A série “Bridgerton” (2020), dirigida por Shonda Rimes e Chris Van Dusen, tem sido um dos principais assuntos nas redes sociais desde o seu lançamento, no dia 25 de dezembro. A obra, que marca a estreia da produtora Shondaland na Netflix, acompanha romances e intrigas da alta sociedade londrina no século 19. Segundo a Netflix, “Bridgerton” alcançou o primeiro lugar no Top 10 da plataforma em 76 países e deve atingir a posição de quarto maior lançamento original da empresa. Para os leitores que gostaram da produção, a Bula reuniu em uma lista outras dez indicações de séries que podem agradar. Os seriados selecionados também se passam em épocas passadas e contam histórias de amor, conflitos e superações. Entre eles, estão “Hae-Ryung, a Historiadora” (2019), de Han Ga Rim e Kang Il Soo; e “When Calls The Heart” (2014), de Michael Landon Jr.
Em 1897, a alta sociedade parisiense se reúne para mais uma edição do “Le Bazar de la Charité”, evento para arrecadação de fundos para a caridade. Mas, a explosão de uma lâmpada causa um incêndio de grandes proporções, matando mais de 130 pessoas, principalmente mulheres. Adrienne, Alice e Rose são três mulheres que sobrevivem à tragédia. Mas, dadas como mortas, decidem recomeçar suas vidas com outra identidade.
Durante a dinastia Joseon, época em que as mulheres são subestimadas, Hae-Ryung é uma jovem de espírito livre. Ainda solteira aos 26 anos, ela se concentra em defender os menos favorecidos e estudar, algo que somente os homens deveriam fazer. Pela primeira vez, a corte real permite que mulheres participem da seleção para historiadores oficiais. Então, Hae-Ryung decide lutar pelo cargo, mesmo sendo zombada pelos concorrentes.
Os irmãos Marilia e Matthew decidem adotar um garoto para ajudar nos serviços da fazenda. Mas, por um engano, quem chega à casa deles é Anne, uma órfã de 13 anos. Eles decidem devolver a garota, mas ela implora para ficar e afirma ser capaz de trabalhar como um menino. Marilia e Matthew concordam e, com o passar do tempo, se encantam com a inteligência de Anne. A série é baseada na obra “Anne de Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery.
Em 1929, quatro mulheres vêm de diferentes partes da Espanha para trabalhar como operadoras de telefonia em uma empresa de Madri que promete revolucionar o mundo das telecomunicações. Entre elas, está Alba, que, após cometer um crime, falsifica documentos e se candidata à vaga de telefonista como Lídia Aguilar. Ao lado de suas novas amigas, ela tenta esquecer o passado e reconstruir sua vida.
Feng Xin’er, a princesa de Liang, é a única sobrevivente de um massacre que atingiu a família real. Ela foge e é abrigada por Weiyoung, filha do Primeiro-Ministro do reino que foi responsável pela morte de seus pais. Weiyoung é filha de uma concubina e não da esposa oficial do ministro, por isso vive isolada. Logo após ser chamada para finalmente viver na casa do pai, Weiyoung morre. Então, Feng Xin’er assume a identidade da amiga e vai morar na mansão, onde faz amizades, mas também encontra rivais.
A série é ambientada em 1872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra são tomados pelos vikings. A história acompanha o jovem Uhtred, que nasce como um nobre, mas acaba sendo sequestrado pelos vikings depois de se tornar órfão. Após a morte da família que o criou, Uhtred precisa se decidir entre ficar com os vikings ou tentar reconquistar o reino que um dia foi seu.
A série é ambientada no ano de 1667, na França. Aos 28 anos, o rei Luís XIV é assombrado pelo trauma das guerras civis que presenciou na infância. Quando os nobres de Paris começam a se rebelar contra a monarquia, ele decide mudar a corte para Versalhes, o antigo alojamento de caça de seu pai. Os episódios acompanham as intrigas e paixões de Luís XIV, enquanto ele transforma Versalhes no maior palácio do mundo.
A série é baseada nos livros da autora Diana Gabaldon. A trama acompanha Claire, uma enfermeira na Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, ela viaja com o marido, com o objetivo de se reaproximarem. Durante um passeio, Claire encontra um portal do tempo e é transportada para a Escócia de 1743. Nessa nova realidade, Claire se apaixona pelo jovem guerreiro escocês Jamie Fraser.
Ambientada no início do século 20, a série conta a história de Elizabeth Thatcher, uma jovem culta, acostumada com uma vida de luxo na cidade grande, que decide abandonar tudo para trabalhar como professora em Coal Valley, uma pequena cidade no oeste do Canadá. Determinada a provar que é capaz de ser independente, Elizabeth ganha a confiança dos moradores aos poucos e tenta se adaptar aos novos costumes da vida no campo.
A série se passa durante a 2ª Guerra Mundial e acompanha quatro personagens que fazem parte do Women’s Land Army, grupo de mulheres enviadas para trabalhar nas áreas rurais, substituindo a mão de obra masculina. Nancy, Joyce, Bea e Annie são alocadas na fazenda no sr. Frederick Finch. Determinadas a ajudarem o país a vencer a guerra, elas precisam se adaptar ao trabalho duro e à vida no campo.