Se o consumo de vinhos no Brasil já vinha crescendo há anos, em 2020 e 21, devido à quarentena imposta pela pandemia, os números continuam batendo recordes. O consumo da bebida no Brasil cresceu 18,4% em 2020, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior autoridade no setor. Em volume, a safra de 2021 deve somar cerca 750 a 800 milhões de quilos de uva, avalia Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). O número é bem superior aos cerca de 500 milhões de quilos de uva colhidos em 2020. “Essa é mais uma razão para torcermos por boas vendas em 2021. No ano passado, conseguimos comercializar o que restava de 2019 e mais o que produzimos em 2020”, explica. E, como os tempos atuais não permitem extravagâncias, a Bula reuniu em uma lista cinco grandes vinhos nacionais que podem ser comprados por até 50 reais. Os rótulos escolhidos possuem boas avaliações e são encontrados facilmente à venda em supermercados ou adegas online.
Produzido com uvas Syrah cultivadas às margens do Rio São Francisco, na Bahia, este é um vinho expressivo e complexo, com aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e nuances defumadas. É ideal para acompanhar carnes como fraldinha, maminha, picanha e outros cortes do famoso churrasco brasileiro.
Fabricado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, este Merlot é um dos melhores exemplares da maior vinícola do Brasil, a Aurora. É elegante e agradável, com aromas frutados que lembram frutas vermelhas. É ideal para acompanhar bacalhau, carnes grelhadas, massas com molho pesto e queijos semiduros.
Produzido na Serra Gaúcha, este vinho branco de coloração amarelo-palha possui aromas intensos que remetem à lima e flor de maracujá, com nuances de erva-cidreira. Com acidez equilibrada e final refrescante, é ideal para acompanhar aves, peixes leves, frutos do mar, pratos com molhos agridoces e risotos de queijos e vegetais.
Do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, este vinho Merlot resgata as origens da vinícola Casa Valduga. No olfato, predominam as notas de frutas vermelhas e pretas, como framboesa e ameixa. É igualmente frutado no paladar, com acidez equilibrada, e harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, pizzas, massas e aperitivos.
Adocicado e muito agradável, esse vinho possui notas de frutas negras e pimenta preta, com leves toques de baunilha e tabaco. É elaborado com uvas da variedade Cabernet Franc, cultivadas em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Com textura aveludada, harmoniza com carnes assadas pouco condimentadas, massas e risotos com cogumelos e queijos médios.