O consumo de vinhos no Brasil bateu recorde em 2020. Segundo especialistas, o provável é que, por passar mais tempo em casa e cozinhar mais, o brasileiro tenha percebido que a bebida é ideal para acompanhar momentos intimistas e especiais. Mas a pandemia intensificou a crise econômica no país, por esse motivo os vinhos com melhor custo-benefício são mais procurados. Para os leitores enófilos, a Bula reuniu em uma lista dez vinhos premiados que custam até 69 reais. São rótulos internacionais que agradam paladares exigentes, mas são facilmente encontrados em adegas e na internet. Fazem parte da seleção vinhos de Portugal, França, Argentina, Chile e Espanha, produzidos nas melhores regiões vitivinícolas desses países.
Produzido a partir de uma mistura de uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Petir Verdot, este aclamado vinho argentino é intenso e terroso, mas não deixa de ser agradável. Possui aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, com um leve toque de baunilha e madeira. Harmoniza com carnes nobres assadas, massas com cogumelos, queijos e embutidos.
Elaborado na França, este vinho traz apenas uma uva como protagonista: a Gamay, nativa da região de Coteaux Bourguignons. É frutado, com final leve e refrescante. Possui aromas de frutas vermelhas, com uma pitada de baunilha. Pela acidez presente, combina com pratos gordurosos, como carnes assadas, espaguete com almôndegas e filé à parmegiana.
Este vinho chileno, produzido na região do Valle del Maipo, é resultado de um mix intenso de uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Cot. Com acidez agradável, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, tomilho, madeira e um inusitado toque de pimentão. É de fácil harmonização e combina com pratos como picanha assada, macarrão à bolonhesa e risotos com queijos.
A linha El Bautismo expressa ousadia e foi elaborada por quatro jovens enólogos. Este Malbec argentino foi criado para apaixonados por vinhos que prezam pela sustentabilidade, pois as garrafas e rolhas são ecológicas. Agradável e fácil de beber, possui notas de frutas vermelhas e ervas. Harmoniza com costela suína ao molho barbecue, pizza, lasanha e frango assado.
Este é um vinho Cabernet Sauvignon diferente, elaborado com um blend da mesma casta de cinco vinhedos diferentes, todos representados na arte do rótulo. Produzido no Chile, é suculento e equilibrado, com notas de frutas vermelhas e pretas, além de chocolate e tabaco. Harmoniza com embutidos, churrasco e pratos com molho de tomate.
O nome desse vinho português significa “feito com arte” e remete ao seu cauteloso processo de produção. Elaborado com um blend de uvas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, é agradável, fácil de beber e de harmonizar. Possui notas olfativas de frutas tropicais e cítricas, sendo ideal para acompanhar pratos à base de peixes e frutos do mar.
Solo excelente e condições climáticas ideais são os fatores que fazem este vinho italiano especial. Elaborado com uvas Sangiovese, é agradável e aveludado, com acidez equilibrada. Apresenta notas aromáticas de frutas como framboesas e amoras, com traços de alcaçuz. Pode acompanhar pizzas, polenta com ragu, massas com molhos fortes e queijos semiduros.
Este vinho chileno, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon (85%) e Syrah, faz uma homenagem à videira em seu nome, que significa “raiz”, e na bela arte do rótulo. Com acidez agradável, possui aromas de ameixa, cereja, amora e ervas, além de um toque tostado. Combina com churrasco, sobrecoxa de frango assada, costela suína, quiches e massas com molhos de queijos.
Integrante da ousada linha Infame, da vinícola Viña Antagonista, este Cabernet Sauvignon chileno surpreende pela complexidade de sabores e aromas. Apresenta notas olfativas de morango, framboesa, especiarias e um toque vegetal. É ideal para reuniões com amigos e harmoniza com espaguete ao sugo, batata recheada, hambúrguer, pizza e churrasco.
Produzido para agradar paladares exigentes, este vinho espanhol é elaborado com uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tempranillo. Com acidez agradável e uma leve picância no final, possui notas de frutas vermelhas e pretas, tabaco e pimenta. Harmoniza com filé à parmegiana, costela suína na brasa, hambúrguer e risotos com queijos.