Para você que está precisando dar uma pausa na rotina, mas sem clima para temas complexos e profundos, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes disponíveis na Netflix que te darão uma dose de esperança e relaxamento. Os filmes listados, embora bem avaliados pelo público e pela crítica especializada, não apresentam grandes tensões ou reviravoltas e são perfeitos para descansar depois de um dia difícil. Entre eles, destacam-se os documentários “Pelé” (2021), dirigido por David Tryhorn e Ben Nicholas; o ganhador do Oscar, “Professor Polvo (2020), Pippa Ehrlich e James Reed”, e a comédia “Eu Não Sou um Homem Fácil” (2018), Eleonore Pourriat. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
O documentário “Pelé” retrata a jornada do Rei do Futebol, apelido de Edson Arantes do Nascimento, desde o início de sua carreira até a conquista do título da Copa do Mundo em 1970. Por meio de entrevistas e imagens exclusivas, o espectador é apresentado ao olhar emocionado do ídolo mundial em relação à sua vida. O longa inclui cenas raras de lendários ex-companheiros de Pelé, como Zagallo, Jairzinho e Amarildo.
Baseado em uma história real, o longa segue um engenheiro considerado excêntrico e lunático. Decidido a viver da forma como sempre sonhou, sem seguir regras, ele constrói uma ilha na costa italiana e declara independência, alegando que criou uma nação. Sua ousadia chama a atenção do mundo e cada vez mais pessoas se interessam por viver na ilha, mas o governo italiano o declara inimigo e exige que a propriedade seja formalizada.
Miyo Sasaki, uma estudante do ensino médio, está apaixonada por Kento Hinode, seu colega de classe. Mas, o garoto é tímido e nunca nota as iniciativas de Miyo. Após descobrir uma máscara que pode transformá-la num gato, Miyo usa esse poder para conseguir a atenção do colega. Como um pet, ela passa muito tempo ao lado de Hinode, mas sabe que corre o risco de não voltar à forma humana.
O documentário reúne as filmagens de Craig, um homem que, debilitado pela fadiga adrenal, começou a mergulhar em meio a uma floresta subaquática gelada na África. À medida que a água fria o revigorava, ele passou a filmar suas incursões submarinas, especialmente um polvo que chamou sua atenção. Visitando a toca do animal todos os dias, ele ganhou a confiança do polvo, fazendo uma nova amizade improvável. “Professor Polvo” ganhou o Oscar 2021 de Melhor Documentário.
Em Nova Délhi, as irmãs Chanbi e Upasna querem preparar um prato especial do nordeste da Índia, chamado Axone Pork, para o casamento de Minam, a melhor amiga das duas. O problema é que elas não são boas cozinheiras e o prato exala um cheiro forte, que começa a incomodar os vizinhos. Chanbi e Upasna não querem desistir do plano e começam a procurar um lugar onde possam preparar a comida em paz.
A jovem Bea é uma arquiteta com um relacionamento duradouro e uma carreira promissora. Mas, após ser traída pelo namorado e perder o emprego, ela decide voltar para sua cidade natal e morar com sua excêntrica família. Lá, Bea se reconecta com as pessoas que ama e resolve recomeçar sua vida. O filme é baseado no livro “Gente Que Viene y Bah”, escrito por Laura Norton.
Pete e Ellie sentem que falta algo em suas vidas e decidem adotar um filho. Eles participam de uma feira para conhecer algumas crianças sem lar e se encantam por Lizzie, uma adolescente de temperamento forte. As assistentes sociais contam ao casal que Lizzie tem dois irmãos pequenos. Mesmo com medo, Pete e Ellie resolvem adotar os três. Inicialmente, a convivência é agradável, mas depois os desafios começam a aparecer.
Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.
Emílio é um professor universitário viúvo e aposentado, que vive em Valência, na Espanha. Em um exame de rotina, ele descobre que está no primeiro estágio da doença de Alzheimer. Sabendo que logo perderá todas as suas memórias, Emílio se reaproxima de sua filha, Julia, e da neta, Blanca. Ele também decide viajar para Navarra, onde pretende reencontrar Margarita, sua paixão da adolescência.
Damien é um homem machista, que se acha melhor que as mulheres, tratando-as como objetos. Um dia, enquanto caminha pela rua, a vida resolve lhe dar uma lição. Ele bate com a cabeça em um poste e desmaia. Ao acordar, se vê em um mundo totalmente invertido, onde as mulheres têm poder sobre os homens, que são considerados o sexo frágil. Agora, Damien será tratado da forma que sempre tratou as mulheres.