Se você não gosta do Dia dos Namorados, por não estar namorando no momento, ou considerar a data apenas um cliché criado pelo mercado publicitário para vender produtos de beleza e joias, encher bares, restaurantes e criar filas nos motéis, esta lista é perfeita para você. Nos filmes selecionados pela Bula, todos bem avaliados pelo público e pela crítica especializada, você encontrará tudo, tudo mesmo: menos romance. Entre os destaques, estão a ficção científica francesa “Oxigênio” (2021), de Alexandre Aja; o drama estadunidense “Monstro” (2021), de Anthony Mandler; e o suspense sul-coreano “A Ligação” (2020), dirigido por Lee Chung-hyeon. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Steve Harmon é um adolescente negro que sonha em ser cineasta. Inteligente e dedicado aos estudos, ele frequenta uma renomada escola de elite. Tudo parece bem na vida de Steve, até que ele se vê envolvido em um assalto, que culmina na morte de uma das vítimas. Com apenas 17 anos, Steve enfrenta uma complexa batalha legal para provar sua inocência e ser liberado da prisão.
O filme acompanha uma mulher que, ao acordar, percebe que está presa dentro de uma câmara criogênica. Ela não se lembra de quem é e nem de como foi parar ali. O nível de oxigênio está diminuindo aos poucos e ela sabe que precisa encontrar uma forma de se libertar. Para isso, ela precisa agir com calma, tentando reconstruir as memórias de seu passado.
Kim Seo-yeon acaba de se mudar uma antiga mansão isolada de sua família. No local, ela encontra um telefone sem fio e começa a receber misteriosas ligações, nas quais uma mulher diz que está sendo torturada pela mãe. Seo-yeon logo descobre que a mulher ao telefone, Oh Youn-sook, está morando na mesma casa, mas em alguma época do passado. As duas trocam informações sobre suas vidas e descobrem que, se Youn-sook tomar certas atitudes, pode mudar o destino de Seo-yeon.
O cartunista Carter James está voltando para casa, preocupado com seu cachorro, depois de dormir com uma garota chamada Perri. No caminho, ele é abordado por um policial que o considera suspeito. Carter tenta provar que não oferece perigo, mas acaba sendo baleado pelo policial. Em vez de morrer, Carter fica preso em um loop temporal e revive a abordagem policial várias vezes. “Dois Estanhos” ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem.
Em 2016, um exército de soldados e civis se mobilizam para libertar Mosul, cidade iraquiana ocupada pelo Estado Islâmico. Após ser salvo de um tiroteio, o jovem e inexperiente policial Ali Kawa se junta ao grupo. Ele é rapidamente integrado a uma unidade que tem como missão eliminar uma base inimiga. Em apenas um dia, Ali Kawa testemunha vários horrores da guerra.
Goreng acorda em uma cela de concreto marcada com o número 48. Seu companheiro de cárcere explica que eles estão em uma prisão vertical, onde não há nada para se fazer a não ser esperar pela comida, que vem por meio de uma plataforma que desce os andares. Dessa forma, quem está nas primeiras celas come mais, deixando apenas restos para os que estão nos níveis mais baixos. Atormentados pela fome, os prisioneiros fazem tudo o que for preciso para sobreviver.
O documentário reúne as filmagens de Craig, um homem que, debilitado pela fadiga adrenal, começou a mergulhar em meio a uma floresta subaquática gelada na África. À medida que a água fria o revigorava, ele passou a filmar suas incursões submarinas, especialmente um polvo que chamou sua atenção. Visitando a toca do animal todos os dias, ele ganhou a confiança do polvo, fazendo uma nova amizade improvável. “Professor Polvo” ganhou o Oscar 2021 de Melhor Documentário.
Tyler Rake é um mercenário e recebe a missão de resgatar o filho do maior traficante da Índia, sequestrado pelo maior líder do narcotráfico de Bangladesh, Amir. Após conseguir recuperar o jovem do cativeiro, as fronteiras do país são fechadas pelo sequestrador, que inicia uma caçada à dupla. Os contratantes pedem, então, para que Rake deixe o indefeso rapaz para trás para se salvar, mas sua dignidade e as lembranças do próprio filho já morto o impedem de abandonar o garoto.
Entre dois vizinhos desajustados nasce uma amizade improvável. Michael, o mais novo deles, é diagnosticado com câncer terminal. Por considerar o tratamento muito cruel, ele não quer passar pelas sessões de quimioterapia e decide viajar para comprar um remédio que tire sua vida antes da doença. Mas, ele não quer pegar a estrada sozinho e pede que seu vizinho, Andy, o acompanhe.
Saulo de Tarso faz parte do exército romano e é conhecido como um dos perseguidores de cristãos mais cruéis de seu tempo. Mas tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus e, a partir desse momento, passa a se chamar Paulo, tornando-se um dos apóstolos mais influentes do cristianismo. Por causa de sua conversão, Paulo se torna alvo do imperador Nero.