A Netflix é hoje o maior serviço de streaming do mundo e possui um catálogo com mais de 75 mil títulos, distribuídos em 190 países. Entre eles, alguns são verdadeiras obras-primas e merecem ser assistidos por todos que apreciam a sétima arte. Para auxiliar os assinantes da plataforma, a Bula reuniu em uma lista 12 filmes extraordinários disponíveis no catálogo. Os longas selecionados são clássicos do cinema contemporâneo aclamados pela crítica especializada e pelo público. Entre eles, destacam-se A Escavação (2021), de Simon Stone; Infiltrado na Klan (2018), de Spike Lee; e “O Vazio do Domingo” (2018), de Ramón Salazar. Os títulos estão organizados por ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Às vésperas da Segunda Guerra mundial, a viúva Edith contrata um arqueólogo escavador para explorar sepultamentos ancestrais em sua propriedade. Ao longo da escavação, o homem descobre que há muitos artefatos históricos e valiosos enterrados na terra de Edith. Com as descobertas, a vida dos dois muda completamente e eles se tornam alvo de pessoas ambiciosas. O longa é baseado em fatos, narrados no livro homônimo de John Preston.
O filme acompanha a história do casal Qin e Chen e seus dois filhos, A-Hao e A-Ho. A-Hao, o mais velho, sempre deu orgulho aos pais e está estudando para entrar na faculdade de medicina. Mas, A-Ho é considerado a decepção da família e acaba sendo preso por roubo. Qin se recusa a ajudar o filho e chega a pedir para o juiz sentenciá-lo. Um dia, uma garota aparece pedindo ajuda à Chen, dizendo que está grávida de A-Ho e terá o filho mesmo que ele não saia da cadeia.
Zachary, de 17 anos, foge de um centro de detenção juvenil, onde passou quatro meses. Rejeitado pelo líder de sua antiga gangue, ele também não é bem-vindo em casa, agora que a mãe tem um namorado violento. Sem ter para onde ir, ele fica vagando pelas ruas de Marselha. É assim que ele conhece Shehérazade, uma jovem prostituta que lhe oferece abrigo. Para ganhar dinheiro, Zachary decide se tornar o cafetão da garota.
Depois de cometerem alguns furtos, Osamu e seu filho Shota se deparam com uma garotinha abandonada. Mesmo relutantes, eles abrigam a garota e a esposa de Osamu concorda em cuidar dela. Embora a família seja pobre e roube para sobreviver, todos vivem felizes juntos. Até que a justiça descobre os segredos que eles escondem. O filme foi o ganhador da Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, em 2018.
O filme conta a história real de Ron Stallworth, um policial negro dos Estados Unidos. Em 1978, ele desenvolveu um plano para se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os membros do grupo por meio de cartas e telefonemas e, quando precisava estar presente, enviava seu colega de trabalho branco, Flip Zimmerman. Logo Ron se tornou o líder da seita e conseguiu sabotar dezenas crimes de ódio planejados pelos racistas.
Chiara foi abandonada por sua mãe biológica, Anabel, há três décadas. Um dia, ela decide procurar pela mãe e lhe propõe algo inusitado: que as duas passem dez dias juntas em uma vila remota entre a Espanha e a França. Anabel aceita e o convite e, a partir desse encontro, o filme destrincha a relação dessas duas mulheres que, apesar de serem mãe e filha, não se conectam há muitos anos.
Em 1992, a adolescente Sandi Tan reúne suas amigas e George, um professor de cinema, para fazer um filme experimental em Singapura. Mas, depois de tudo finalizado, George desaparece com as filmagens. Em 2011, Sandi recebe um e-mail da ex-esposa do professor, informando que ela estava com algumas imagens do longa. Então, nos anos seguintes, Sandi trabalha para criar algo novo a partir do que restou: um documentário.
Em 2049, os replicantes — seres humanos artificiais fabricados graças ao desenvolvimento da bioengenharia — estão mais evoluídos e obedientes. Um deles é K, um blade runner que caça foragidos para a polícia. Em uma de suas missões, K descobre um segredo: uma replicante teve um filho. A reprodução de replicantes pode desencadear uma guerra deles com os humanos. Então, o chefe de K exige que ele elimine a criança.
Membros de três gerações de uma mesma família vivem juntos na Geórgia. Ao fazer 52 anos, a matriarca desse lar sufocante, Manana, choca a todos quando decide sair de casa e morar sozinha. Cansada da rotina e de seu casamento infeliz, ela percebe que precisa de mudança para reencontrar alegria na vida. Agora, ela terá que se reinventar para aprender a viver longe da família.
Daniel Mantovani é um escritor argentino que recebeu a maior das láureas: o Prêmio Nobel de Literatura. Radicado há 40 anos da Europa, ele é convidado para voltar à sua cidade natal, a pequena Salas, para receber o título de Cidadão Ilustre. Ainda que Daniel tenha um certo desprezo pelo povoado onde nasceu, ele aceita o convite. Mas, sua visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.
Mattie Ross, uma adolescente de 14 anos, fica sozinha quando seu pai é assassinado a sangue frio pelo bandido Tom Chaney. Para rastrear o criminoso, ela contrata o ex-oficial Reuben J. Cogburn, que aceita o serviço apenas por precisar do dinheiro. Mas o que Reuben não esperava é que Mattie decidisse ir atrás de Tom Chaney com ele. Na jornada, eles se juntam ao policial La Boeuf, que também está procurando Chaney.
Leon é um assassino profissional que leva uma vida solitária em Nova York. Quando a família de sua vizinha é toda assassinada por policiais envolvidos com o tráfico, ele resolve proteger uma garota de 12 anos, Mathilda, a única que sobreviveu à tragédia. Ela deseja aprender a manusear armas com Leon para vingar a morte de seu irmão. Enquanto isso, os dois se tornam amigos e Mathilda ensina o pistoleiro a ler e a escrever.