre eles, destacam-se “A Incrível História da Ilha das Rosas” (2020), de Sydney Sibilia; “A Menina e o Leão” (2019), de Gilles de Maistre; e “Bem-vindo a Marly Gomont” (2016), dirigido por Julien Rambaldi. Os títulos foram organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Baseado em uma história real, o longa segue um engenheiro considerado excêntrico e lunático. Decidido a viver da forma como sempre sonhou, sem seguir regras, ele constrói uma ilha na costa italiana e declara independência, alegando que criou uma nação. Sua ousadia chama a atenção do mundo e cada vez mais pessoas se interessam por viver na ilha, mas o governo italiano o declara inimigo e exige que a propriedade seja formalizada.
A adolescente Mia cresceu em uma fazenda de leões comprada por seus pais, John e Alice, na África do Sul. Desde pequena, ela tem uma profunda conexão e amizade com Charlie, um leão branco. Seu pai vende os felinos para caçadores que matam os animais apenas para exibi-los em fotos. Com medo de que o pai venda Charlie, que é de uma espécie em extinção, Mia foge com o leão e tenta levá-lo para um santuário.
Motti, um jovem judeu ortodoxo, encontra-se em um momento decisivo da vida. Sua mãe acredita que ele deve se casar e vive lhe apresentando candidatas ao matrimônio. Mas, as mulheres que a mãe escolhe têm um problema: todas se parecem com ela. Ao mesmo tempo, Motti se apaixona secretamente pela não judia Laura, sua colega de faculdade. Laura é uma garota liberal e certamente não seria aceita como nora por sua mãe.
Seyolo Zantoko é um médico congolês recém-formado. Ao receber uma imperdível oportunidade de trabalho, muda-se com sua família para um pequeno vilarejo francês. A partir de então, o filme mostra os desafios enfrentados pela família, que é recebida com hostilidade pelos habitantes da aldeia e precisará vencer o preconceito e as barreiras culturais.
Inspirado no livro de Raymond Briggs, que escreveu a história de seus pais, o filme acompanha toda a trajetória de vida do casal, desde que se conheceram até o momento de sua morte. Ao mesmo tempo, também narra a história da Inglaterra durante períodos históricos da Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial, eventos políticos e a chegada do homem à lua.