Já teve a sensação de que um bom filme melhorou seu dia? Não é para menos, diversos profissionais da saúde mental até mesmo recomendam cinematerapia para que alguns pacientes explorem sua psique ou para que ajude a lidar com os altos e baixos das emoções. A arte, de maneira geral, sempre serviu como ferramenta para os seres humanos externarem suas emoções, enxergarem os problemas por outros ângulos e superarem questões particulares. Entre os títulos selecionados, estão “Paternidade”, uma crítica aos padrões de modelo familiar aceitos pela sociedade; uma visita aos dramas vividos por vítimas da Segunda Guerra Mundial, no delicado romance “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”; e um olhar sobre a solidão da velhice com “Nossas Noites”. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Matt Logelin perdeu a esposa durante o parto de sua filha, Maddy. Ele recebe a inesperada incumbência de criar uma criança sozinho. Enquanto Matt enfrenta os desafios de ser um pai solo, os colegas de trabalho, a sogra e outras pessoas passam a questionar sua capacidade de criar a filha fora de um modelo considerado socialmente “adequado”. Ele está determinado a provar que todos estão errados. Em alguns momentos, contará com a ajuda de amigos e familiares, mas a maior parte do tempo, Matt terá de confrontar os problemas da paternidade sozinho.
Após a Segunda Guerra Mundial, uma escritora é convidada para participar de uma reunião de um clube do livro. Ao chegar no local, em uma pequena cidade, conhece o autor do convite, por quem se apaixona. No entanto, por trás do clube, a escritora descobre que a guerra ainda não acabou para essas pessoas marcadas pela perda de tantos entes queridos.
Louis e Addie são dois idosos viúvos que moram lado a lado há anos. Um dia, Addie faz uma visita inesperada e propõe que eles passem a noite juntos, para que não durmam sem companhia. Sexo não está incluso no convite. À princípio resistente, Louis acaba por aceitar a proposta. Gradualmente, eles permitem se conhecer melhor e um delicado romance surge. A inusitada relação pega famílias e vizinhos de surpresa.
Em uma realidade paralela em que os seres mágicos controlam o tempo, as marés e até mesmo as estações, Chun é um espírito adolescente que decide explorar o mundo humano. Ela chega na forma de um golfinho, que se prende em uma rede de pesca e é resgatada por um menino. No incidente, seu salvador cai no mar, se afoga e morre. Comovida com tamanha bondade, ela decide devolver a vida ao garoto que morreu, que retornará ao mundo como um golfinho. No entanto, o feito requer que um só viva enquanto o outro também estiver vivo.
Kaira é uma cineasta promissora que deseja dirigir seus próprios filmes. Sua vida começa a desandar quando Raghuvendra, um produtor de cinema que foi pivô do término de seu namoro de longa data, fica noivo de outra pessoa. Ela é expulsa de seu apartamento, porque a imobiliária só aceita casais. Além disso, Kaira se sente insatisfeita com sua evolução profissional. Então decide se mudar de Mumbai para Goa, onde irá morar novamente com os pais, com quem ela não se relaciona bem.
Tim Lake descobre que tem o poder de viajar no tempo, uma habilidade passada de pai para filho. Embora não consiga mudar o curso de acontecimentos históricos no mundo, ele consegue transformar coisas que ocorreram em sua própria vida. Um dia, ele conhece a bela Mary, por quem se apaixona. Tim usa suas viagens no tempo para conquistar a moça e, posteriormente, se casar com ela. Anos depois, Tim descobre que seus poderes não são capazes de impedir que seu casamento e sua família passem por altos e baixos, como qualquer família normal.
Ryan Binghan trabalha viajando de um lado para o outro do país para demitir e “enxugar” o quadro de funcionários de grandes corporações. Satisfeito com seu estilo de vida “livre”, Ryan está ansioso para completar 10 milhões de milhas, que lhe dará direito vitalício a passagens aéreas. Quando uma nova funcionária entra na empresa com objetivo de cortar despesas, ela sugere que as viagens de Ryan sejam feitas por carro. Diante dessa nova perspectiva, ele começa a refletir sobre o que realmente é ter um lar.
Andie Anderson é jornalista da revista “Cosmopolitan”. Para apimentar uma de suas publicações que dá dicas de como sabotar um relacionamento com um cara indesejado, ela está disposta a testar as próprias técnicas fazendo tudo de errado possível em um relacionamento. Enquanto isso, Ben aposta com seu chefe que é capaz de conquistar qualquer mulher solteira em dez dias. Caso vença, receberá uma promoção. Caso perca, será rebaixado de cargo na empresa. Quando Andie e Ben se conhecem em um bar, eles colocarão seus planos em prática e farão o possível para alcançar seus objetivos.
William Thacker é dono de uma livraria em Notting Hill, Londres, e vive a vida monótona de um cidadão mediano. Tudo vira de cabeça para baixo quando a atriz mais famosa do momento, Anna Scott, entra em sua loja se passando por uma cliente. Uma série de encontros entre eles faz com que desenvolvam um estranho relacionamento romântico. O casal vivencia todos os altos e baixos de um namoro entre uma celebridade constantemente perseguida por paparazzi e um homem normal e pobre.
Inspirado na vida do enxadrista Josh Waitzkin, o filme narra a história de um garoto comum de 7 anos que passa a dar sinais de ser um gênio do xadrez. Seu pai, um cronista esportivo, o incentiva, mas teme que o filho seja afastado de uma infância doce e normal. Colocado sob a asa do instrutor de xadrez Bruce Pandolfini, o treinador incentiva o menino a desprezar seus oponentes. Bobby corre o risco de perder sua bondade essencial, mas no decorrer da história consegue provar que é capaz de misturar a competição com respeito ao próximo e espírito esportivo.