Nos últimos anos, a Netflix tem se tornado referência na produção de séries documentais, resgatando fatos intrigantes e desconhecidos por trás de histórias chocantes. Para os espectadores que gostam de seriados do gênero, a Bula reuniu em uma lista dez opções viciantes disponíveis no serviço de streaming. Os relatos e investigações abordados nessas produções são impressionantes e, por muitas vezes, parecem inacreditáveis. Mas aconteceram realmente, com pessoas comuns, e talvez por esse motivo deixam o espectador obcecado. Entre as séries selecionadas, destacam-se “Don’t F**k With Cats: Uma Caçada Online” (2019), de Mark Lewis; e “A Máfia dos Tigres” (2020), de Eric Goode.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Esta série documental aborda o misterioso caso de Elisa Lam, uma canadense de 21 anos que desapareceu no Hotel Cecil, em Los Angeles, em janeiro de 2013. Quando ela não apareceu para o check-out, os funcionários começaram a procurá-la e as imagens da câmera de segurança do elevador mostraram Elisa com um comportamento agitado e anormal. Duas semanas depois, o corpo dela foi encontrado na caixa de água do hotel.
Esta série documental conta a história de um dos assassinos em série mais famosos dos Estados Unidos. Em 1985, ele assombrava os moradores de Los Angeles. Suas vítimas eram diversas, de crianças a idosos de diferentes classes sociais. Para resolver o caso, a polícia convocou um detetive ainda inexperiente, chamado Gil Carrillo, e o investigador com status de celebridade Frank Salermo, conhecido por ter resolvido muitos casos.
Na madrugada de 18 de março de 1990, dois homens disfarçados de policiais invadiram o Museu Isabella Stewart Gardner, nos Estados Unidos, e roubaram 13 obras de artistas como Rembrandt, Vermeer, Manet, Degas e outros. Foi o maior roubo de arte da história, totalizando cerca de meio bilhão de dólares. Em quatro partes, esta série documental aborda a investigação desse mistério, que permanece sem solução até hoje.
A série apresenta uma comunidade pouco conhecida, mas profundamente interconectada: a dos conservacionistas e colecionadores de tigres nos EUA. O foco principal é Joe Exotic, o excêntrico proprietário do G. W. Zoo. Sua principal inimiga é Carole Baskin, uma protetora de animais que possui um santuário para grandes felinos retirados do cativeiro. Enquanto Baskin diz que Joe explora os animais, ele afirma que ela também obtém lucros criando tigres.
Em 1984, o jovem Michael Jordan chegou a Chicago como um calouro promissor. Anos depois, se tornou a maior estrela do basquete mundial. “Arremesso Final” acompanha a ascensão do astro e do Chicago Bulls nos anos 1990. Traz imagens inéditas da temporada 1997-1998, uma fase inesquecível do time, além de entrevistas e depoimentos de grandes personalidades. A produção ganhou o Emmy 2020 de “Melhor Série Documental”.
Esta série documental conta os detalhes sobre o assassinato de Gabriel Fernandez, um garoto de 8 anos que foi morto pela mãe e pelo padrasto em 2013, na Califórnia. Antes de vir a óbito, ele foi torturado por horas. Além dos autores do crime, também foram julgados quatro assistentes sociais que, mesmo após a insistência da professora de Gabriel, não afastaram o garoto da família.
Esta série documental apresenta os detalhes de um dos maiores escândalos policiais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Em 2013, Sonja Farak, a química de um laboratório criminal, foi presa por falsificar provas e drogas. Mais tarde, ela admitiu que também roubava e usava as substâncias que deveria analisar. Os delitos de Sonja causaram muitas falhas e mais de 32 mil condenações injustas no sistema judicial da cidade.
Wallace Souza foi o apresentador do “Canal Livre”, um programa de Manaus, Amazonas, exibido por dez anos na TV Rio Negro. A atração fez muito sucesso expondo assassinatos, sequestros e operações contra tráfico. Wallace ficou tão popular que foi eleito deputado estadual. Em 2009, a polícia descobriu que o apresentador era quem planejava os crimes violentos que denunciava no “Canal Livre”.
Em 2010, um vídeo maldoso viralizou na internet. Nele, um homem matava dois gatinhos, sufocando-os com um aspirador de pó. Revoltados, internautas protetores de animais se uniram para descobrir quem era o criminoso, analisando todos os detalhes do vídeo e do local de filmagem. Mas, empolgado com tamanha repercussão, o homem continuou produzindo vídeos cada vez mais cruéis.
A série acompanha a história do controverso guru indiano Bhagwan Shree Raineesh, mais conhecido como Osho. Nos anos 1960, Osho arrebanhou milhares de seguidores e criou uma comunidade para sua seita no deserto do Oregon, nos Estados Unidos. O projeto causou vários conflitos com a população local e logo foram descobertas as polêmicas sexuais e as corrupções financeiras realizadas pelo guru.