O ano de 2021 ainda nem chegou à metade, mas tem parecido interminável. Novas notícias ruins surgem a cada minuto e a pandemia tira milhares de vidas todos os dias no Brasil. Em meio a tudo isso, o cinema pode servir como inspiração para continuar. Para os que precisam de uma dose de esperança, a Bula reuniu em uma lista dez filmes da Netflix que contam histórias de personagens que viveram muitas dificuldades, mas aprenderam com os próprios erros e foram persistentes na luta por seus objetivos. Entre os selecionados, estão “Radioactive” (2021), de Marjane Satrapi; “Era Uma Vez um Sonho” (2020), de Ron Howard; e “Creed 2” (2019), de Steven Caple Jr. Os longas estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Em um bairro pobre de Istambul, profundamente marcado pela imigração, Mehmet administra o lixão local. Ele sempre ajuda os que precisam, principalmente aqueles que não tem onde morar, pois também já foi sem teto. Um dia, Mehmet encontra um garoto de 8 anos dentro de um saco de lixo e decide procurar a família da criança. Mas, com o passar do tempo, ele fica profundamente apegado ao garoto.
O filme narra a vida da cientista Maria Curie. Subestimada por ser mulher, ela encontra dificuldades em conseguir apoio para suas experiências. Ao conhecer Pierre Currie, ela se surpreende por ele admirar seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Os dois começam a pesquisar juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento amoroso. Pierre e Marie Curie criam a Teoria da Radioatividade e descobrem dois elementos químicos: o Polônio e o Rádio.
Henry Cole é um aclamado pianista que se prepara para retornar aos palcos após uma pausa da carreira, motivada pela morte de sua mulher. As apresentações são ameaçadas por suas crises de ansiedade, que agora acontecem com mais frequência, e por sua notável confusão mental. A jornalista Helen Morrison, que deseja escrever um artigo sobre Cole, dá a ele incentivo e inspiração para voltar a tocar.
J.D. Vance cresce na cidade de Middletown, em Ohio, numa família pobre e desestruturada. Sua mãe é dependente de drogas e sempre se envolve em relacionamentos abusivos. Incentivado pela avó, ele estuda e é aceito em uma boa universidade, deixando a vida triste em Middletown. Mas, quando está crescendo na carreira, ele é obrigado a voltar para cuidar da mãe.
O documentário reúne as filmagens de Craig, um homem que, debilitado pela fadiga adrenal, começou a mergulhar em meio a uma floresta subaquática gelada na África. À medida que a água fria o revigorava, ele passou a filmar suas incursões submarinas, especialmente um polvo que chamou sua atenção. Visitando a toca do animal todos os dias, ele ganhou a confiança do polvo, fazendo uma nova amizade improvável. “Professor Polvo” ganhou o Oscar 2021 de Melhor Documentário.
Amber é uma estudante dedicada, de 17 anos, que está terminando o ensino médio. Ela tem o sonho de conseguir uma bolsa numa renomada faculdade de artes, mas está passando por muitos problemas. Sua mãe, Becky, é alcoólatra e mantém um relacionamento com Oliver, um homem violento. Além disso, elas vivem em um ônibus escolar, já que não têm dinheiro para pagar aluguel. Para conseguir se preparar para o teste da universidade, ela conta com a ajuda do novo amigo, Ty.
A vida do lutador Adonis está tumultuada, já que agora ele é reconhecido mundialmente. Dividido entre as obrigações da vida pessoal e os treinos, ele se prepara para o maior desafio de sua vida: enfrentar Viktor Drago, o filho de Ivan Drago, que assassinou seu pai, Apollo Creed. Para vencer a luta e honrar a memória de Apollo, Adonis continua contando com a ajuda de seu treinador, Rocky Balboa.
Clara é uma jovem mãe em busca de recomeço. Fugindo do marido abusivo, ela sai de casa com os dois filhos no carro, em direção a Nova York. Quando o veículo é rebocado, eles são resgatados das ruas por Alice, uma jovem que leva Clara e as crianças para um abrigo de emergência. Aos poucos, Clara recebe ajudas inesperadas de estranhos e começa a vislumbrar um novo futuro para sua família.
O filme conta a história de Neil Armstrong, primeiro astronauta a pisar na lua, em 1969. Trabalhando como piloto de testes da Aeronáutica Americana, ele se inscreve para ser um dos pilotos da NASA e consegue uma das vagas. Enquanto passa anos se preparando para a viagem espacial, mudanças ocorrem em sua vida profissional e a perda de uma de suas filhas, Karen, testa seus limites emocionais.
O filme conta a trajetória de Thurgood Marshall, primeiro juiz negro da Corte Suprema dos Estados Unidos. Nos anos 1940, ainda atuando como advogado, ele aceita um caso que pode definir sua carreira: enfrentar autoridades racistas para defender Josepho Spell, um motorista negro que está sendo acusado de atacar uma socialite branca, mas alega ser inocente.