A vida da família real britânica sempre foi motivo de especulações em todo o mundo, então não é surpresa o sucesso de “The Crown” (2016), a produção mais cara da Netflix até hoje. A série, vencedora de vários Emmys e Globos de Ouro, está contando a jornada da Rainha Elizabeth II, desde que precisou assumir o trono, em 1952. Para os fãs de “The Crown” que já terminaram a última temporada e estão “órfãos”, a Bula reuniu em uma lista dez outros títulos que se assemelham ao seriado e estão disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video. As séries selecionadas se passam em épocas marcantes do passado e algumas delas também contam histórias de reinados e disputas políticas. “The White Queen” (2013), de James Kent e Jamie Paine; e “The Tudors” (2007), de Michael Hirst; estão no canal pago Starzplay, do Amazon, mas é possível testar o serviço gratuitamente por sete dias.
A série se passa durante a Guerra das Rosas, uma longa disputa dinástica pelo poder na Inglaterra. Em 1464, a nação está em guerra há nove anos, pois dois lados da mesma família, a Casa de York e a Casa de Lancaster, reivindicam o trono. Enquanto isso, três mulheres gananciosas manipulam eventos nos bastidores para ganhar poder.
Em um cenário pós-guerra, na década de 1950, os londrinos trabalham intensamente para reconstruir a cidade. No bairro East End, na periferia, Jenny Lee atua junto a outras enfermeiras, parteiras e freiras anglicanas, prestando assistência gratuita às mulheres, gestantes e crianças pobres da região. A série é inspirada nas memórias da enfermeira Jennifer Worth, publicadas em um livro homônimo de 2008.
A história se passa no início do século 20, em Downton Abbey, onde moram a família aristocrática Crawley e seus vários criados. Na parte superior do castelo, os Crawley levam uma vida luxuosa, cercados por intrigas e segredos. Nos andares inferiores, os empregados se esforçam para cumprir todas as ordens de seus amos, mas também vivem conflitos e romances. Ao longo da série, o espectador acompanha os grandes acontecimentos da época, como o naufrágio do Titanic e a Segunda Guerra Mundial.
A série é centrada nos anos de reinado de Henrique VIII, que governou a Inglaterra durante quase 40 anos. Enquanto ainda tenta alcançar o trono, ele se distancia da esposa, Catarina de Aragão, e se apaixona pela dama de companhia Ana Bolena. Com o auxílio do Cardeal Wolsey, Henrique chega ao poder. Agora, ele precisa lidar com as intrigas políticas da corte e com os conflitos da Inglaterra com outros países.
Grace é uma pobre jovem irlandesa que decide buscar uma vida melhor no Canadá. Ela é contratada para trabalhar como doméstica e, algum tempo depois, é condenada à prisão pela morte de seu patrão, Thomas, e da governanta da casa, Nancy. Anos depois, o psiquiatra Simon Jordan se apaixona por Grace e tenta achar uma forma de provar que ela é inocente. A obra é baseada no livro homônimo de Margaret Atwood.
A série é ambientada no ano de 1667, na França. Aos 28 anos, o rei Luís XIV é assombrado pelo trauma das guerras civis que presenciou na infância. Quando os nobres de Paris começam a se rebelar contra a monarquia, ele decide mudar a corte para Versalhes, o antigo alojamento de caça de seu pai. Os episódios acompanham as intrigas e paixões de Luís XIV, enquanto ele transforma Versalhes no maior palácio do mundo.
A série é baseada nos livros da autora Diana Gabaldon. A trama acompanha Claire, uma enfermeira na Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, ela viaja com o marido, com o objetivo de se reaproximarem. Durante um passeio, Claire encontra um portal do tempo e é transportada para a Escócia de 1743. Nessa nova realidade, Claire se apaixona pelo jovem guerreiro escocês Jamie Fraser.
A série se passa na década de 1920 e apresenta a história real da família Shelby, formada por mafiosos que praticam assaltos e apostam ilegalmente em corridas de cavalos. A família é liderada por Tommy, que volta desiludido da Segunda Guerra Mundial e decide entrar para a vida do crime. Com o império dos Shelby crescendo, o inspetor irlandês Chester Campbell é designado para vigiá-los de perto.
A série é inspirada nas histórias de invasões, comércio e exploração da Escandinávia medieval, e no lendário viking Ragnar Lothbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos. Após ataques bem-sucedidos na Inglaterra, Ragnar ascende ao poder e se torna o Rei da tribo dos Vikings. Para conquistar outras nações, ele conta com o apoio de outros guerreiros e de sua família, incluindo seu irmão, Rollo, e suas duas esposas, a escudeira Lagertha e a princesa Aslaug.
Após retornar do serviço militar no Afeganistão, o médico John Watson precisa de um lugar para ficar em Londres. Ele vai morar com o detetive Sherlock Holmes, de quem acaba se tornando amigo. Juntos, os dois auxiliam a polícia de Londres na resolução de assassinatos e outros crimes brutais. Eles também contam com a ajuda da patologista Molly Hooper.