A Bula reuniu em uma lista dez filmes complexos disponíveis na Netflix que podem deixar o espectador pensando por vários dias. Estes longas abordam questões inquietantes, possuem personagens curiosos e são tecnicamente bem executados. Por essas razões, todos foram elogiados pela crítica especializada em cinema. Entre os selecionados, destacam-se “Mank” (2020), de David Fincher; “Artista do Desastre” (2017), de James Franco; e “Tempo Compartilhado” (2018), dirigido por Sebastian Hofmann. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Em 1870, o Capitão Jefferson Kyle Kidd viaja pelos EUA contando notícias de todo o mundo para as pessoas, apesar dos jornais já estarem se popularizando. No Texas, ele aceita a proposta de levar uma menina de 10 anos, Johanna, de volta para seus familiares. Sequestrada pelo povo Kiowa seis anos antes, Johanna foi criada como um deles e tem um comportamento hostil com as pessoas. Mas, ao longo caminho, ela e Kidd acabam criando um vínculo afetivo.
O filme se passa nas décadas de 1930 e 40, em Hollywood, e segue a tumultuosa história do roteirista Herman J. Mankiewicz, conhecido como Mank. Além de ter que lidar com seus vícios, ele tem problemas com Orson Welles para construir o roteiro do filme “Cidadão Kane”, obra-prima do cineasta. O longa também aborda a relação de Mank com os grandes nomes da indústria cinematográfica da época.
Elio decide passar as férias na calma casa de verão de seus pais, na Itália. No entanto, o que deveria ser apenas um período de tranquilidade e descanso é preenchido de emoções com a chegada de Oliver. O jovem estudante vai para a residência da família para auxiliar o pai de Elio, que é professor. A convivência entre Elio e Oliver se torna cada vez mais próxima e um forte sentimento começa a surgir entre eles.
Em 1992, a adolescente Sandi Tan reúne suas amigas e George, um professor de cinema, para fazer um filme experimental em Singapura. Mas, depois de tudo finalizado, George desaparece com as filmagens. Em 2011, Sandi recebe um e-mail da ex-esposa do professor, informando que ela estava com algumas imagens do longa. Então, nos anos seguintes, Sandi trabalha para criar algo novo a partir do que restou: um documentário.
Pedro aproveita uma promoção para descansar com sua família em um resort. Chegando lá, certo de que encontraria um paraíso perfeito, ele descobre que o lugar distribuiu mais vagas do que era capaz de comportar e agora sua família terá que dividir o quarto com outras pessoas. As férias de Pedro se tornam um pesadelo e ele começa a desconfiar que todos os contratempos fazem parte de um plano do resort para destruir sua família.
Em um futuro pós-apocalíptico, os humanos são divididos em duas espécies: os bons e os estragados, que são jogados para sobreviver no deserto. Arlen faz parte do último grupo e vagueia pela paisagem inóspita até ser capturada por um grupo de canibais liderados por Miami Man. Mesmo ferida, ela consegue fugir em busca de um acampamento onde possa ficar, mas logo é alcançada novamente pelos canibais.
Baseado em uma história real, o filme acompanha a jornada do diretor Yommy Wiseau e do ator Greg Sestero. Amigos com o sonho de fazerem sucesso no cinema, eles partem para Hollywood. Tommy, cansado de ser rejeitado, decide bancar a produção de seu primeiro filme: “The Room”. Greg aceita participar do projeto e, juntos, os dois lançam o longa, que ficou conhecido como “o pior de todos os tempos”.
Seres extraterrestres pousam 12 espaçonaves em locais diferentes da Terra. Nos Estados Unidos, o governo convoca a linguista Louise Banks e o físico Ian Donnelly para interpretarem os sinais dos alienígenas, numa tentativa de entender o que eles querem na Terra. Louise e Ian fazem uma série de experimentos com os extraterrestres, mas os interesses políticos acabam interferindo no trabalho deles. Enquanto isso, a tensão entre terráqueos e alienígenas continua crescendo.
Dounia vive com sua mãe em uma comunidade carente, dominada pelo tráfico, nos arredores de Paris. Ela frequenta a escola ocasionalmente e pratica pequenos roubos. Com o objetivo de melhorar sua vida, ela decide trabalhar para a traficante local, Rebecca. Para isso, ela tem a ajuda de Moimouna, sua melhor amiga. Em meio ao perigo, as duas se apoiam e sonham com o dia em que terão tudo que sempre desejaram.
Baseado na história real da maior apreensão de cocaína na Irlanda, em 2007, o filme acompanha Conor e Jock, dois adolescentes que são melhores amigos e delinquentes. Certo dia, eles escutam a notícia de que um barco foi apreendido com 61 fardos de droga, mas um dos pacotes, com o equivalente a 7 milhões de dólares, sumiu. Então, Conor e Jock roubam duas bicicletas e viajam para tentar encontrar a droga.
O filme conta a história real de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de gênero. Na década de 1920, Einar casa-se com Gerda, que era pintora. Gerda decide vesti-lo como mulher para uma de suas pinturas. Einar gosta da experiência e começa a mudar sua aparência, passando a se chamar de Lili Elbe. A esposa, ainda que relutante, entende o desejo do amado e resolve apoiá-lo na transição.