O Oscar 2021 foi realizado no dia 25 de abril, dois meses após o previsto, e teve que fugir do habitual para se adaptar aos tempos de pandemia. Para os espectadores que desejam saber onde assistir aos filmes vencedores, a Bula reuniu em uma lista dez produções que estão no streaming: Netflix, Google Play ou Disney+. Entre eles, estão “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg; e “Mank”, de David Fincher. Os títulos foram organizados por ordem alfabética. No Google Play, é preciso pagar para alugar ou comprar o filme. “Nomadland” (2021), de Chloé Zhao, foi o grande vencedor da noite, levando três estatuetas, mas ainda não está disponível para o público brasileiro. Esta foi a primeira cerimônia, desde 2006, em que nenhum longa ganhou mais de três prêmios.
Em uma sala de ensaios, em Chicago, uma banda de músicos espera a chegada de Ma Rainey, a “Mãe do Blues”, estrela dos anos 1920. Atrasada para o ensaio, Ma Rainey trava uma batalha com seu empresário e o produtor, ambos homens brancos, pelo controle de sua música e carreira. Enquanto ela não chega, o ambicioso trompetista Levee — que está determinado a começar sua própria banda de blues — incita tensões entre os músicos de Rainey. “A Voz Suprema do Blues” ganhou o Oscar de Melhor Cabelo e Maquiagem.
O cartunista Carter James está voltando para casa, preocupado com seu cachorro, depois de dormir com uma garota chamada Perri. No caminho, ele é abordado por um policial que o considera suspeito. Carter tenta provar que não oferece perigo, mas acaba sendo baleado pelo policial. Em vez de morrer, Carter fica preso em um loop temporal e revive a abordagem policial várias vezes. “Dois Estanhos” ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem.
Um professor de história encontra-se deprimido, passando por uma crise de meia-idade. Para animá-lo, seus amigos o convidam a seguir a teoria controversa de um psiquiatra: segundo esse médico, um acréscimo de 0,05% de álcool no sangue seria o segredo para uma vida feliz. Os amigos começam a ficar um pouco bêbados todos os dias e realmente se sentem mais alegres e produtivos. Mas, com o passar do tempo, percebem que o álcool não é a verdadeira solução de seus problemas. “Druk: Mais Uma Rodada” ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O filme se passa nas décadas de 1930 e 40, em Hollywood, e segue a tumultuosa história do roteirista Herman J. Mankiewicz, conhecido como Mank. Além de ter que lidar com seus vícios, ele tem problemas com Orson Welles para construir o roteiro do filme “Cidadão Kane”, obra-prima do cineasta. O longa também aborda a relação de Mank com os grandes nomes da indústria cinematográfica da época. “Mank” ganhou o Oscar em duas categorias: Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
Anthony tem 81 anos de idade e mora sozinho em um apartamento em Londres. Sua filha, Anna, deseja que ele tenha um cuidador, mas Anthony se recusa a aceitar. Agora que está de mudança para Paris, Anna insiste que o pai tenha um enfermeiro e procura alguém qualificado para contratar. Enquanto tenta entender as mudanças em sua vida, Anthony sofre com confusões mentais e começa a duvidar das intenções de todos, até de si mesmo. “Meu Pai” venceu duas categorias do Oscar: Melhor Ator (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro Adaptado. O longa também está disponível no NOW.
O documentário reúne as filmagens de Craig, um homem que, debilitado pela fadiga adrenal, começou a mergulhar em meio a uma floresta subaquática gelada na África. À medida que a água fria o revigorava, ele passou a filmar suas incursões submarinas, especialmente um polvo que chamou sua atenção. Visitando a toca do animal todos os dias, ele ganhou a confiança do polvo, fazendo uma nova amizade improvável. “Professor Polvo” ganhou o Oscar de Melhor Documentário.
Com apenas 12 minutos, este curta-metragem narra a jornada emocional de um casal que está tentando lidar com o luto. A filha morreu de forma trágica e eles estão cada vez mais depressivos, distantes e silenciosos. Para continuar junto, o casal precisa transpor barreiras dolorosas. A obra ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Joe Gardner é um professor de música que sempre sonhou em ser um astro do jazz. Sua oportunidade aparece depois que ele consegue impressionar outros músicos em um ensaio, mas Joe sofre um acidente e morre. A alma de Joe se separa do corpo, só que ele se nega a aceitar a morte, por isso é levado para o “Seminário Você”, um centro no qual as almas se desenvolvem e encontram um propósito antes de ganharem uma vida no planeta Terra. “Soul” ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e o de Melhor Trilha Sonora Original.
Um agente da CIA, chamado apenas de O Protagonista, é recrutado por uma organização misteriosa, a Tenet, para participar de uma missão em escala global. Eles descobrem que o oligarca russo Andrei Sator tem meios de se comunicar com o futuro e está tramando a Terceira Guerra Mundial. Acompanhado do espião inglês Neil, O Protagonista precisa encontrar Sator e impedir que os planos dele se concretizem. “Tenet” ganhou o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”.
Na juventude, Colette Marin-Catherine lutou contra os nazistas como membro da Resistência Francesa. Desde então, ela se recusa a colocar os pés na Alemanha. Mas isso muda quando conhece uma jovem estudante de história, chamada Lucie, que a incentiva a visitar o campo de concentração de Mittelbau-Dora, onde seu irmão morreu na mão dos nazistas. “Colette” ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem.