Se você está desmotivado, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes que estão disponíveis no catálogo da Netflix. Além de economizar o que iria gastar com coach, terapias ocupacionais ou livros de autoajuda, você ainda garante boas horas de diversão e entretenimento. Os filmes selecionados — a maioria baseada em fatos — são inspiradores, reconfortantes e trazem grandes lições, contando a história de pessoas que encontraram oportunidades em meio às dificuldades e mudaram suas vidas. Entre os selecionados, estão “O Grande Passo” (2020), de Sooni Taraporevala; “O Menino que Descobriu o Vento” (2019), de Chiwetel Ejiofor; “Roman J. Israel, Esq”. (2017), de Dan Gilroy; e “Invencível” (2014), de Angelina Jolie. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Camp Jened foi um centro para jovens com deficiência que funcionou por cerca de um quarto de século em Catskill, Nova York. O documentário acompanha vários ex-alunos importantes, dando maior ênfase à Judy Heumann, que liderou a causa dos direitos das pessoas com deficiência na cidade de Nova York, nos anos 1970. Judy depois se tornou ainda mais pública durante a manifestação 504, de 1977, na qual dezenas de pessoas com deficiência exigiram direitos que garantissem equidade.
Nishu e Asif, dois garotos que moram na favela, são descobertos por um renomado professor de balé, que os convida para ingressar em uma importante companhia de dança. Os amigos percebem que realmente têm talento e desejam continuar, mas precisam enfrentar o preconceito de suas famílias, que são muito religiosas. Além disso, eles devem aprender a lidar com a rejeição dos colegas, que são ricos.
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Roman Israel é um advogado idealista e honesto, que está acostumado a ver o sócio levar o crédito por seu trabalho. Mas quando o sócio morre, Roman se vê obrigado a enfrentar uma mudança na carreira. Agora ele trabalha na companhia do ambicioso George Pierce e enfrenta uma crise moral ao ter que defender um homem acusado de homicídio.
O filme conta a história real de Arunachalam Muruganantham, o homem que inventou uma máquina que produz absorventes femininos baratos, para que as mulheres mais pobres da Índia pudessem ter acesso ao produto. Nas regiões rurais do país, a menstruação era vista como um tabu e Arunachalam enfrentou o preconceito e as dificuldades até se transformar em um homem de sucesso.
O filme biográfico irá retratar os bastidores do gênio que revolucionou a computação. O longa-metragem expõe o drama da paternidade não assumida de Steve Jobs por sua filha. Ainda mostra a prepotência, perfeccionismo e o lado visionário do fundador da Apple. A história se desenrola entre os três lançamentos dos produtos icônicos: Macintosh, NeXT e iMac.
Dr. Bennet Omalu é um patologista forense que diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Com o passar do tempo, ele descobre que se trata de um mal comum entre os jogadores, resultado de repetidas concussões na cabeça. Determinado a mudar essa situação, ele resolve enfrentar a poderosa NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.
O filme conta a trajetória de Stephen Hawking, astrofísico britânico. Aos 21 anos, ele se apaixona por Jane Wilde, uma estudante de Cambridge, mas logo é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa. Jane decide continuar ao lado do namorado e os dois se casam. Contrariando os diagnósticos médicos, Hawking tem três filhos com Jane e persiste em seu trabalho intelectual, tornando-se um dos cientistas mais aclamados do mundo.
Louie Zamperini superou uma infância delinquente para se tornar uma estrela em ascensão no atletismo. Após um desempenho admirável nas Olimpíadas de 1936, Louie se juntou à aeronáutica dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Durante uma missão, o avião de Louie cai no Oceano Pacífico. Ele e um colega sobrevivem, mas ficam mais de um mês à deriva no mar. Capturado por tropas japonesas e enviado para campos de prisioneiros, Louie suportou torturas físicas e psicológicas nas mãos de seus captores.
Ken recebe uma proposta para treinar o time de basquete em sua antiga escola. Ele topa o compromisso com o objetivo de melhorar o bairro pobre que é atendido pela instituição. Seus atletas só podem jogar se comparecerem às aulas e tirarem notas boas. Quando ele percebe que os atletas não estão cumprindo com o combinado, ele decide fechar a academia e cancelar todas as partidas, causando alvoroço na comunidade.