Diante da tristeza, ansiedade e desânimo, só há um remédio que a Revista Bula pode receitar: a arte. Nada como um livro, uma música, uma pintura ou um filme para elevar nossas emoções, dar leveza para a vida e edificar a mente. O cinema é uma ótima opção para quem deseja tirar o foco das preocupações e viajar para outros universos pela imaginação. Na lista a seguir, a história do pioneiro em estudos paranormais, “Kardec”; “Pad Man”, sobre o ativista indiano que fabricou absorventes para mulheres de áreas rurais sem acesso ao item essencial à higiene feminina; e “Arte de Amar”, sobre uma ginecologista que revolucionou a vida sexual dos poloneses na década de 1970; dentre outros. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Professor Rivail não é muito simpático à Igreja Católica. Um intelectual parisiense versado em várias línguas, ele é membro da Real Academia de Ciências Naturais. Na França, onde mora em meados do século 19, a nova moda é se sentar em uma sessão à espera de que os espíritos dos mortos levitem sobre a mesa e tentem se comunicar. Rivail, que costuma zombar dos truques usados pelos charlatães, decide estudar a mediunidade. Ao se aprofundar nas pesquisas sobre o sobrenatural, se torna pioneiro da doutrina espírita.

Arunachalam Muruganantham é um ativista social e empresário de Tamil Nadu. Ao perceber o quanto as mulheres são afetadas pela menstruação, o homem se propõe a criar uma máquina que produz absorventes higiênicos de baixo custo. Sua intenção é levar os produtos de higiene menstrual para mulheres na Índia rural que não possuem acesso ao item básico para a dignidade e saúde feminina.

“A Arte de Amar” conta a história real da ginecologista e sexóloga polonesa Michalina Wisłocka, no final da década de 1970. Eliminando estereótipos conservadores e ignorância generalizada, e enfrentando a censura, Wisłocka consegue publicar um guia para a felicidade sexual que revolucionou a vida de pessoas em todo o país.

Howard é um publicitário nova-iorquino bem-sucedido que fica desolado após a morte de sua filha. Tomado por desespero, ele não consegue mais se abrir com seus amigos Whit, Simon e Claire. Então, ele decide escrever cartas diretamente voltadas para os temas de amor, tempo e morte. Surpreendentemente, ele é visitado por esses conceitos sob encarnações de pessoas. Conforme dialoga com essas entidades universais, seus olhos são abertos para a beleza oculta que existe em cada uma delas.

Roberto e Claudia acreditam que o nascimento do filho será um marco na vida do casal e o começo de uma nova jornada. Na sala do parto, eles recebem a notícia de que seu filho, Fabrício, tem Síndrome de Down. Tomado por diversas emoções e conflitos internos, Roberto vive estágios de negação, revolta e até tenta tratamentos controversos para “curar” seu filho. Após ter um caso extraconjugal, ele passa por transformações e amadurece. Ao longo de 12 anos, Roberto passa a se conhecer melhor e a compreender Fabrício.

O filme conta a história do romance entre o famoso astrofísico Stephen Hawking e Jane. Ele a havia conhecido ainda na universidade, época em que se casaram. Aos 21 anos, o cientista foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A), uma doença degenerativa. Com o tempo, Hawking foi acometido por inúmeras limitações físicas decorrentes de sua condição. O longa-metragem mostra como o apoio de sua companheira o ajudou a não desistir de seus estudos e teorias que revolucionaram o conhecimento da astrofísica.

Louie Zamperini superou uma infância delinquente para se tornar uma estrela em ascensão no atletismo. Após um desempenho admirável nas Olimpíadas de 1936, Louie se juntou à aeronáutica dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Durante uma missão, o avião de Louie cai no Oceano Pacífico. Ele e um colega sobrevivem, mas ficam mais de um mês à deriva no mar. Capturado por tropas japonesas e enviado para campos de prisioneiros, Louie suportou torturas físicas e psicológicas nas mãos de seus captores.

Henry, Maria e seus três filhos passam as férias de Natal em Khao Lak, na Tailândia, em 2004. Dois dias após sua chegada ao hotel, um tsunami de dimensões catastróficas inunda a área em que estão. Maria e Lucas, um dos filhos, finalmente conseguem se encontrar após serem levados pela água. Separados do restante da família, eles ajudam outras vítimas a acharem seus conhecidos. Enquanto isso, Henry e os outros dois filhos, Thomas e Simon, também sobrevivem e se unem. Enquanto procuram por Maria e Lucas, auxiliam outras pessoas afetadas pela tragédia.

Erin Brockovich é mãe de três filhos e divorciada. Enquanto trabalha como arquivista em um pequeno escritório de advocacia, se depara com o caso de uma empresa que contamina a água consumida por moradores de uma pequena cidade. No local, as pessoas têm sido afetadas por doenças devastadoras. Erin convence seu chefe a deixá-la apurar o caso. Embora os cidadãos locais fiquem receosos com a investigação, logo Erin ganha a confiança da população com seu jeito claro e franco. Mais de 600 testemunhas surgem contra a empresa que tem tornado a água da cidade tóxica.

Quando a espaçonave que levava os astronautas Jim, Fred e Jack fica avariada no caminho para a lua, inicia a fatídica missão de trazer o trio de volta para a Terra. O defeito faz com que o oxigênio seja lançado ao espaço, aumentando os níveis de dióxido de carbono e causando pane na refrigeração da nave. Enquanto a temperatura cai para abaixo de zero, os astronautas observam a espaçonave se distanciar cada vez mais. O mundo assiste pela televisão atônito para saber se a Nasa conseguirá trazer seus homens de volta para suas famílias.