A Bula reuniu em uma lista dez filmes disponíveis na Netflix que são baseados fatos reais incomuns, provando que a vida real pode ser mais estranha e surpreendente que a ficção. As histórias, por vezes, parecem invenções hiperbólicas e imaginárias, mas aconteceram de verdade e foram registradas pelo cinema. Foram selecionados os longas com boas avaliações em sites de cinema, como IMDb e Rotten Tomatoes. Entre eles, estão “A Incrível História da Ilha das Rosas” (2020), de Sydney Sibilia; “Handia” (2017), de Aitor Arregi e Jon Garaño; e “O Homem das Mil Caras” (2016), de Alberto Rodriguez. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Baseado em uma história real, o longa segue um engenheiro considerado excêntrico e lunático. Decidido a viver da forma como sempre sonhou, sem seguir regras, ele constrói uma ilha na costa italiana e declara independência, alegando que criou uma nação. Sua ousadia chama a atenção do mundo e cada vez mais pessoas se interessam por viver na ilha, mas o governo italiano o declara inimigo e exige que a propriedade seja formalizada.
Quando a filha de Mari Gilbert desaparece, ela passa meses fazendo uma campanha para que a polícia investigue corretamente o caso. Mas, diante da indiferença das autoridades, Mari começa a seguir as pistas e procurar a filha por conta própria no condomínio fechado de Long Island, onde ela foi vista pela última vez. Durante a busca, Mari descobre que várias outras mulheres desapareceram nas mesmas condições. O filme é baseado em fatos reais.
No início da década de 1930, Elizabeth Parker e Clyde Barrow, um casal de criminosos, viaja os Estados Unidos realizando assaltos a bancos, lojas e postos de gasolina. Por onde passam, eles deixam um rastro de destruição. Baseado em fatos reais, o longa retrata a jornada dos detetives Maney Gault e Frank Hamer, que fazem de tudo para capturar Bonnie e Clyde.
O filme conta a história de Ted Bundy, serial killer que matou ao menos 30 mulheres durante a década de 1970, nos Estados Unidos, tornando-se um dos criminosos mais temidos do mundo. A trajetória de Bundy é contada pelo ponto de vista de duas mulheres que ele conquistou: Liz Kendall, que foi casada com o assassino, e Carole Ann Boone, amante que o apoiou durante o julgamento nos tribunais.
Na década de 1960, Madalyn Murray O’Hair, uma mulher ateia, decide entrar com dezenas de processos em tribunais federais para garantir uma separação entre Estado e religião. Inicialmente, ela pede que a Suprema Corte dos EUA derrube a obrigatoriedade da leitura da Bíblia em escolas públicas. Mas, em um país de maioria cristã, Madalyn se torna uma mulher perseguida, conhecida como a mais odiada de todas.
O filme acompanha a história de uma família de agricultores na Espanha do século 17. O filho mais velho, Martin, é escolhido para lutar na Guerra Civil. Ao retornar para casa, ele se surpreende ao encontrar o irmão Joaquin, que sofre de gigantismo e passa dos 2,2 metros de altura. Martin começa a circular pela Europa apresentando Joaquin como uma aberração. Eles ganham fama e fazem shows para personalidades influentes da época.
Mark Williams é o chefe eletricista da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México. Ele entende a importância de seu trabalho e, por isso, aceita ficar longos períodos longe da família. Quando a plataforma explode inesperadamente, Mark luta ao lado dos demais trabalhadores para escapar com vida e voltar para casa. O filme é baseado em um evento real, o maior acidente petrolífero da história dos EUA, ocorrido em 2010.
No início da década de 1990, o ministro da Guarda Civil espanhola, Luís Roldan, é flagrado em um escândalo de corrupção. Com a ajuda do ex-agente secreto Francisco Paeso, Roldán consegue driblar os serviços de inteligência da Espanha para não ser preso. Ainda que seja visto em diferentes países, a polícia nunca consegue capturá-lo. Anos depois, Luís Roldan retorna ao seu país de origem para ser julgado.
Adaptado do livro homônimo, o filme conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos. Durante a Guerra do Iraque, ele mata mais de 150 pessoas e recebe muitas condecorações por sua atuação. Quando finalmente volta para casa, Kyle precisa enfrentar uma nova missão: deixar as lembranças da guerra no passado e se dedicar à esposa e seus filhos.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Frank Abagnale Jr., um jovem que, entre seus 16 e 21 anos, fingiu ser médico, advogado, piloto de avião e passou 4 milhões de dólares em cheques sem fundo. Aos 17 anos, ele já era o maior assaltante de bancos da história dos Estados Unidos e acumulava uma grande fortuna. A missão de prendê-lo foi dada ao agente do FBI, Carl Hanratty, que fez de tudo para perseguir o golpista.