A pandemia influenciou diretamente o Oscar 2021: a maioria dos filmes que concorrem à premiação foram lançados em serviços de streaming, já que os cinemas estavam fechados em todo o mundo. Na Netflix, estão disponíveis 18 longas indicados ao Oscar em várias categorias. “Mank” (2020), de David Fincher; é o campeão, com 10 indicações, seguido de “Os 7 de Chicago” (2020), de Aaron Sorkin; e “A Voz Suprema do Blues” (2020), de George C. Wolfe; que possuem seis e cinco indicações respectivamente. Para os cinéfilos que desejam fazer uma maratona para o Oscar, a Bula reuniu em uma lista todas as 18 produções que disputam a premiação este ano e estão no catálogo da Netflix. Os títulos estão organizados por ordem alfabética e ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Após monstros gigantes assumirem o controle da terra, os humanos sobreviventes passaram a viver em colônias no subsolo. Sete anos depois do apocalipse, Joel Dawson consegue entrar em contato com Aimee, sua namorada da época da escola, via rádio. A colônia de Aimee está a alguns quilômetros de distância e Joel resolve voltar à superfície para reencontrá-la, apesar de todos os perigos e monstros que o aguardam no caminho. O filme concorre ao Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”.
Balram é um jovem inteligente e ambicioso que cresceu numa pobre zona rural da Índia. Para sair de sua aldeia, ele aceita trabalhar como motorista de Ashok, um homem milionário. Treinado desde sempre para ser um servo, ele se torna indispensável para o patrão rico. Mas, após ser traído por Ashok, Balram se rebela e inicia uma jornada independente para deixar a pobreza e ascender socialmente. O filme concorre ao prêmio de “Melhor Roteiro Adaptado”.
Martha e Sean Carson estão prestes a se tornarem pais. Mas, durante o parto domiciliar, a parteira acaba sendo negligente e a bebê deles morre pouco tempo após o nascimento. Enquanto tenta lidar com o luto, Martha ainda precisa encarar o relacionamento abalado com Sean e a presença da mãe autoritária. Além disso, o processo judicial que ela move contra a parteira se torna público. Vanessa Kirsby, que interpreta Martha, foi indicada ao prêmio de “Melhor Atriz”.
Após perder a mãe e descobrir que o pai está planejando se casar de novo, a pequena Fei Fei resolve construir uma nave espacial para ir à lua se encontrar com Chang’e, uma deusa que, segundo as histórias que a mãe contava, habita o astro. Fei Fei espera que a deusa convença o pai a continuar solteiro, mas a divindade pede algo em troca para realizar o desejo da garota. Em sua jornada, Fei Fei aprende valiosas lições. “A Caminho da Lua” concorre ao Oscar de “Melhor Animação”.
Em uma sala de ensaios, em Chicago, uma banda de músicos espera a chegada de Ma Rainey, a “Mãe do Blues”, estrela dos anos 1920. Atrasada para o ensaio, Ma Rainey trava uma batalha com seu empresário e o produtor, ambos homens brancos, pelo controle de sua música e carreira. Enquanto ela não chega, o ambicioso trompetista Levee — que está determinado a começar sua própria banda de blues — incita tensões entre os músicos de Rainey. “A Voz Suprema do Blues” concorre em cinco categorias, incluindo “Melhor Atriz” (Viola Davis) e “Melhor Ator” (Chadwick Boseman).