Reza a lenda que o amor nos deixa burros. Quer dizer, algumas pesquisas científicas também comprovam que nosso desempenho cognitivo fica ligeiramente comprometido quando os sentimentos falam mais alto. Mas se você adora uma boa história de romance e não abre mão dos enredos inteligentes, interessantes e bem estruturados, filmes com boas atuações e uma direção de tirar o chapéu, essa é sua lista. Esses filmes vão provar que é possível ser um romântico convicto e inteligente simultaneamente. A lista inclui “Cidade de Gelo”, de 2020, de direção de Michael Lockshin; “Seu Nome Gravado em Mim”, também de 2020, de Kuang-Hui Liu; e “Happy Old Year”, de 2019, de Nawapol Thamrongrattanarit. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Matvey, de 18 anos, é um jovem pobre que trabalha como entregador em uma famosa padaria de São Petersburgo. O que tem de mais precioso na vida são seus patins de prata, herança deixada por seu pai. Os patins são seu ganha-pão, já que são o meio de locomoção do rapaz, conhecido por sua rapidez e agilidade sobre as lâminas. Quando Matvey é demitido, se vê envolvido com uma gangue de batedores de carteira para sobreviver. Um dia, conhece a jovem aristocrata Alisa, por quem se apaixona.
O filme é ambientado em uma escola católica de ensino médio para meninos, em Taichung, no início de 1988.
A-Han conhece Birdy, o novo garoto excêntrico de sua escola. Acompanhamos sua amizade colorida e, à medida em que os dois se aproximam, tanto eles próprios, como seus colegas e familiares, começam a questionar se o relacionamento é mesmo apenas uma amizade.
Jean é uma jovem que acaba de voltar da Suécia para a Tailândia. Ela recebe uma oferta de emprego em uma empresa de design, mas com a condição de que ela tenha seu próprio escritório. Ela deseja transformar a parte comercial da loja de sua família em um ambiente de trabalho minimalista. Empacotar tudo em sacos de lixo e jogar fora não será tão fácil quanto Jean imaginou, especialmente depois que ela se depara com uma câmera fotográfica que traz lembranças de seu ex-namorado.
Três anos após se conhecerem na panificadora onde Mi-su trabalhava, ela e o jovem tímido Hyun-woo, por quem se sentiu atraída, se reencontram. Eles passam a noite juntos conversando, mas há um obstáculo: ele parte para o serviço militar no dia seguinte. Então ela decide criar uma conta de e-mail para que ele se mantenha em contato, mas acaba esquecendo de dar ao jovem a senha. Durante muito tempo Mi-su encaminha e-mails nos quais confidencia seus sentimentos mais íntimos a ele, mas Hyun-woo só conseguiu descobrir a senha e acessar a conta anos depois.
Após a Segunda Guerra Mundial, uma escritora é convidada para participar de uma reunião de um clube do livro. Ao chegar no local, em uma pequena cidade, conhece o autor do convite, por quem se apaixona. No entanto, por trás do clube, a escritora descobre que a guerra ainda não acabou para essas pessoas marcadas pela perda de entes queridos.
Madame de la Pommeraye é uma viúva que acaba se envolvendo com o mulherengo Marquês des Arcis. Como de costume, ele logo se cansa do relacionamento e dá o fora na viúva, que finge aceitar bem o término. Madame de la Pommeraye mantém uma amizade falsa com o Marquês para poder manipulá-lo. Como vingança, ela contrata a prostituta Mademoiselle de Joncquieres, que possui uma beleza jovem e pura, para fazer com que o ex se apaixone e tenha seu coração partido.
Arunachalam Muruganantham é um ativista social e empresário de Tamil Nadu. Ao perceber o quanto as mulheres são afetadas pela menstruação, o homem se propõe a criar uma máquina que produz absorventes higiênicos de baixo custo. Sua intenção é levar os produtos de higiene menstrual para mulheres na Índia rural que não possuem acesso ao item básico para a dignidade e saúde feminina.
Aos 16 anos, Mary Wolffstonecraft Godwin adora passar o tempo criando histórias macabras que escreve em seu diário. Durante uma viagem à Escócia, ela conhece Percy Shelley, um poeta renomado que, apesar de seus 21 anos, já é casado e tem um filho. Eles se apaixonam e, com o escândalo, Percy perde seus privilégios como herdeiro de uma família abastada. Após alguns anos de miséria, Mary concebe o ilustre romance gótico “Frankenstein”, uma das histórias mais lidas da literatura.
Ambientado no verão de 1983, no norte da Itália, o filme percorre semanas ensolaradas nas quais o mundo de Elio é transformado. Arrogante e sofisticado, embora transpareça uma ingênua insegurança, Elio e seus pais não convencionais se preparam para receber Oliver, um aluno de pós-graduação que irá trabalhar durante o verão com o pai do adolescente, que é professor. Bonito e confiante, a forma como Oliver preenche os ambientes por onde passa deixa Elio completamente apaixonado.
No funeral de Victor Adelman, um famoso escritor, a viúva, Sarah, se refugia da multidão na companhia de um jornalista, Antoine Grillot. Ele deseja escrever a biografia da vida do casal e pede à viúva detalhes do relacionamento. Sarah narra sua história com Victor desde a década de 1970, quando ele se torna um conhecido escritor e adota o sobrenome judeu de sua família. Sarah, que é suspeita de ter causado a morte do marido, não hesita em relembrar os pontos desagradáveis do marido e sua complicada relação com o filho.