Em meio a tantas tragédias e notícias ruins, todos estamos carentes de esperança. Talvez a sétima arte ajude ao contar histórias de pessoas que passaram por situações devastadoras, mas conseguiram superar e viver dias melhores. Para os espectadores que procuram uma dose de otimismo, a Bula reuniu em uma lista dez desses longas, disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video. Entre os selecionados, estão “O Menino que Descobriu o Vento” (2019), de Chiwetel Ejiofor; e “O Corajoso Coração de Irena Sandler” (2009), dirigido por John Kent Harrison. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix e Amazon Prime Video
Netflix
Às vésperas da Segunda Guerra mundial, a viúva Edith contrata um arqueólogo escavador para explorar sepultamentos ancestrais em sua propriedade. Ao longo da escavação, o homem descobre que há muitos artefatos históricos e valiosos enterrados na terra de Edith. Com as descobertas, a vida dos dois muda completamente e eles se tornam alvo de pessoas ambiciosas. O longa é baseado em fatos, narrados no livro homônimo de John Preston.
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Beto é um homem solitário, que trabalha como guarda florestal em um parque nacional, cercado pelo mar, leões marinhos e orcas. Lola é mãe de Tristán, um garoto autista que não demonstra entusiasmo com nada. Ao ver Beto em um documentário, Tristán reage positivamente e Lola resolve levá-lo para conhecer o guarda pessoalmente, esperando que o contato com as orcas ajude o garoto a encontrar suas emoções.
O príncipe Seretse Khama, herdeiro do trono de Botsuana, viaja para estudar Direito em Londres no final da Segunda Guerra Mundial. Lá, ele se apaixona por Ruth Williams, uma funcionária britânica branca. Os dois se casam e vão para Botsuana, mas enfrentam uma série de preconceitos por ser um casal interracial. O tio de Seretse, Tshekedi, insiste que não lhe dará o trono enquanto ele não se separar de Ruth.
Dedicado à família e ao trabalho, Ramón fica desesperado ao receber o diagnóstico de esclerose múltipla. Ele não consegue se imaginar dependente das pessoas, mas segundo os médicos, dentro de um ano ele será incapaz de andar 100 metros. Após superar a tristeza, Ramón decide testar as limitações de seu corpo. Assim, ele se inscreve numa prova de triatlo e começa a treinar para a competição com a ajuda de seu sogro. O filme é baseado na história verdadeira de Ramón Arroyo.
Amazon Prime Video
Nos anos 1950, Ruth Bader Ginsburg se forma em direito em Harvard, a mais prestigiada faculdade do país. Ainda assim, ela enfrenta o machismo ao procurar emprego, não sendo aceita em nenhum escritório. Na função de professora, ela se especializa em questões de gênero e decide atacar o Estado norte-americano para derrubar leis que permitem a discriminação contra as mulheres. A luta de Ruth é reconhecida e, anos depois, ela é nomeada como juíza da Suprema Corte dos EUA.
O filme se baseia numa história real dos anos 1960, quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos. Tony Lip precisa de dinheiro após a falência de seu negócio e aceita trabalhar como motorista para Don Shirley, um celebrado pianista negro. Os dois são muito diferentes e Tony é um bocado racista. Mas, aos poucos, Tony e Don se tornam bons amigos. O longa foi vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2019.
Aventureiros, os noivos Tami Oldham e Richard Sharp decidem velejar juntos pelo Taiti. Mas, logo se veem em meio à maior tempestade já registrada no Oceano Pacífico. Passada a tormenta, Tami percebe que o barco foi muito danificado e que Richard está gravemente ferido. Sozinha, Tami luta para salvar a própria vida e a do parceiro. O filme é baseado em uma história real, ocorrida nos anos 1980.
O casal Maria e Henry está aproveitando as férias na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Enquanto relaxam na piscina, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, separando a família. Feridos, Maria e o filho mais velho, Lucas, vagam pelos escombros buscando por Henry e as outras crianças, sem saber se eles sobreviveram ou não.
Baseado no livro “A História de Irena Sandler”, da jornalista Anna Mieszkowksa, o filme narra a vida da assistente social polonesa que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvou a vida de mais de 2.500 crianças judias, ajudando-as a fugir do gueto de Varsóvia, local onde os alemães isolavam a população judaica. Depois, Irena acabou sendo presa pelos nazistas. Ela ficou conhecida como “O Anjo do gueto de Varsóvia”.
Erin Gruwell, uma jovem e idealista professora, chega a uma escola de bairro pobre, que está corrompida pela violência. Os alunos são problemáticos e a direção não está nem um pouco disposta a investir neles. Além disso, devido à tensão racial, Erin é vista com maus olhos, por ser branca. Mas, Erin não desiste dos estudantes e cria um grupo de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”.