Para ajudar o espectador que quer conhecer histórias impressionantes de vida, a Bula reuniu em uma lista dez indicações essenciais. Nem sempre os finais são felizes, mas uma garantia a Bula dá: são surpreendentes. Entre os filmes selecionados, estão “O Tigre Branco”, considerado por muitos como o “Parasita indiano”; “Era uma Vez um Sonho”, com a brilhante atuação de Glenn Close; “Rosa e Momo”, que traz Sophia Loren em uma de suas poucas aparições nos últimos anos; o curta-metragem de fazer chorar pela beleza e carga dramática “Se Algo Acontecer…Te amo”; o romance argentino entre duas adolescentes que resistem em uma sociedade heteronormativa, “Las Mil y Uma”, dentre vários outros do catálogo de filmes recentes da Netflix.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Baseado em fatos reais, “Milagre Azul” conta a história da Casa Hogar, um orfanato que está à beira da falência. O dono do abrigo, Omar, se inscreve em um campeonato de pesca para tentar impedir que o governo feche o local. Na companhia do capitão do barco, Wade, e três crianças, o tutor sai em uma aventura em alto mar, com poucas chances de sucesso, para salvar o futuro da Casa Hogar.
Balram é um jovem ambicioso, que teve a má sorte de nascer em uma casta subalterna em Laxmangarh, na Índia. Para escapar da miséria, ele se muda para Nova Délhi e se candidata à vaga de motorista na mansão do mafioso Cegonha. No cargo, ele busca ganhar a confiança do chefe por meio de seu filho, Ashok , para ascender socialmente. No entanto, após um acidente com vítima fatal, Balram é pressionado para assumir a culpa no lugar da noiva de Ashok, Pinky, o que o lembra qual sua real posição na sociedade.
Inspirado na autobiografia de J. D. Vance, o enredo conta a história de J.D., um promissor estudante de Direito em Yale. Após a mãe sofrer overdose por drogas, ele retorna para sua cidade natal para tentar ajudar a família. De volta em casa, tem de confrontar as memórias do passado de pobreza e ausência de estrutura emocional familiar, além de perdoar a mãe narcisista, que parece desdenhar suas conquistas.
O enredo se passa em Nápoles e traz Sophia Loren como Madame Rosa, uma sobrevivente do Holocausto. Ela tem castiçais roubados por Momo, um menino senegalês de 12 anos, que apesar de bem amparado pelo dr. Coen, não consegue deixar de praticar pequenos delitos. Momo viu sua mãe ser brutalmente assassinada. Agora, sob os cuidados de Rosa, que foi convencida a cuidar do garoto, ambos desenvolvem uma amizade nutrida por compartilharem traumas, mesmo que tão distantes na régua do tempo.
Curta-metragem de 13 minutos, que narra o drama de um casal após a perda de um filho. Um mergulho em um abismo de emoções, que traz à tona lembranças alegres e, ao mesmo tempo, dolorosas demais para serem encaradas. Como superar uma tragédia tão grande? Como reconstruir as pontes que se desfizeram? Como colar os cacos de um relacionamento quebrado pela partida de um filho?
Traumatizada pela morte da irmã em um acidente de carro, Violet se fecha para o mundo. Diante de uma depressão, a adolescente sobe no parapeito de uma ponte e considera pular. Então surge Theodore Finch, um garoto rebelde e agressivo, que a convence de não tirar a própria vida. Apesar de também guardar seus próprios traumas, ele é quem reconecta Violet com o mundo. Juntos, o casal parte em uma jornada em belas paisagens de Indiana, regada a trechos fúnebres e melancólicos de Virgínia Woolf.
Neste longa-metragem argentino, Iris é uma garota lésbica que foi expulsa do colégio e gasta suas tardes com os primos. Ao conhecer Renata, se sente irremediavelmente apaixonada. Cercadas por uma sociedade heteronormativa e que não recebe bem seu relacionamento, o casal faz de tudo para resistir. Embora rumores sobre o passado de Renata não parem de crescer, Iris faz o que pode para que sua relação sobreviva.
Dois adolescentes pobres de Mumbai, na Índia, possuem um talento inegável para o balé. A dupla é descoberta pelo excêntrico professor de dança, Yehuda Maor. Nishu e Asif sonham em sair da pobreza para conseguirem mudar suas vidas e de suas famílias por meio da dança. A história é inspirada na vida de Manish Chauhan, que interpreta a si mesmo no filme.
Vítima de paralisia cerebral, Yuma é cadeirante e sofre com a superproteção da mãe e suas obrigações com a família. Apesar de reconhecer suas limitações, Yuma é uma adolescente cheia de sonhos. Ela quer se tornar artista de mangá, quer explorar sua sexualidade, quer ter autonomia. Apesar de constantemente ser submetida à situações desagradáveis, que a questionam e a diminuem, Yuma tenta se manter focada e determinada na vida.
Neste filme sul-africano, a detetive Jodie Snyman tem um objetivo: combater o tráfico internacional de exploração sexual infantil. Para adentrar este sistema comandado por homens poderosos, ela se une a um suposto serial killer. Embora as mortes provocadas por este assassino pareçam, à princípio, aleatórias, nos bastidores dos tribunais é revelado que os mortos são, na verdade, predadores sexuais.