Em novembro de 2020, estreou no Brasil o Disney+, serviço de streaming da Disney. A plataforma, que tem mais de 80 milhões de assinantes em todo o mundo, reúne os conteúdos da companhia, como os filmes da saga Star Wars, da Marvel e da Pixar. Para os que assinaram o serviço, mas ainda não sabem o que vale a pena assistir, a Bula reuniu em uma lista dez ótimas indicações de longas. Entre os selecionados, estão a animação “Soul — Uma Aventura com Alma” (2021), de Pete Docter; e o musical “Hamilton” (2020), dirigido por Thomas Kail. “Raya e o Último Dragão” (2021), de Carlos López Estrada e Don Hall, chegará ao Disney+ no dia 5 de março, mesmo dia em que será lançado nos cinemas. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Há muito tempo, o reino fantástico de Kumandra era habitado por humanos e dragões que viviam em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou destruir a humanidade, os dragões se sacrificaram. Agora, 500 anos depois, a mesma maldição voltou e Raya, uma guerreira solitária, aceita a missão de procurar o único dragão que não foi extinto, para salvar o mundo. Para isso, ela precisa confiar em si mesma e aprender a trabalhar em equipe.
Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sempre sonhou em ser um astro do jazz. Sua oportunidade finalmente aparece, depois que ele consegue impressionar outros músicos em um ensaio, mas Joe sofre um acidente e morre. A alma de Joe se separa do corpo, só que ele se nega a aceitar a morte, por isso é levado para o “Seminário Você”, um centro no qual as almas se desenvolvem e encontram um propósito antes de ganharem uma vida no planeta Terra.
Relançamento do clássico de 1955, o filme conta a história de Dama, uma cocker spaniel pertencente a uma família rica; e Vagabundo, um vira-lata acostumado a viver sozinho nas ruas. Um dia, Dama se perde no centro da cidade e é perseguida por cães malvados. Vagabundo salva Dama do perigo e os dois se apaixonam. Mas a cadela ainda precisa voltar para casa, pois é a protetora do bebê de seus donos.
“Hamilton” é um musical que conta a história dos Estados Unidos por meio da trajetória de um de seus principais fundadores, Alexander Hamilton. O primeiro ato narra sua chegada em Nova Iorque, em 1776, e seu serviço no Exército Continental. O segundo ano mostra a vida de Hamilton no país independente, o romance com Maria Reynolds e seu desempenho como primeiro Secretário do Tesouro dos EUA.
Hua Mulan é a corajosa filha de um honrado guerreiro. Quando o imperador da China emite um decreto ordenando que um homem de cada família deve servir no exército para defender o país de invasores, Mulan decide se alistar no lugar de seu pai, que está doente. Ela se disfarça de homem e assume a identidade de Hua Jun. Mulan é testada em cada etapa e se transforma em uma grande guerreira, arriscando a própria vida por amor à pátria.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Ray McElrathbey, um jovem jogador de baseball que precisa se esforçar no esporte para não perder a bolsa de estudos da faculdade. Sua carreira parece promissora, mas de repente sua mãe adoece. Para evitar que o irmão, de 11 anos, seja enviado para um orfanato, Ray leva o garoto para morar com ele no dormitório da universidade.
Morando na casa da pequena Boonie, Woody apresenta aos amigos o novo brinquedo da garota: Forky, que foi construído com um garfo de verdade. Forky se nega a aceitar que não é mais um garfo e decide fugir de casa. Então, Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem para trazê-lo de volta. No caminho, eles reencontram a boneca Betty.
Após o vilão Thanos juntar as seis Joias do Universo e dizimar metade da população mundial, os Vingadores estão sofrendo com a perda de seus amigos e entes queridos. Com o mundo em crise, o Homem-Formiga resolve reunir os super-heróis sobreviventes. Juntos, eles viajam pelas dimensões do tempo, mudando o desfecho dos eventos passados para impedir que Thanos consiga roubar as Joias do Universo.
Alex Honnold é um dos mais renomados alpinistas de sua geração. Mas ele ainda sonha com um desafio que nenhum outro alpinista conseguiu realizar: escalar, sem equipamentos de segurança, o paredão rochoso El Capitan, que possui 975 metros. O filme acompanha o escalador durante dois anos, enquanto ele se prepara para a aventura mais ousada de sua vida. A produção foi premiada na categoria Melhor Documentário do Oscar 2019.
Bônus
O curta-metragem “Toca” acompanha uma jovem coelhinha que está tentando construir a toca de seus sonhos. Mas ela é inexperiente e, em vez de contar com a ajuda dos vizinhos, decide fazer tudo sozinha. Sua teimosia causa muitos problemas e, ao chegar literalmente no fundo do poço, ela entende que não há nada de errado em pedir ajuda. “Toca” seria exibido nos cinemas antes de “Soul”.