O catálogo da Netflix é tão abrangente, que quanto mais se procura mais se encontra obras cinematográficas de qualidade. Nessa lista, a Revista Bula separou alguns títulos mais que perfeitos para você conferir. Entre os filmes selecionados, a excêntrica realização de Bo Burnham durante o isolamento social decorrente da Covid-19, “Bo Burnham: Inside”; 30 anos após Rick Deckard se apaixonar pela replicante Rachel, outro blade runner, K, descobre um segredo que pode estourar uma guerra entre robôs e humanos em “Blade Runner 2049”; um documentário enfurecedor sobre o racismo estrutural nos Estados Unidos em “A 13ª Emenda”. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Gravado durante o isolamento social em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o filme parece ser uma coletânea de momentos cômicos. No entanto, as cenas exploram com realismo e intimismo as crises de solidão do confinamento do comediante Bo Burnham. Uma série de canções e esquetes estreladas por ele próprio narram sua vida cotidiana em pleno confinamento. Em meio às crises de pânico, auto depreciação e reconhecimento de seus privilégios, Bo documenta com ironia e humor a decadência de sua saúde mental.
O blade runner, K, descobre que replicantes podem se reproduzir biologicamente, quando encontra os restos mortais de uma fêmea grávida. O segredo poderia iniciar uma guerra entre as inteligências artificiais e humanos. Em sua investigação, K identifica a replicante como Rachel e descobre que ela tinha um relacionamento com Rick Deckard, outro blade runner. Para evitar que o segredo seja revelado, ele terá de encontrar o ex-agente e destruir todas as evidências do segredo. No meio de sua jornada, ele passa a indagar se ele próprio foi criado ou se nasceu de outra replicante.
O filme acompanha a criminalização de afro-americanos desde o final da Guerra Civil até os dias atuais nos Estados Unidos, criticando o sistema prisional e outros exemplos de preconceito racial institucionalizado. DuVernay desdobra muitos detalhes históricos em um arranjo enfurecedor de estatísticas e explicações convincentes para a evolução do preconceito racial nos Estados Unidos, desde “O Nascimento de uma Nação”, de D.W. Griffith, até a campanha “Guerra Contra às Drogas”.
Em uma vila sem nome na África Ocidental, Agu, de 12 anos, e seus amigos passam os dias brincando, vagamente conscientes da guerra civil que está destruindo seu país em outros lugares. Um dia, sua aldeia é invadida por uma das facções em conflito, e Agu testemunha o assassinato de seu pai e irmão. Separado de sua mãe e irmã menor, Agu fica à deriva em uma área rural próxima de sua vila, onde é descoberto por um grupo de jovens guerrilheiros, liderados pelo carismático Comandante. Vendo em Agu potencial para ser um soldado, Comandante o prepara para se tornar um assassino frio e cruel.
Reboot da trilogia de “Mad Max”, estrelada por Mel Gibson. No título mais recente da franquia, os caminhos do andarilho Max se cruzam com o de Imperator Furiosa, que lidera um grupo de mulheres contra um governante tirânico. Juntas, elas lutam por sua liberdade e buscam sua terra natal. Tudo ocorre no já conhecido deserto pós-apocalítico, em que água é um dos bens mais valiosos.
Charlie é um calouro no ensino médio que luta contra a depressão e a ansiedade. Apesar de sua natureza tímida, ele consegue fazer alguns amigos. Primeiro, seu professor de inglês, e depois dois veteranos excêntricos, os irmãos Sam e Patrick. Sam e Patrick colocam Charlie sob suas asas e mostram a ele as maravilhas da intelectualidade adolescente, incluindo brownies de maconha, o “Rocky Horror Picture Show”, as músicas de David Bowie e a aceitação própria.
Coringa ascende em Gotham como um dos mais aterrorizantes criminosos de todos os tempos, após um assalto a banco impressionante. O caos toma conta das ruas da cidade, que está dominada por criminosos que lutam pela supremacia. Os olhos dos cidadãos estão sobre o promotor público, Harvey Dent, que promete dar um fim ao crime organizado. Outro farol de esperança em Gotham é o tenente Jim Gordon, um policial honesto que trabalha em parceria com Batman. Quando Coringa é incumbido pelo sindicato do crime de assassinar Batman, Bruce Wayne decide investir sua influência financeira em Harvey Dent.
Ninguém notava Frank Lucas, o silencioso motorista de um dos principais chefes do crime em Nova York. Quando seu patrão morre, Frank explora a abertura na estrutura de poder para construir seu próprio império e criar sua versão do sonho americano. Com uma inteligência e ética empresarial rígida, ele passa a comandar o comércio de drogas nos centros das cidades. Do outro lado, o policial Richie Roberts acompanha as ruas de perto o suficiente para sentir a mudança de controle no submundo das drogas. Ele percebe que alguém está escalando os degraus acima das famílias conhecidas.
Com baixa autoestima e sem ambições na vida, Sophie tem um encontro inesperado com o jovem e bonito feiticeiro, Howl. O ocorrido chama atenção da Bruxa das Terras Abandonadas que lança um feitiço sobre Sophie e a transforma em uma velha. Decidida a reencontrar a feiticeira que lhe lançou o quebrante, Sophie parte em uma odisseia que a fará encontrar novamente Howl, que pode ajudá-la a reverter o feitiço.
O empresário Oskar Schindler chega à Cracóvia em 1939, disposto a fazer fortuna com a Segunda Guerra Mundial, que acaba de começar. Após ingressar no partido nazista, principalmente por conveniência política, ele abastece sua fábrica com trabalhadores judeus por razões pragmáticas semelhantes. Quando a SS começa a exterminar judeus no gueto de Cracóvia, Schindler consegue proteger seus trabalhadores para manter sua fábrica em operação, mas logo percebe que, ao fazer isso, ele também está salvando vidas inocentes.