Alguns filmes conseguem deixar o espectador impressionado, pensando no que assistiu por dias seguidos e ansioso por explicações. Para os assinantes que procuram produções assim na Netflix, a Bula reuniu em uma lista dez ótimas opções disponíveis no serviço de streaming. São longas intrigantes de ação ou ficção científica, todos bem avaliados pela crítica especializada em cinema. Entre eles, destacam-se “Oxigênio” (2021), de Alexandre Aja; “Black Mirror — Bandersnatch” (2018), de David Slade; e “Ex-Machina: Instinto Artificial” (2015), dirigido por Alex Garland. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Susumu Nakoshi já trabalhou em uma grande companhia financeira, mas agora vive nas ruas e dorme dentro de um carro. Ele conhece um estudante de medicina chamado Manabu Ito, que procura voluntários para participar de um procedimento cirúrgico arriscado, conhecido como “trepanação”. Susumu aceita participar apenas pelo dinheiro, mas a cirurgia desperta seu sexto sentido e ele ganha o poder de enxergar o lado obscuro das pessoas. O filme é baseado no mangá homônimo de Hideo Yamamoto.
O filme acompanha uma mulher que, ao acordar, percebe que está presa dentro de uma câmara criogênica. Ela não se lembra de quem é e nem de como foi parar ali. O nível de oxigênio está diminuindo aos poucos e ela sabe que precisa encontrar uma forma de se libertar. Para isso, ela precisa agir com calma, tentando reconstruir as memórias de seu passado.
Após a extinção dos humanos, um robô chamado Mãe é designado para renovar a humanidade. Em um bunker, Mãe cria uma criança, conhecida apenas como Filha, evitando que ela tenha qualquer contato com o mundo externo. Ao ouvir uma mulher ferida pedindo ajuda, Filha a acolhe dentro do bunker. A mulher diz à garota que existem outros humanos na Terra, mas os robôs são uma ameaça perigosa a eles. Então, filha passa a desconfiar de sua mãe.
Um ano após o desaparecimento de seu marido, a bióloga Lena se une a outras quatro cientistas em uma expedição secreta à misteriosa Área X, um local interditado pelo governo americano, classificado como zona de desastre químico. A agência secreta Southern Reach já enviou várias equipes à Área X, mas muitas pessoas morreram. Ao chegarem no local, as cientistas descobrem uma floresta cheia de plantas e criaturas mutantes.
O filme segue a temática da série “Black Mirror”, sendo o primeiro da Netflix a apresentar a interatividade para adultos. Ao assisti-lo, o espectador deve escolher as próximas ações do protagonista. Na trama, Stefan, um jovem programador, transforma um livro de romance em um jogo de videogame interativo. Logo, sua vida real começa a se confundir com a virtual.
Em 2049, os replicantes — seres humanos artificiais fabricados graças ao desenvolvimento da bioengenharia — estão mais evoluídos e obedientes. Um deles é K, um blade runner que caça foragidos para a polícia. Em uma de suas missões, K descobre um segredo: uma replicante teve um filho. A reprodução de replicantes pode desencadear uma guerra deles com os humanos. Então, o chefe de K exige que ele elimine a criança.
Em 2073, os recursos naturais da Terra estão escassos e o consumo de alimentos geneticamente modificados aumentou subitamente o nascimento de gêmeos. Com o planeta superlotado, os casais passam a ser fiscalizados e não podem ficar com mais de um filho. Mas Terrence consegue salvar a vida de suas sete netas gêmeas, fazendo com que elas se revezem nos dias da semana, usando o nome da mãe que morreu no parto. Tudo vai bem até que uma delas desaparece misteriosamente.
Seres extraterrestres pousam 12 espaçonaves em locais diferentes da Terra. Nos Estados Unidos, o governo convoca a linguista Louise Banks e o físico Ian Donnelly para interpretarem os sinais dos alienígenas, numa tentativa de entender o que eles querem na Terra. Louise e Ian fazem uma série de experimentos com os extraterrestres, mas os interesses políticos acabam interferindo no trabalho deles. Enquanto isso, a tensão entre terráqueos e alienígenas continua crescendo.
Caleb Smith é um programador que trabalha na Bluebook, o motor de buscas de dados mais usado no mundo. O CEO da empresa, o gênio Nathan Bateman, convida Caleb para um projeto secreto: testar um robô humanoide dotada de inteligência artificial, chamada Ava. Com o passar dos dias, Caleb se aproxima de Ava, percebendo que o comportamento dela está cada vez mais real. Apaixonado, ele decide fugir com ela.
Perseguido pelas lembranças do passado, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de mais ninguém. Ainda assim, ele aceita se juntar a um grupo de rebeldes que atravessa Wasteland em uma máquina de guerra, conduzida pela imperatriz Furiosa. O bando está fugindo do tirano Immortan Joe, que inicia uma perseguição implacável aos insurgentes.