A Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes recentes, disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video, que podem te salvar de um dia entediante. Os longas selecionados possuem mistérios, conflitos e reviravoltas que prendem a atenção do espectador e conseguem espantar qualquer monotonia. Entre os selecionados, estão o satírico “Death to 2020” (2020), de Al Campbell e Alice Mathias; o suspense apocalíptico “Alive” (2020), de Jo Il Hyeong; e o drama “Uma Noite em Miami” (2021), estreia de Regina King na direção. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Netflix
Balram é um jovem inteligente e ambicioso que cresceu numa pobre zona rural da Índia. Para sair de sua aldeia, ele aceita trabalhar como motorista de Ashok, um homem milionário. Treinado desde sempre para ser um servo, ele se torna indispensável para o patrão rico. Mas, após ser traído por Ashok, Balram se rebela e inicia uma jornada independente para deixar a pobreza e ascender socialmente.
Thomas Harp, um piloto de drones, é enviado a uma zona militar perigosa com a missão de localizar um dispositivo que pode causar a destruição total da Terra. Inexperiente no trabalho de campo, ele é acompanhado pelo capitão Anthony, um androide com força sobre-humana. Para encontrar o dispositivo antes do exército inimigo, eles precisam enfrentar poderosos robôs armados.
Em 1870, o Capitão Jefferson Kyle Kidd viaja pelos EUA contando notícias de todo o mundo para as pessoas, apesar dos jornais já estarem se popularizando. No Texas, ele aceita a proposta de levar uma menina de 10 anos, Johanna, de volta para seus familiares. Sequestrada pelo povo Kiowa seis anos antes, Johanna foi criada como um deles e tem um comportamento hostil com as pessoas. Mas, ao longo caminho, ela e Kidd acabam criando um vínculo afetivo.
Enquanto a família de Joon-woo viaja, ele vê na TV que uma doença misteriosa e de rápida propagação está se espalhando pela cidade, transformando as pessoas em zumbis. O governo já perdeu o controle e Joon-woo sabe que não há condições de sair de casa. Com o passar dos dias, ele descobre que sua família morreu e seu estoque de alimentos e bebidas está acabando. Ele está decidido a tirar a própria vida, até que uma luz em outro prédio o faz acreditar que talvez existam outros sobreviventes.
Dos mesmos criadores de “Black Mirror” (2011), “Death to 2020” faz uma releitura satírica dos acontecimentos de 2020, chamado de “o ano mais histórico da história”. Em formato de documentário, personagens fictícios — mas semelhantes a personalidades reais — discutem a pandemia da Covid-19, os incêndios florestais na Austrália, as eleições nos Estados Unidos, os protestos contra o racismo e outros tópicos que marcaram o ano.
Em 2016, um exército de soldados e civis se mobilizam para libertar Mosul, cidade iraquiana ocupada pelo Estado Islâmico. Após ser salvo de um tiroteio, o jovem e inexperiente policial Ali Kawa se junta ao grupo. Ele é rapidamente integrado a uma unidade que tem como missão eliminar uma base inimiga. Em apenas um dia, Ali Kawa testemunha vários horrores da guerra.
Em 1968, em Chicago, o Partido Democrata realiza uma convenção para escolher os candidatos à eleição presidencial daquele ano. Do lado de fora, mais de 15 mil manifestantes contra a Guerra do Vietnã entram em confronto com a polícia e a Guarda Nacional dos EUA. Os organizadores do protesto, que era inicialmente pacífico, são acusados de conspiração e incitação da desordem. O julgamento deles atrai atenção mundial.
Amazon Prime Video
Em 1964, Cassius Clay (Muhammad Ali), ganha visibilidade após participar do Miami Beach Convention Center e sair como vencedor de sua categoria. Ele comemora seu primeiro título mundial em um pequeno hotel que aceita negros, ao lado de seus grandes amigos: o músico Sam Cooke, conhecido como o rei do Soul; o ativista Malcolm X e o jogador de futebol americano Jim Brown.
O fotógrafo Nolan passou por um grave acidente, no qual perdeu a mulher e a memória. Agora, ele precisa criar sozinho a filha, que deixa lembretes pela casa para ajudá-lo na readaptação. Com o passar do tempo, Nolan fica mais curioso sobre sua história de vida. Então, ele encontra um tratamento experimental que envolve o uso de uma caixa preta para reavivar suas memórias. Mas, quando revisita o passado, Nolan começa a ver imagens assustadoras.
Julie está em casa, cuidando sozinha de seu bebê, enquanto o marido, Eddie, está trabalhando. De repente, um amigo de Eddie aparece e ordena que Julie fuja com a criança na companhia de Cal. Ele não explica o que aconteceu e nem quem é Cal, um homem que Julie nunca viu. Mas ela obedece e, ao longo do caminho, descobre que Eddie colocou a família em risco, tornando-a alvo de criminosos perigosos.
Carson Phillips, um ex-astro do futebol que se tornou detetive particular, retorna à sua cidade natal, no Texas, para assumir o que parece ser um caso rotineiro de desaparecimento. Mas a situação se mostra mais complexa do que ele imaginava e logo Phillips percebe que sua filha é a principal suspeita. Agora, ele precisa correr para solucionar o mistério do desaparecimento e provar a inocência da filha.