As séries de suspense psicológico são aquelas que apresentam mistérios intrigantes, ao mesmo tempo em que exploram o lado sombrio da mente humana. Assassinos, manipuladores, narcisistas e psicopatas são retratados, mostrando os piores aspectos dos seres humanos. Para os que gostam desse subgênero, a Bula reuniu em uma lista os melhores seriados de suspense psicológico para assistir na Netflix. A seleção priorizou as produções que possuem notas altas em sites de cinema e TV, como IMDb e Rotten Tomatoes. Entre elas, estão “Por Trás de Seus Olhos” (2021), de Steve Lightfoot; e “Mindhunter” (2017), de Joe Penhall. Os títulos estão organizados por ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Louise cuida sozinha do filho e trabalha como secretária. Em uma rara saída à noite, ela se envolve com um homem e descobre depois que ele é seu novo chefe, o psiquiatra David. Ainda que Louise resista, ela se torna amante dele. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba se tornando amiga da mulher de David, Adele. Quanto mais Louise se aproxima dos dois, mais ela se questiona sobre os segredos que eles escondem por trás da aparência de um casal feliz.
A série se passa em 1947 e acompanha o desenvolvimento da carreira de Mildred Ratched, a enfermeira-chefe do filme “Um Estranho no Ninho” (1975). Mildred viaja para o norte da Califórnia para trabalhar em um hospital psiquiátrico de referência, que está realizando experimentos inovadores entre os pacientes. Inicialmente, Mildred parece uma enfermeira dedicada e gentil, mas aos poucos vai relevando seu lado cruel e sádico.
Em 1896, em Nova York, o comissário de polícia Theodore Roosevelt convida o psiquiatra criminal Laszlo Kreizler e o repórter John Morre para ajudá-lo na investigação de vários assassinatos que têm ocorrido na cidade. Após um tempo, a secretária de Theodore, Sara Howard, também se junta à equipe. Eles encontram oposição dentro da polícia de Nova York, que está mais preocupada em manter a reputação da elite do que em encontrar os criminosos.
Grace é uma pobre jovem irlandesa que decide buscar uma vida melhor no Canadá. Ela é contratada para trabalhar como doméstica e, algum tempo depois, é condenada à prisão pela morte de seu patrão, Thomas, e da governanta da casa, Nancy. Anos depois, o psiquiatra Simon Jordan se apaixona por Grace e tenta achar uma forma de provar que ela é inocente. A obra é baseada no livro homônimo de Margaret Atwood.
A história se passa na pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha. Nesse povoado, onde as famílias permanecem por gerações, todos se conhecem. Quando duas crianças desaparecem, a população se assusta e suas vidas pacatas são completamente atormentadas. As investigações trazem à tona os segredos obscuros de quatro famílias da cidade.
Em 1977, com o aparecimento da psicologia criminal, os agentes do FBI Holden Ford e Bill Tench se unem para realizar um plano ambicioso: desenvolver a primeira pesquisa nos Estados Unidos sobre a mente dos seriais killers. A partir desse estudo, eles pretendem trabalhar em casos aparentemente sem solução. Holden e Bill decidem entrevistar assassinos presos, mas antes precisam ganhar a confiança deles.
Após sofrer um grave acidente de carro, Mie D’Haeze desenvolve amnésia. Ela é considerada suspeita no desaparecimento de Thomas De Geest e está na mira da polícia. Mas apesar de ter sido vista com o homem, Mie não se lembra dele. Com a mente confusa, ela é internada em uma instituição psiquiátrica. Para solucionar o caso, o inspetor Wolkers tenta ajudá-la a recuperar suas memórias.
Cora Tanetti leva uma vida feliz ao lado de sua família até que, durante um ataque de raiva, ela assassina um homem na praia. Após ser presa, Cora afirma nunca ter visto a vítima antes e não consegue explicar por que o matou. Para desvendar a mente de Cora, o detetive Harry Ambrose pede que ela faça sessões de hipnose. Aos poucos, ela relembra os episódios traumáticos de seu passado.
A série dá sequência à história iniciada em “Twin Peaks”, lançada em 1991, que acompanhava a jornada do agente Dale Cooper para desvendar um brutal assassinato em uma pacata cidade interiorana. Neste retorno, Cooper está preso no Black Lodge, uma realidade paralela, e finalmente encontra uma forma de voltar ao mundo real. Enquanto isso, o delegado Hawk tenta solucionar os novos mistérios que surgem na cidade.
Marcella está investigando uma série de homicídios em Londres, mas resolve deixar o emprego para se dedicar ao marido, Jason. Misteriosamente, os crimes param de acontecer. Doze anos depois, divorciada e afastada dos filhos, ela decide retornar ao trabalho na polícia e os assassinatos voltam a ocorrer. As pistas indicam que o serial killer está ligado aos Gibson, a família de magnatas que emprega o ex-marido de Marcella.