Além dos clássicos e dos lançamentos hollywoodianos, há muitos filmes independentes na Netflix que valem a pena. Mas, geralmente, estes títulos ficam escondidos, não aparecem nas recomendações para os usuários. Com base nas indicações da revista norte-americana Vulture, a Bula reuniu em uma lista 12 desses longas que são ótimos, mas você provavelmente ainda não assistiu. “Dias Sem Fim” (2020), de Joe Robert Cole; “Amanda Knox” (2016), de Rod Blackhurst e Brian McGinn; e “Tempo de Decisão” (1995), dirigido por Noah Baumbach; são alguns dos selecionados. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Em Dakar, no Senegal, Ada é uma garota de 17 anos apaixonada por Souleimane, um pedreiro que trabalha na construção de um prédio futurista, mas ela está prometida para outro homem. Revoltados com a falta de pagamento, os operários resolvem atravessar o oceano em busca de melhores oportunidades em outro país. Quando o barco naufraga, seus espíritos retornam para Dakar.
Jahkor cresceu traumatizado pelas atitudes do pai, o criminoso JD, e jurou que seria um homem diferente. Mas, ao descobrir que será pai, ele se desespera por não ter dinheiro e aceita entrar para o submundo do crime. Após cometer um assassinato, Jahkor é preso e levado para a mesma cadeia onde seu pai está. Decepcionado, ele tenta rever suas atitudes para descobrir como proporcionar uma vida melhor ao seu filho.
Ito é um dos seis assassinos de elite da Tríade, máfia da Indonésia. Durante uma chacina, ele tem uma crise de consciência e decide salvar a última sobrevivente, Reina, uma garotinha. Para escapar com a criança, ele mata os outros membros da Tríade e foge para Jacarta, sua cidade natal. Ito pede abrigo a velhos amigos, que também ajudam a cuidar de Reina. Mas, logo a máfia descobre onde ele está e começa a persegui-lo.
Em 2012, na pequena cidade de Steubenville, em Ohio, uma estudante do ensino médio foi abusada sexualmente por membros do time de futebol do colégio. Cansada do descaso da polícia e da comunidade, a blogueira Alex Goddard decidiu investigar o caso sozinha, por meio de vídeos e posts nas redes sociais, e descobriu quem eram os criminosos. Nesse documentário, Nancy Schwartzman utiliza esse caso para debater a cultura do estupro nas escolas dos Estados Unidos.
Katie é a única da família que ainda acredita na recuperação de Seth, seu irmão dependente químico. Ao notar que ele está atrasado para uma festa, ela sai para procurá-lo e descobre que Seth teve uma recaída e voltou a usar drogas. A pedido do irmão, ela sai dirigindo pelas ruas de Los Angeles em busca de um centro de reabilitação que aceite interná-lo. Enquanto isso, Katie ainda precisa cuidar de sua sobrinha, Ella, de apenas dois anos.
O filme conta a história de Menashe, um judeu de uma comunidade judaica do Brooklyn. Segundo os regimentos locais, um homem só pode criar os filhos se tiver uma mulher em casa. Após a morte de sua esposa, Menashe perde a guarda do filho, Rieven. Enquanto ele estiver solteiro, a criança deve ser criada pelo cunhado e sua esposa. Mas, Menashe não quer se casar novamente e luta contra a tradição judaica para ter o filho de volta.
Emily Martin se muda de Austin, no Texas, para Los Angeles, com a intenção de trabalhar como comediante. Após receber a notícia de que seu gato, Mr. Roosevelt, está gravemente doente, Emily volta para sua cidade natal. Ela se hospeda na casa de seu ex-namorado, sem saber que agora ele mora junto com outra mulher. Mesmo desconfortável, Emily decide permanecer na casa até o funeral do gatinho.
Após 20 anos preso injustamente, Chris é solto graças ao incansável trabalho da advogada Carol, sua antiga professora do ensino médio. Enquanto esteve na cadeia, sua família desapareceu e Carol foi seu único contato com o mundo. Fora da prisão, a advogada tenta ajudá-lo durante a readaptação e os dois se apaixonam. Mas, Carol é casada e, apesar de estar infeliz, não tem coragem de se divorciar.
Ray é um empresário especializado em simular sequestros. Um dia, ele recebe uma proposta irrecusável de uma cliente rica e misteriosa, Anna, que deseja ser raptada por uma semana. Enquanto mantém a mulher escondida, Ray vê na televisão que a polícia está investigando o desaparecimento de Anna. Ele se assusta e percebe que ela realmente acredita que foi sequestrada de verdade. Agora, ele precisa encontrar uma forma de se livrar de Anna e não ser preso.
O documentário narra, com detalhes, o caso Amanda Knox, de repercussão internacional. Em 2007, aos 20 anos, Amanda Knox chegou à cidade de Perugia, na Itália, para estudar como intercambista. Em uma noite de novembro, sua colega de quarto, Meredith, foi esfaqueada até a morte. Amanda e seu namorado italiano foram condenados pelo crime, mas o que realmente aconteceu naquela noite continua sendo uma incógnita para a Justiça e Amanda luta para ser inocentada.
Ao retornarem para sua pequena cidade natal, Amanda e Jim, ex-namorados do ensino médio, se reencontram por acaso em um supermercado. Eles não se veem há 20 anos e decidem tomar um café juntos. Ao longo do dia, relembram as histórias do passado e refletem sobre os sonhos que tinham na juventude. Apesar do tempo que viveram separados, Amanda e Jim percebem que ainda estão ligados.
Após terminar a faculdade, a namorada de Grover resolve mudar de país. Ele decide não acompanhá-la e vai morar com um grupo de amigos que também são recém-graduados e vagam pelo campus da universidade sem saber o rumo que devem seguir na vida. Eles têm medo de tomar decisões radicais, mas também não querem se estagnar e continuar na universidade. Com bom humor, eles dialogam sobre o futuro e suas possibilidades.