Ficar em casa pode ser bem menos entediante com a companhia de um bom vinho. Além de ser um símbolo da alegria, é comprovado cientificamente que uma ou duas taças por dia fazem bem à saúde. E, como os tempos atuais não permitem extravagâncias, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos vinhos com preços que variam, entre R$ 35 e 79. Os rótulos escolhidos possuem boas avaliações e são encontrados facilmente à venda em supermercados ou adegas online, sem que você precise sair de casa para comprá-los. A seleção traz exemplares de cinco países: Portugal, Itália, França, Argentina, Chile e Brasil.
Vinho português produzido na região do Dão, o premiado Catedral Reserva é elaborado com uvas Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional. Macio e equilibrado, possui aromas intensos de frutas vermelhas, com nuances de especiarias e grãos torrados. Acompanha idealmente petiscos, carnes vermelhas, pratos com bacalhau ou frutos do mar.
Este vinho georgiano, de uvas Saperavi, apresenta aromas de romã, frutas do bosque e especiarias. É produzido na bela vila de Shilda, uma região histórica de vinícolas na Geórgia. Com sabor agradável e acidez média, acompanha bem filé bovino, churrasco e aves assadas com molhos e especiarias.
Este é um típico vinho francês de bistrô: agradável, versátil e frutado. Elaborado com um blend de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, revela agradáveis notas de ameixas maduras com toques de pimenta. Acompanha carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos à base de tomate, queijos amarelos, vegetais e cogumelos.
Este é um vinho meio seco elaborado com uma das uvas preferidas dos brasileiros, a Malbec. É produzido na Argentina, na região de Mendoza. Marcante e aveludado, apresenta notas de frutas maduras, como ameixa, e toques de pimenta e especiarias. Harmoniza com churrasco, cordeiro assado e queijos semiduros.
Fabricado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, este Merlot é um dos melhores exemplares da maior vinícola do Brasil, a Aurora. É elegante e agradável, com aromas frutados que lembram frutas vermelhas. É ideal para acompanhar bacalhau, carnes grelhadas, massas com molho pesto e queijos semiduros.
Este tinto alentejano foi elaborado por Luis Duarte, considerado um dos grandes nomes da viticultura lusitana, eleito pela imprensa técnica como o melhor enólogo de Portugal. Macio e com final agradável, o vinho possui aromas de frutas vermelhas, notas tostadas e um toque de baunilha. Harmoniza com aves assadas, picadinho de carne bovina e pratos da culinária mediterrânea.
Este vinho de uvas Carmenere foi criado em uma das maiores vinícolas chilenas, com mais de 70 anos de história. Possui aromas de frutas maduras combinadas com notas de especiarias e chocolate. Amadurecido por 12 meses em barris de carvalho francês, acompanha massas com molhos condimentados e carnes vermelhas assadas.
O nome deste vinho é uma homenagem à freira Mariana, do convento de Beja, que escrevia cartas apaixonadas para um soldado espanhol. Suas notas defumadas lembram frutas vermelhas, negras e especiarias. Produzido na região do Alentejo, em Portugal, harmoniza bem com massas e carnes vermelhas.
Produzido com uvas Syrah cultivadas às margens do Rio São Francisco, na Bahia, este é um vinho expressivo e complexo, com aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e nuances defumadas. É ideal para acompanhar carnes como fraldinha, maminha, picanha e outros cortes do famoso churrasco brasileiro.
Produzido na Serra Gaúcha, este vinho branco de coloração amarelo-palha possui aromas intensos que remetem à lima e flor de maracujá, com nuances de erva-cidreira. Com acidez equilibrada e final refrescante, é ideal para acompanhar aves, peixes leves, frutos do mar, pratos com molhos agridoces e risotos de queijos e vegetais.