No início da década de 1970, os adolescentes com deficiência enfrentavam um futuro moldado pelo isolamento e discriminação. Nesse contexto, o acampamento Jened, em Catskills, iniciou uma revolução. Jened era um lugar utópico, que recebia esses jovens com esportes de verão e atividades lúdicas. No local, se formaram os primeiros ativistas que mudaram para sempre a legislação de acessibilidade para todos. “Crip Camp” foi indicado ao Oscar de “Melhor Documentário”.
O filme conta a história de três amigos negros que lutaram na Guerra do Vietnã: Otis, Eddie e Melvin. Anos mais tarde, eles resolvem voltar ao local onde lutaram, em busca dos restos mortais do líder do esquadrão. Além disso, eles têm a esperança de encontrar um tesouro que foi escondido pelo amigo. Nessa jornada, os ex-soldados têm que lidar com as lembranças dolorosas da guerra. “Destacamento Blood” concorre ao Oscar de “Melhor Trilha Sonora”.
O cartunista Carter James está voltando para casa, preocupado com seu cachorro, depois de dormir com uma garota chamada Perri. No caminho, ele é abordado por um policial que o considera suspeito. Carter tenta provar que não oferece perigo, mas acaba sendo baleado pelo policial. Em vez de morrer, Carter fica preso em um loop temporal e revive a abordagem policial várias vezes. “Dois Estanhos” concorre ao Oscar de “Melhor Curta-Metragem”.
J.D. Vance cresce na cidade de Middletown, em Ohio, numa família pobre e desestruturada. Sua mãe é dependente de drogas e sempre se envolve em relacionamentos abusivos. Incentivado pela avó, ele estuda e é aceito em uma boa universidade, deixando a vida triste em Middletown. Mas, quando está crescendo na carreira, ele é obrigado a voltar para cuidar da mãe. O filme foi indicado nas categorias de “Melhor Atriz Coadjuvante” (Glenn Close) e “Cabelo e Maquiagem”.
Sigrit e Lars são melhores amigos desde a infância e agora também cantam juntos. O sonho deles é representar a Islândia no Festival Eurovision, a maior competição de música do mundo. Devido a uma coincidência, eles finalmente são escolhidos para cantar no evento. Enquanto trabalham para se tornar uma dupla de sucesso e ganhar o concurso, Lars e Sigrit escondem o amor que sentem um pelo outro. O filme foi indicado na categoria de “Melhor Canção Original”, com a canção “Husavik”.