Para os espectadores que estão cansados das indicações óbvias que a Netflix apresenta em sua página inicial, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes que ficam escondidos no catálogo da plataforma e valem cada minuto. A seleção abrange longas de diferentes nacionalidades, todos bem avaliados pela crítica especializada em cinema. Além disso, os filmes abordam temas relevantes na atualidade, como preconceito racial, machismo, desigualdade social e outros. Entre eles, destacam-se “Shehérazade” (2019), de Jean-Bernard Marlin; “Código de Silêncio” (2017), de Gerard McMurray; e “Marshall: Igualdade e Justiça” (2017), de Reginald Hudlin. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Em uma festa, Janne é abusada sexualmente por Martin, o cunhado de seu chefe. Em choque, ela decide não contar o que aconteceu para ninguém, nem mesmo para seu marido, tentando seguir sua vida normalmente. Mas, todos os dias, Janne encontra o estuprador novamente, pois eles trabalham no mesmo escritório. As lembranças do abuso lhe deixam perturbada e ela percebe que não pode mais ficar em silêncio.
Zachary, de 17 anos, foge de um centro de detenção juvenil, onde passou quatro meses. Rejeitado pelo líder de sua antiga gangue, ele também não é bem-vindo em casa, agora que a mãe tem um namorado violento. Sem ter para onde ir, ele fica vagando pelas ruas de Marselha. É assim que ele conhece Shehérazade, uma jovem prostituta que lhe oferece abrigo. Para ganhar dinheiro, Zachary decide se tornar o cafetão da garota.
Tolher é ex-militar e pastor de uma igreja de Nova York. Devastado pelo fim de seu casamento e pela perda do filho, que ele próprio incentivou a se alistar nas forças armadas, Tolher enfrenta uma crise existencial e espiritual. Sua fé se abala ainda mais com a chegada do casal Maria e Michael, um ambientalista radical. A jovem está grávida, mas seu companheiro não deseja ter a criança, pois acredita que o mundo será destruído pela igreja e pelas grandes empresas.
O jovem Zurich conseguiu passar em uma prestigiada universidade e está determinado a entrar para a fraternidade mais famosa da instituição. O ritual de iniciação, porém, é baseado em torturas, violências e humilhações praticadas pelos “irmãos”. Zurich fica dividido entre aguentar tudo calado e honrar o código de silêncio da fraternidade ou denunciar os abusos para que outros jovens não passem pelo que ele está passando.
Após sair do presídio, onde passou os últimos cinco anos, Danyal tem que cuidar de seus dois irmãos mais novos: Miku, um rapaz viciado em jogos de azar, e Muhammed, que tem Síndrome de Down. Mas, não tem sido fácil proteger os irmãos em um lugar onde o crime e a violência imperam. Além disso, as autoridades ameaçam levar Muhammed para um centro de cuidados especiais, afastando o garoto de Danyal.
O filme conta a trajetória de Thurgood Marshall, primeiro juiz negro da Corte Suprema dos Estados Unidos. Nos anos 1940, ainda atuando como advogado, ele aceita um caso que pode definir sua carreira: enfrentar autoridades racistas para defender Josepho Spell, um motorista negro que está sendo acusado de atacar uma socialite branca, mas alega ser inocente.
Herbert é um ex-campeão de boxe alemão. Com a carreira em decadência, ele se vê obrigado a trabalhar como segurança e cobrador de dívidas para um agiota. Sua única alegria é treinar Eddy, uma promessa do boxe. Após ser diagnosticado com um câncer em estágio terminal, Herbert tenta reatar os laços com Sandra, a filha que ele abandonou. Mas, muitos anos se passaram, e Sandra rejeita as aproximações do pai.
Esse drama biográfico conta a história de Dries Riphagen, oficial que trabalhava na polícia secreta nazista em Amsterdã, durante a Segunda Guerra Mundial. Com informações privilegiadas, ele chegava antes aos judeus que seriam capturados e os enganava, oferecendo proteção para seus bens materiais valiosos, com a promessa de devolvê-los após a Guerra. Um judeu infiltrado entre os nazistas descobriu o esquema de Dries, e começou a persegui-lo em busca de vingança.
Tim e John se conhecem durante a adolescência, em um colégio para garotos, nos anos 1970. Enquanto John comanda o time do futebol, Tim faz parte do grupo de teatro. Os dois se apaixonam e, apesar do preconceito, formam um casal disposto a enfrentar tudo. Até que, 15 anos depois, são diagnosticados com AIDS. O filme é inspirado no livro autobiográfico de Timothy Conigray, também intitulado “Holding the Man” (1995).
O filme se passa em 1992 e retrata um dos piores ataques xenófobos na história da Alemanha pós-guerra, em Rostock. Após dias de brigas e tumultos, centenas de jovens alemães incendiaram um alojamento de antigos operários vietnamitas. O episódio é acompanhado pela perspectiva de três personagens: um jovem desempregado, um político ambicioso e uma imigrante em busca de uma nova vida na Alemanha.