A Bula reuniu em uma lista dez filmes que foram indicados ao Globo de Ouro 2021 e que estão disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video. Os títulos com mais indicações foram “Mank” (2020), de David Fincher, com seis; seguido de “Os 7 de Chicago” (2020), de Aaron Sorkin, que teve cinco nomeações; e “Borat: Fita de Cinema Seguinte” (2020), de Jason Woliner, que concorre em três categorias. O Globo de Ouro é um dos mais importantes eventos do audiovisual e homenageia os melhores filmes e séries do ano, sendo considerado a melhor prévia para o Oscar.
Martha e Sean Carson estão prestes a se tornarem pais. Mas, durante o parto domiciliar, a parteira acaba sendo negligente e a bebê deles morre pouco tempo após o nascimento. Enquanto tenta lidar com o luto, Martha ainda precisa encarar o relacionamento abalado com Sean e a presença da mãe autoritária. Além disso, o processo judicial que ela move contra a parteira se torna público. Vanessa Kirsby, que interpreta Martha, foi indicada ao prêmio de “Melhor Atriz de filme — Drama”.
Dee Dee Allen e Barry Glickman são atores de teatro com a carreira em decadência. O último musical deles fracassou e recebeu muitas críticas negativas. Para recuperar a boa reputação, eles se juntam a outros dois artistas para apoiar uma causa social. A ideia do grupo é ajudar Emma Nolan, uma estudante do último ano que foi proibida de levar a namorada Alyssa ao baile. Os atores viajam até Edgewater, em Indiana, para auxiliar as adolescentes lésbicas. “A Festa de Formatura” concorre em duas categorias: “Melhor Filme — Musical ou Comédia” e “Melhor Ator em Filme — Musical ou Comédia”.
Em uma sala de ensaios, em Chicago, uma banda de músicos espera a chegada de Ma Rainey, a “Mãe do Blues”, estrela dos anos 1920. Atrasada para o ensaio, Ma Rainey trava uma batalha com seu empresário e o produtor, ambos homens brancos, pelo controle de sua música e carreira. Enquanto ela não chega, o ambicioso trompetista Levee — que está determinado a começar sua própria banda de blues — incita tensões entre os músicos de Rainey. “A Voz Suprema do Blues” concorre em duas categorias: “Melhor Atriz de Filme — Drama” e “Melhor Ator em Filme — Drama”.
J.D. Vance cresce na cidade de Middletown, em Ohio, numa família pobre e desestruturada. Sua mãe é dependente de drogas e sempre se envolve em relacionamentos abusivos. Incentivado pela avó, ele estuda e é aceito em uma boa universidade, deixando a vida triste em Middletown. Mas, quando está crescendo na carreira, ele é obrigado a voltar para cuidar da mãe. O longa é baseado no livro de memórias de J.D. Vance. O filme foi indicado na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” (Glenn Close).
O filme se passa nas décadas de 1930 e 40, em Hollywood, e segue a tumultuosa história do roteirista Herman J. Mankiewicz, conhecido como Mank. Além de ter que lidar com seus vícios, ele tem problemas com Orson Welles para construir o roteiro do filme “Cidadão Kane”, obra-prima do cineasta. O longa também aborda a relação de Mank com os grandes nomes da indústria cinematográfica da época. “Mank” foi indicado a seis categorias: “Melhor Filme — Drama”, “Melhor Diretor”, “Melhor Ator de Filme — Drama”, “Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Trilha Sonora”.
Em 1968, em Chicago, o Partido Democrata realiza uma convenção para escolher os candidatos à eleição presidencial daquele ano. Do lado de fora, mais de 15 mil manifestantes contra a Guerra do Vietnã entram em confronto com a polícia e a Guarda Nacional dos EUA. Os organizadores do protesto, que era inicialmente pacífico, são acusados de conspiração e incitação da desordem. O julgamento deles atrai atenção mundial. O filme concorre em seis categorias: “Melhor Filme — Drama”, “Melhor Diretor”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Canção Original” e “Melhor Ator Coadjuvante”.
Madame Rosa é uma sobrevivente do holocausto que vive na costa italiana e abre uma creche em sua casa, onde educa filhos de prostitutas, com a intenção de dar às crianças alguma perspectiva de vida. Ela sofre uma tentativa de assalto de um pequeno garoto senegalês, Momo, e decide levá-lo para sua própria casa. Aos poucos, Rosa e Momo se tornam uma família. O longa marca o retorno de Sophia Loren aos cinemas. “Rosa e Momo” concorre nas categorias de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e “Melhor Canção Original”.
Continuação de “Borat” (2007), o longa acompanha o personagem Borat, um repórter do Cazaquistão que adquiriu fama internacional após o primeiro filme e passou 14 anos preso por ter envergonhado o país. Ao ser liberto, Borat é convocado pelo governo para entregar um macaco de presente para o vice-presidente dos EUA, numa tentativa de aproximação com o presidente Donald Trump. O longa concorre em três categorias: “Melhor Filme — Musical ou Comédia”, “Melhor Atriz em Filme — Musical ou Comédia” e “Melhor Ator em Filme — Musical ou Comédia”.
Ruben é baterista de uma banda de punk-metal, da qual sua namorada, Lou, é a vocalista. Dependente químico, Ruben está sóbrio há quatro anos. De repente, ele percebe que está perdendo a audição e pensa que sua vida e carreira acabaram. Incentivado por Lou, que teme que ele tenha uma recaída, Ruben começa a frequentar uma comunidade para surdos e tenta aceitar sua nova condição. Riz Ahmed, ator principal, concorre ao prêmio de “Melhor Ator de Filme — Drama”.
Em 1964, Cassius Clay (Muhammad Ali), ganha visibilidade após participar do Miami Beach Convention Center e sair como vencedor de sua categoria. Ele comemora seu primeiro título mundial em um pequeno hotel que aceita negros, ao lado de seus grandes amigos: o músico Sam Cooke, conhecido como o rei do Soul; o ativista Malcolm X e o jogador de futebol americano Jim Brown. O filme concorre em três categorias: “Melhor Diretor”, “Melhor Ator Coadjuvante” e “Melhor Canção Original”.