Uma poderosa ferramenta para críticas sociais e políticas, a comédia também é uma forma inteligente e perspicaz de abordar acontecimentos triviais, além de um importante mecanismo para aliviar os estresses e ansiedades da vida moderna. Na lista a seguir, “Ali no Queens”, sobre um adolescente da Indonésia que parte rumo aos Estados Unidos em busca de sua mãe, que foi embora quando ele tinha 5 anos; “À Segunda Vista”, que mistura comédia e thriller ao abordar o relacionamento de uma comediante com um homem suspeito; “A Incrível História da Ilha das Rosas”, sobre um italiano que decide construir sua própria ilha e transformá-la em um país, dando início a uma crise diplomática. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ali é um adolescente de 17 anos que vive em Jacarta. Após a morte de seu pai, decide ir à Nova York a procura de sua mãe, Mia. Ela partiu quando Ali tinha 5 anos em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Ali bate no endereço do cartão postal enviado por sua mãe, mas conhece Party, uma faxineira que divide apartamento com algumas amigas. Elas prometem ajudá-lo a procurar Mia em troca de algum dinheiro. Um dia, Ali descobre que sua mãe vive em uma casa no Brooklyn e decide bater na porta. Então, lhe é revelado que Mia construiu uma nova vida e família, nas quais Ali não está incluído.
Andrea Singer é uma comediante de stand-up que sempre priorizou sua carreira. Ela deseja alçar novos voos na profissão e começa a fazer testes para a tevê. No retorno de uma de suas audições, ela conhece Dennis no avião. Ele se apresenta como um investidor e com formação acadêmica na Universidade de Yale. Andrea acha o rapaz simpático e decide convidá-lo para uma de suas performances. Logo os dois se tornam amigos e depois nasce um romance. Dennis aparenta ser o companheiro ideal, mas atitudes estranhas levantam suspeitas em Andreia e sua melhor amiga, Margot.
Com ajuda de um amigo, um homem idealista constrói uma ilha fora do território marítimo italiano. Após declarar que o local é uma nação independente, chama atenção de turistas, inclusive pessoas que chegam para pedir cidadania. Conforme o local se torna cada vez mais popular e ele solicita reconhecimento da ONU, outros países se sentem desconfortáveis, especialmente a Itália, que passa a considerá-lo inimigo.
Mia tem 10 anos e se muda de Londres para a África do Sul. No novo país, sua família irá administrar um santuário de leões para turistas. Ela desenvolve um vínculo especial com Charlie, um filhote de leão branco. Anos mais tarde, o pai de Mia decide vender o animal. Preocupada com possíveis compradores interessados em usar o leão para que seja caçado, Mia tem de lutar para salvar seu melhor amigo.
Damien é um homem que nasceu para uma vida de privilégios, liberdade e oportunidades ilimitadas. Machista e conquistador, ele acredita na superioridade masculina. Um dia, enquanto caminha, bate a cabeça em um poste e se vê preso em um mundo paralelo. Nessa nova realidade, os homens são considerados o sexo frágil. Seu melhor amigo se torna dona de casa, seu corpo é objetificado e hipersexualizado, e os homens são submissos às mulheres. Indignado quando os seus direitos inalienáveis lhe são retirados, passa a questionar o quanto isso é errado.
Blanca evita pegar em pessoas e superfícies. Ana Maria precisa verificar constantemente se fechou a porta ou a torneira. Emílio tem compulsão por acumular coisas. Otto gosta de organização e não consegue pisar em linhas. Lili tem ecolalia e repete tudo que os outros falam. Já Frederico tem tiques motores por conta de Síndrome de Tourette. Eles haviam marcado consultas individuais com um famoso psicólogo, mas descobrem que todos estão agendados para o mesmo horário e o profissional está atrasado. Após uma longa espera na recepção, decidem fazer por conta própria uma terapia em grupo.
Carlos vai até uma cafeteria, onde vê Irene lendo um livro. A moça se aproxima dele e eles começam a conversar. Então, decidem iniciar uma amizade de maneira diferente. Eles estabelecem algumas regras: sem passado, sem se apresentarem com os nomes verdadeiros, sem redes sociais e sem se apaixonar. Os dois passam os dias caminhando pela cidade, enquanto conversam sobre a vida, o amor e si mesmos. Ao mesmo tempo, Carlos também termina de escrever um roteiro com seu amigo Cristóbal, um excêntrico escritor obcecado pelo Japão.
Servando Villegas é um idoso rabugento de 85 anos, temido no abrigo em que mora. Em crise financeira, seu saldo no banco ficou zerado e, sem como arcar com os custos da casa de repouso, tem de recorrer aos filhos para ter onde morar. O único que aceita acolher Servando é Francisco, o mais novo. No entanto, o pai descobrirá que o filho não é realmente um consultor de negócios solteiro na Cidade do México, como imaginava. Na realidade, Francisco é paisagista em San Miguel de Allende e vive com a esposa e um filho adolescente.
Após ser assaltado por um bando de adolescentes marginais, o traficante David perde o dinheiro de pagar seu fornecedor. Para saldar a dívida com o criminoso, David tem a missão de contrabandear um carregamento de drogas. Então ele convoca a stripper Rose, o aspirante a cliente Kenny e a adolescente cheia de piercings e tatuagens Casey para fingirem ser sua esposa e filhos. Juntos, a família “Miller” segue em um trailer rumo à fronteira para cumprir a missão.
Cady acaba de se mudar para o subúrbio de Illinois, após viver 12 anos na África e receber educação escolar em casa. No ensino médio, nos Estados Unidos, faz amizade com Janis e Damien, que a alerta que ela deve manter distância do trio As Poderosas, formado por Gretchen, Karen e a líder, Regina George. Mesmo com os avisos, Cady decide conversar com as garotas no intervalo da aula e é convidada para integrar o grupo, responsável por espalhar boatos, fofocas e difamações sobre os alunos e professores no colégio.