Quem fica preso às indicações da página inicial da Netflix acaba deixando passar muitas preciosidades que estão escondidas no catálogo. Vários bons filmes não ficam em destaque, nem entre os mais assistidos, mas merecem sua atenção. Para ajudar os cinéfilos, a Bula reuniu dez destes longas subestimados. Entre eles, destacam-se o drama “Um Homem de Sorte” (2019), de Bille August; o anime “Your Name” (2017), de Makoto Shinkai; e o romance brasileiro “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014), dirigido por Daniel Ribeiro. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
O nigeriano Ikenna desaparece na cidade de São Paulo, deixando seus parentes sem notícias. Com a missão de descobrir o paradeiro do irmão mais velho, responsável pelo sustento da família, Amadi também viaja para São Paulo. Aos poucos, ele percebe que o supostamente bem-sucedido professor de matemática alimentou sua família nigeriana com mentiras sobre sua vida no Brasil.
O filme acompanha a história do casal Qin e Chen e seus dois filhos, A-Hao e A-Ho. A-Hao, o mais velho, sempre deu orgulho aos pais e está estudando para entrar na faculdade de medicina. Mas, A-Ho é considerado a decepção da família e acaba sendo preso por roubo. Qin se recusa a ajudar o filho e chega a pedir para o juiz sentenciá-lo. Um dia, uma garota aparece pedindo ajuda à Chen, dizendo que está grávida de A-Ho e terá o filho mesmo que ele não saia da cadeia.
Ambientado no final do século 19, o filme conta a história do ambicioso jovem dinamarquês Peter Sidenius. Filho de um devoto casal cristão, ele viaja para a capital, Copenhague, para estudar engenharia, rebelando-se contra o pai clérigo. Na cidade grande, Peter tenta conseguir recursos para viabilizar um projeto de fornecimento de energia com potencial revolucionário. Mas, seus desentendimentos com a família e seu orgulho podem atrapalhar seus planos.
No fim da década de 50, a viúva Florence Green, recém-chegada em uma cidade do interior da Inglaterra, decide reconstruir sua vida e abrir uma livraria. Mas, sua iniciativa é vista com maus olhos pela população local, que é muito conservadora e passa a desconfiar de tudo que Florence faz. Mesmo sendo alvo da hostilidade de parte das pessoas, ela resolve lutar pela permanência do seu negócio. O longa é baseado no livro homônimo de Penelope Fitzgerald, lançado em 1978.
No século 19, Mary Godwin, uma jovem de 17 anos, conhece um amigo do pai, Percy Shelley, um homem casado. Os dois se apaixonam e fogem para viajar pela Europa. Distante da família, Mary engravida e tem que lidar com as instabilidades de Percy, que além de traí-la, não cumpre com suas responsabilidades como pai. Quando escreve “Frankstein”, Mary luta para ser reconhecida como uma escritora independente e ganhar os créditos por seu livro.
Mitsuha é uma garota no ensino médio que mora na cidade de Itomori, em uma região rural do Japão. Entediada com a vida no campo, ela sonha em mudar-se para Tóquio. Misteriosamente, ela começa a trocar de corpo com Taki, um estudante de Tóquio. Enquanto ela o ajuda a se aproximar de uma colega, ele a ensina a ser popular na escola. Os dois acabam se apaixonando, mas quando Taki vai até a aldeia de Mitshua para conhecê-la, descobre que ela já morreu.
Dounia vive com sua mãe em uma comunidade carente, dominada pelo tráfico, nos arredores de Paris. Ela frequenta a escola ocasionalmente e pratica pequenos roubos. Com o objetivo de melhorar sua vida, ela decide trabalhar para a traficante local, Rebecca. Para isso, ela tem a ajuda de Moimouna, sua melhor amiga. Em meio ao perigo, as duas se apoiam e sonham com o dia em que terão tudo que sempre desejaram.
O filme conta a história real de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de gênero. Na década de 1920, Einar casa-se com Gerda, que era pintora. Gerda decide vesti-lo como mulher para uma de suas pinturas. Einar gosta da experiência e começa a mudar sua aparência, passando a se chamar de Lili Elbe. A esposa, ainda que relutante, entende o desejo do amado e resolve apoiá-lo na transição.
Leonardo, um adolescente cego, encara uma mudança em sua vida quando conhece Gabriel, um novo aluno da sua escola, que desperta nele sentimentos até então desconhecidos. Ao mesmo tempo em que descobre mais sobre sua sexualidade, Leonardo tem que lidar com a mãe superprotetora, que teme a chegada de sua independência; e com o ciúme de Giovanna, a amiga que sempre o ajudou em todas as situações.
Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos e mal consegue escrever o alfabeto. Após dezenas reclamações da escola, o pai de Ishaan resolve enviar o garoto para um internato. No novo colégio, Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário. Mas, tudo muda quando ele conhece Nikumbh, um professor substituto de Artes. Nikumbh percebe que o garoto é disléxico e o ajuda a compreender o mundo da leitura e escrita.