Para os que gostam de filmes tocantes e inspiradores, capazes de mexer com a nossa visão de mundo, a Bula reuniu em uma lista os dez melhores longas filosóficos disponíveis no catálogo da Netflix. A lista abrange longas de diferentes épocas e nacionalidades que deveriam ser assistidos ao menos uma vez na vida por todos os cinéfilos. “História de um Casamento” (2019), de Noah Baumbach; “Sementes Podres” (2018), de Kheiron; e “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004), de Michel Gondry; são alguns dos filmes escolhidos. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
O filme acompanha a trajetória de Memo Garrido, um músico em ascensão durante os anos 1990. Após algumas decepções na carreira, ele vai morar com o tio em uma remota fazenda de ovelhas no Chile, um lugar que só pode ser acessado de barco. Ele desiste de ser cantor, até a chegada de Marta, uma mulher que vai entregar uma encomenda para seu tio. Encantada com a voz de Memo, Marta o incentiva a mostrar seu talento na internet.
O diretor de teatro Charlie e a atriz Nicole estão passando por muitas dificuldades no relacionamento e decidem se divorciar. Os dois concordam em não envolver advogados, levando o processo de uma maneira amigável, mas Nicole muda de ideia e contrata uma advogada experiente, Nora Fanshaw. Surpreso com a atitude de Nicole, Charlie se esforça para pagar um famoso advogado e lutar pela custódia do filho, o pequeno Henry.
Na Península da Islândia, duas mulheres com histórias diferentes se encontram. Uma delas é refugiada de Guiné-Bissau e procura asilo, pois corre o risco de ser deportada. A outra, é uma mãe que tenta superar a pobreza para garantir o sustento de sua família. Inesperadamente, as duas criam um vínculo delicado, que as ajudará a colocar suas vidas de volta no caminho certo.
Emílio é um professor universitário viúvo e aposentado, que vive em Valência, na Espanha. Em um exame de rotina, ele descobre que está no primeiro estágio da doença de Alzheimer. Sabendo que logo perderá todas as suas memórias, Emílio se reaproxima de sua filha, Julia, e da neta, Blanca. Ele também decide viajar para Navarra, onde pretende reencontrar Margarita, sua paixão da adolescência.
Waël é um trambiqueiro que vive aplicando pequenos golpes em Paris. Quando um de seus golpes dá errado, ele se vê obrigado a trabalhar voluntariamente para Victor, que tem uma ONG que cuida de adolescentes excluídos do sistema escolar. Embora relutante no início, Waël logo se vê responsável por um grupo de seis adolescentes infratores. A convivência com os jovens transformará a vida do golpista.
O filme conta a história real de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de gênero. Na década de 1920, Einar casa-se com Gerda, que era pintora. Gerda decide vesti-lo como mulher para uma de suas pinturas. Einar gosta da experiência e começa a mudar sua aparência, passando a se chamar de Lili Elbe. A esposa, ainda que relutante, entende o desejo do amado e resolve apoiá-lo na transição.
Joy foi sequestrada na adolescência e vive isolada em um quarto com seu filho Jack, onde recebe frequentemente a visita do seu sequestrador. Mesmo nesse ambiente amedrontador, ela se esforça para que Jack tenha dias felizes e cria um universo especial dentro do esconderijo, ao qual chama de “O Quarto de Jack”. Determinada a dar uma infância normal ao filho, ela elabora um arriscado plano de escape. Fora do quarto, os dois precisarão enfrentar juntos o mundo real.
Joel e Clementine tentaram fazer com que o relacionamento deles desse certo por anos. Cansada dos desentendimentos, Clementine aceita se submeter a um tratamento experimental para apagar Joel de sua memória. Ao descobrir o que a ex fez, Joel decide passar pelo mesmo experimento, eliminando todas as suas lembranças de Clementine. Mas, após se esquecerem, eles se encontram por acaso e se apaixonam novamente.
Anna é uma fotógrafa bem-sucedida que se envolve com Dan Woolf, um jornalista aspirante a escritor que trabalha escrevendo obituários para o jornal. Dan namora a bela e insegura stripper Alice, a quem trata como sua musa inspiradora. Algum tempo depois, Anna conhece o dermatologista Larry e acaba se casando com ele. Mas, não consegue se desvencilhar de Dan, ao mesmo tempo que ele não consegue se separar de Alice.