A Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes da Netflix que mostram as complexidades e as várias nuances da psique humana. Os longas selecionados são de gêneros diferentes e abordam o tema de formas variadas. “Loucura de Amor”, (2021), de Dani de la Orden, é uma comédia romântica que explora transtornos mentais de uma maneira leve e descontraída; enquanto o drama “Mulheres Ocultas” (2020), de Joseph Chen-Chieh Hsu, mostra com sensibilidade as possíveis reações à perda de uma pessoa amada. Por fim, todas as produções escolhidas foram elogiadas pela crítica especializada em cinema. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Adri e Carla se conhecem em um bar e vivem uma noite incrível. Os dois se separam sem trocar telefones e Adri fica obcecado em reencontrar Carla. Mexendo nos bolsos do casaco que ela esqueceu, ele acaba descobrindo que ela está internada em uma instituição de tratamento psiquiátrico. Sem conseguir falar com Carla, Adri resolve se internar na mesma clínica, onde passa a conviver com várias pessoas com transtornos mentais.
Martha e Sean Carson estão prestes a se tornarem pais. Mas, durante o parto domiciliar, a parteira acaba sendo negligente e a bebê deles morre pouco tempo após o nascimento. Enquanto tenta lidar com o luto, Martha ainda precisa encarar o relacionamento abalado com Sean e a presença da mãe autoritária. Além disso, o processo judicial que ela move contra a parteira se torna público.
Em seu aniversário de 70 anos, Shoying recebe a notícia de que seu marido, que não entrava em contato com a família há anos, morreu. A revelação acaba com a comemoração e Shoying logo assume a responsabilidade de organizar o funeral ao lado de suas três filhas, que tentam lidar com o luto e com as mágoas que guardam do pai. Enquanto isso, Shoying descobre que o marido vivia com outra mulher e decide procurá-la para participar do velório.
Violet Markey é uma adolescente que sente culpa por ter sobrevivido ao acidente que matou sua irmã. Theodore Finch é perseguido no colégio e em casa. Prestes a cometer suicídio, os dois se conhecem no alto de uma torre e se tornam grandes amigos. Violet e Theodore decidem viajar juntos pelo estado onde moram. Ao longo da jornada, eles descobrem os motivos pelos quais ainda vale a pena viver.
Tolher é ex-militar e pastor de uma igreja de Nova York. Devastado pelo fim de seu casamento e pela perda do filho, que ele próprio incentivou a se alistar nas forças armadas, Tolher enfrenta uma crise existencial e espiritual. Sua fé se abala ainda mais com a chegada do casal Maria e Michael, um ambientalista radical. A jovem está grávida, mas seu companheiro não deseja ter a criança, pois acredita que o mundo será destruído pela igreja e pelas grandes empresas.
Will é filho de Thomas Harbor, um cientista que conseguiu provar a existência de vida após a morte. Depois dessa descoberta, os números de suicídio aumentaram muito em todo o mundo e Will acredita que seu pai é o culpado. Em uma viagem de balsa, Will conhece Isla, uma garota misteriosa, e se apaixona por ela. Mas, com o tempo, ele percebe que Isla esconde muitos traumas e pensamentos suicidas.
Kevin Wendell Crumb sofre com transtorno dissociativo de identidade e possui 23 personalidades, que se alternam no comando de seu corpo. Sob o controle de Dennis, uma de suas personalidades, Kevin sequestra as adolescentes Claire, Marcia e Casey. Presas em um cativeiro subterrâneo, as garotas tentam entender todas as facetas perigosas do sequestrador para conseguirem fugir.
O filme conta a história real de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de gênero. Na década de 1920, Einar casa-se com Gerda, que era pintora. Gerda decide vesti-lo como mulher para uma de suas pinturas. Einar gosta da experiência e começa a mudar sua aparência, passando a se chamar de Lili Elbe. A esposa, ainda que relutante, entende o desejo do amado e resolve apoiá-lo na transição.
Adaptado do livro homônimo, o filme conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos. Durante a Guerra do Iraque, ele mata mais de 150 pessoas e recebe muitas condecorações por sua atuação. Quando finalmente volta para casa, Kyle precisa enfrentar uma nova missão: deixar as lembranças da guerra no passado e se dedicar à esposa e seus filhos.
Charlie, um aluno do ensino médio, sofre de depressão desde a infância e acaba de receber alta de uma instituição psiquiátrica. Ele está com dificuldades para interagir em sua nova escola e se sente deslocado o tempo todo, até que conhece os irmãos Patrick e Sam. Ao lado de seus novos amigos, Charlie vive novas experiências e descobre os prazeres da adolescência.