Com suas características particulares, o cinema indiano, ou melhor, os filmes de Bollywood, são famosos por seus melodramas, os musicais e as danças, que misturam coreografias típicas da Índia com passos ocidentais. A indústria, hoje, supera Hollywood na quantidade de produções anuais e tem aumentado seus orçamentos, produzindo filmes cada vez mais relevantes. A Revista Bula selecionou filmes aclamados pela crítica especializada e que estão disponíveis no catálogo da Netflix. A lista inclui “O Grande Passo”, de 2020 e direção de Sooni Taraporevala; “Assassinato às Cegas”, de 2018, de Sriram Raghavan; e “Pad Man”, também de 2018, dirigio por R. Balki. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Dois adolescentes pobres de Mumbai, na Índia, possuem um talento inegável para o balé. A dupla é descoberta pelo excêntrico professor de dança, Yehuda Maor. Nishu e Asif sonham em sair da pobreza para conseguirem mudar suas vidas e de suas famílias por meio da dança. A história é inspirada na vida de Manish Chauhan, que interpreta a si mesmo no filme.
Akash é um pianista que se finge de cego para buscar inspiração musical. Um dia, seus caminhos se cruzam com o de Sophie, uma jovem com quem acaba engatando um relacionamento romântico. Impressionada com o talento de Akash, ela o convida para um jantar com seu pai, onde estará o ator aposentado Pramod Sinha. Ao chegar no compromisso, todos estão convencidos de que Akash é cego, o que faz com que ele testemunhe, acidentalmente, um crime.
Arunachalam Muruganantham é um ativista social e empresário de Tamil Nadu. Ao perceber o quanto as mulheres são afetadas pela menstruação, o homem se propõe a criar uma máquina que produz absorventes higiênicos de baixo custo. Sua intenção é levar os produtos de higiene menstrual para mulheres na Índia rural que não possuem acesso ao item básico para a dignidade e saúde feminina.
Criado em uma tribo e sem conhecer sua história de vida, Shiva é levado por forças do destino à sua terra natal, o Reino Mahishmati, onde o irmão de seu pai biológico, Baahubali, se tornou rei. Ao ouvir a narrativa da história de amor de seus pais e da traição que levou à morte de seu pai, Shiva, deve reivindicar seu lugar como o legítimo herdeiro do trono do Reino Mahishmati. Primeiro, ele deve vingar a injustiça cometida contra seus pais e seu povo.
Mahavir Singh Phogat é um ex-lutador amador na Índia. Forçado por seu pai a desistir do esporte para trabalhar em um emprego remunerado, Phogat se sente frustrado por não poder ganhar uma medalha para seu país. Ele jura que quando tiver um filho, o menino será lutador e conquistará o título. Decepcionado por ter quatro filhas, ele perde as esperanças. Quando as mais velhas, Geeta e Babita, voltam para casa depois de espancar dois meninos por causa de comentários depreciativos, Phogat percebe seu potencial para se tornarem lutadoras e começa a treiná-las.
Minal, Falak e Andrea são jovens que dividem um apartamento em Nova Délhi. Uma noite, elas aceitam um convite de Rajveer, sobrinho de um poderoso político e conhecido de Minal, para irem a um jantar. Durante o evento, Rajveer tenta molestar Minal, que resiste e se defende com uma garrafa. Após o ocorrido, Rajveer e seus amigos vão atormentar a vida das garotas em busca de vingança.
O filme narra a insurgência do consumo de drogas no estado indiano de Punjab por meio de quatro personagens. O primeiro é Tommy, um cantor que consume indiscriminadamente drogas e influência seus fãs a fazerem o mesmo. A segunda é Bauria, uma imigrante que trabalha para um cartel de drogas que funciona sob a fachada de uma lavoura. A terceira é Preet, uma médica e diretora de uma clínica de reabilitação. Já Sartaj, o quarto personagem, é um policial conivente com um esquema de extorsão praticado por seus superiores para permitir a entrada de drogas no estado.
Após um ataque de gás no metrô de Calcutá que deixa centenas de mortos, Vidya Bagchi é uma mulher grávida de sete meses, que chega de Londres em busca de seu marido, Arnab, que estaria no local da tragédia. Sem nenhum registro do desembarque de Arnab na Índia, Vidya recebe a ajuda de um policial recém-recrutado, Styoki, em sua busca.
Kabir conhece Natasha e, seis meses depois, eles estão noivos. Antes de se comprometer eternamente, ele decide embarcar em uma longa despedida de solteiro. Na companhia de Imraan e Arjun, seus dois melhores amigos desde a infância, o trio passa três semanas em uma jornada. A viagem à Espanha já havia sido planejada quatro anos antes, quando eles haviam terminado a faculdade, mas nunca aconteceu. Agora, a despedida de solteiro irá trazer grandes transformações pessoais para cada um deles.
Ishaan Awasthi, de 9 anos, é disléxico e tem problemas em manter o foco. Reprovado em um ano na escola, passou a ser considerado preguiçoso e encrenqueiro por professores e pelos pais. Com a chegada de um professor substituto de artes que entende sua condição, o novato tentará, com compaixão e paciência, não deixar que Ishaan reprove novamente.