A maior parte do público se apega ao circuito Hollywood da indústria cinematográfica, mas a verdade é que há tesouros espalhados por diversas partes do mundo. A França não poderia estar de fora. Além de ser pioneira nesta arte, já que de lá vieram os irmãos Lumiére, responsáveis pela primeira projeção cinematográfica em 1895, os mais antigos estúdios de cinema também nasceram lá e alguns estão em atividade até hoje, como a Goumont, fundada em 1895, e a Pathé, de 1896. A Netflix tem um rico arsenal de produções francesas em seu catálogo que merecem ser prestigiadas. A Revista Bula separou uma lista com dez títulos subestimados, mas que são tesouros escondidos em meio a tantos filmes da plataforma. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Liz acorda sem suas memórias e sem, ao menos, lembrar o próprio nome em uma câmara criogênica. Trancada e isolada apenas com MILO, uma inteligência artificial, ela precisa juntar pistas e fragmentos de memórias para descobrir como foi parar ali e os motivos. Enquanto remonta o quebra-cabeça em sua mente, ela luta contra o tempo, antes que seu oxigênio acabe.
Samia é uma consultora educacional que chega na escola secundária de Saint Denis, conhecida por seus alunos desinteressados e indisciplinados. Com a ajuda de Dylan e Moussa, ela supervisiona os estudantes durante o ano letivo, aconselhando-os quando necessário. Ela, particularmente, se dedica a ajudar o rebelde Yannis, um dos adolescentes da instituição que tem uma história de vida parecida com a sua. Samia fará tudo ao seu alcance para mostrar aos alunos que um futuro melhor é possível.
Teddy é enviado para um Centro Educacional Fechado ao ser acusado do assassinato de seu pai. Na ocasião, ele tentava proteger seu irmão mais novo do pai violento. Agora, enquanto aguarda julgamento na instituição, se defronta com uma realidade brutal de jovens agressivos que criam suas próprias regras de convivência. No local, ele faz amizade com Enzo. Juntos eles decidem fugir para Amsterdã.
Manuel e Driss são dois amigos de infância que se separaram ao escolher caminhos diferentes para suas vidas: um se torna chefe do narcotráfico e outro um policial. Eles se reencontram quando Manuel e membros de sua gangue são pegos em uma emboscada e apenas ele sobrevive. A quadrilha, da qual faz parte, acredita que ele seja um traidor que matou os comparsas. Já Driss revela a ele que um dos homens que morreu trabalhava como informante para a polícia e oferece uma parceria para pegar os responsáveis pelas mortes.
Wael foi menino de rua quando criança e ganha a vida praticando pequenas fraudes com sua mãe adotiva e melhor amiga, Monique. Em um de seus golpes, conhecem Victor, que tem uma instituição de apoio para adolescentes problemáticos. Ele os convence de realizar um trabalho voluntário neste centro direcionado a jovens excluídos do sistema escolar. Monique será a secretária e Wael um educador. O encontro entre o ex-menino de rua e os adolescentes promoverá a conexão ideal para ajudar esses adolescentes a refletirem sobre suas próprias vidas.
Baseado em uma notícia de jornal, o filme narra a história de Zachary. Após dois meses detido, o adolescente de 17 anos sai da prisão e tem que se comportar para conseguir manter a liberdade condicional. Rejeitado pela mãe e sem família, ele perambula pelas ruas de Marselha sempre acompanhado de delinquentes. Até que ele conhece Sheherazade, uma jovem prostituta que o acolherá em sua casa.
Bertrand tem 40 anos e há dois sofre de depressão. Apesar de todos os dias tomar a medicação, além de receber o incentivo da esposa, ele continua não encontrando nenhum significado para sua vida. Um dia conhece outros homens com histórias parecidas em um clube aquático municipal. Eles decidem se juntar e formar uma equipe de nado sincronizado para homens de meia-idade, sob o comando da ex-atleta Delphine. Na equipe, Bertrand finalmente sente que sua vida começou a ter algum sentido.
Baseado em uma história real, o filme conta a história do jovem Samy, que vive no subúrbio de Paris. Quando ele conhece Nadia, se apaixona instantaneamente. Em um encontro, ele diz para a amada que seria capaz de escalar o Monte Everest por ela, que o desafia à aventura. Mesmo sem experiência, ele decide cumprir a promessa para provar à Nadia que o sentimento é verdadeiro. Sem dinheiro e equipamento para a expedição, Samy enfrenta diversas dificuldades para alcançar seu objetivo. Enquanto isso, a aventura atrai a atenção da mídia local.
No funeral de Victor Adelman, um famoso escritor, a viúva, Sarah, se refugia da multidão na companhia de um jornalista, Antoine Grillot. Ele deseja escrever a biografia da vida do casal e pede à viúva detalhes do relacionamento. Sarah narra sua história com Victor desde a década de 1970, quando ele se torna um conhecido escritor e adota o sobrenome judeu de sua família. Sarah, que é suspeita de ter causado a morte do marido, não hesita em relembrar os pontos desagradáveis do marido e sua complicada relação com o filho.
Seyolo Zantoko tem ascendência congolesa e acaba de se formar médico na França. Contratado em uma clínica de uma isolada aldeia rural, é visto com estranheza pelos moradores, que nunca haviam visto um médico negro. Apesar dos desafios de serem a única família negra de todo o povoado, Zantoko se torna um dos médicos mais respeitados e queridos da região.
Dounia mora com a mãe em um gueto na periferia de Paris. Cansada de roubar refrigerantes em supermercado para vendê-los na escola para sobreviver, Dounia quer ficar rica o mais rápido possível. Na companhia da melhor amiga, Maimouna, ela decide contatar Rebecca, uma traficante que acredita ser confiável o bastante para ajudá-la a entrar no negócio das drogas. Quando a adolescente está prestes a decolar como traficante, ela conhece um jovem dançarino, chamado Djigui.
Matilda é uma menina de 12 anos que abandonou a escola e vive com sua família disfuncional. Um dia, o traficante Norman Stransfield e sua quadrilha assassinam o pai e toda a família de Matilda em um acerto de contas. Ela, que havia se escondido, testemunhou o crime. Matilda é amparada pelo vizinho, Léon, um assassino de aluguel. Antes da chegada da adolescente, ele vivia sozinho e infeliz em seu apartamento, na companhia de uma planta. Ao descobrir que Léon mata pessoas, a menina diz estar apaixonada por ele e pede sua ajuda para se tornar assassina e vingar a morte da família.