Quando o espectador escolhe ver um filme leve, é como se trancasse do lado de fora da sua vida as energias ruins, os pensamentos negativos e toda aquela carga de tensão que tem transformado os dias em algo tão pesado de se carregar. Um filme é capaz de renovar as esperanças e recarregar as forças para que coisas boas sejam atraídas. Entre os títulos selecionados, “Paternidade”, sobre um pai que aprende a se virar sozinho com um bebê; “A Incrível História da Ilha das Rosas”, a história real de um homem que decide criar seu próprio país; e “Cidade de Gelo”, um romance russo entre um patinador de gelo pobre e uma jovem aristocrata. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Matt Logelin perdeu a esposa durante o parto de sua filha, Maddy. Ele recebe a inesperada incumbência de criar uma criança sozinho. Enquanto Matt enfrenta os desafios de ser um pai solo, os colegas de trabalho, a sogra e outras pessoas passam a questionar sua capacidade de criar a filha fora de um modelo considerado socialmente “adequado”. Ele está determinado a provar que todos estão errados. Em alguns momentos, contará com a ajuda de amigos e familiares, mas a maior parte do tempo, Matt terá de confrontar os problemas da paternidade sozinho.
Com ajuda de um amigo, um homem idealista constrói uma ilha fora do território marítimo italiano. Após declarar que o local é uma nação independente, chama atenção de turistas, inclusive pessoas que chegam para pedir cidadania. Conforme o local se torna cada vez mais popular e ele solicita reconhecimento da ONU, outros países se sentem desconfortáveis, especialmente a Itália, que passa a considerá-lo inimigo.
Matvey, de 18 anos, é um jovem pobre que trabalha como entregador em uma famosa padaria de São Petersburgo. O que tem de mais precioso na vida são seus patins de prata, herança deixada por seu pai. Os patins são seu ganha-pão, já que são o meio de locomoção do rapaz, conhecido por sua rapidez e agilidade sobre as lâminas. Quando Matvey é demitido, se vê envolvido com uma gangue de batedores de carteira para sobreviver. Um dia, conhece a jovem aristocrata Alisa, por quem se apaixona.
Cole é um adolescente problemático de 15 anos, que mora em Detroit com a mãe. Após ser expulso do colégio por causa de uma briga, é deixado por ela na porta da casa de seu pai, Harp, que reside na Filadélfia. Harp é um cowboy contemporâneo, solitário e taciturno, que dá poucas explicações sobre o motivo de ser ausente da vida do filho. Apaixonado por cavalos, dedica seus dias nos estábulos da Fletcher Street. Sem escolha a não ser ficar com o pai, Cole concorda em ajudar com os animais. No entanto, ele logo se reconecta com Smush, um amigo de infância que trafica drogas.
O filme narra a história real de Rudy Ray Moore, que ao ser dispensado por Hollywood na década de 1970, decidiu produzir suas próprias obras. O artista criou um personagem cômico chamado Dolemite, um cafetão de fala mansa, que faz rimas e se gaba de suas façanhas. Além de vários discos em que interpreta Dolemite, Moore também realizou diversos filmes blaxploitation sobre o personagem. Seu estilo de atuação mais tarde lhe rendeu o apelido de “padrinho do rap”.
Bertrand tem 40 anos e há dois sofre de depressão. Apesar de todos os dias tomar a medicação, além de receber o incentivo da esposa, ele continua não encontrando nenhum significado para sua vida. Um dia conhece outros homens com histórias parecidas em um clube aquático municipal. Eles decidem se juntar e formar uma equipe de nado sincronizado para homens de meia-idade, sob o comando da ex-atleta Delphine. Na equipe, Bertrand finalmente sente que sua vida começou a ter algum sentido.
Louis e Addie são dois idosos viúvos que moram lado a lado há anos. Um dia, Addie faz uma visita inesperada e propõe que eles passem a noite juntos, para que não durmam sem companhia. Sexo não está incluso no convite. À princípio resistente, Louis acaba por aceitar a proposta. Gradualmente, eles permitem se conhecer melhor e um delicado romance surge. A inusitada relação pega famílias e vizinhos de surpresa.
Em Melbourne, Ali é filho do líder de uma mesquita que é reverenciado por seus seguidores. Todos os membros da comunidade o admiram e, por isso, também existe uma certa pressão sobre Ali, cuja família espera que se torne médico. Quando Ali é reprovado no vestibular para medicina, ele não consegue dar a notícia devastadora para sua família. Então, se vê forçado a mentir que foi aprovado e que entrará para a faculdade. As coisas fogem de controle quando os pais de Ali arranjam a “noiva adequada” para seu filho. Ele, no entanto, está apaixonado por outra garota, que ironicamente se tornará médica.
Na noite de um eclipse, a psicoterapeuta Eva e o marido, Alfonso, recebem convidados para um jantar em seu apartamento no centro de Madri: Antonio e Ana, um casal em crise; Eduardo e Blanca, que estão apaixonados; e o desempregado Pepe, que, para a irritação de todos, chega atrasado e sem a nova namorada que todos estavam ansiosos para conhecer. Com o intuito de apimentar a noite, Blanca sugere que todos ponham o celular na mesa para que os outros possam ouvir e ler suas ligações e mensagens.
Nadine é uma adolescente com baixa autoestima e que tem apenas uma amiga, Krista. Quando a amiga começa a namorar seu irmão, Nadine passa a se sentir solitária e sem saber como lidar sozinha com a vida no ensino médio. Nadine se isola completamente do mundo e se sente um fracasso. A única pessoa que tem para desabafar é um professor irônico e sem paciência.